Bibliot3ca FERNANDO PESSOA

E-Mail: revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário- J. Filardo

O Ateismo está Ganhando Terreno em Nível Mundial

Tradução José Filardo

Publicado em AlterNet

Gregory Paul vem procurando por  tendências do Programa Internacional de Pesquisa Social (ISSP) e outros dados de votação . Estamos atrás em alguns países (Estou olhando para você, EUA), à frente em outros, mas a tendência geral é boa: o ateísmo está ganhando terreno ao redor do mundo.

(Nota: Estes são predominantemente resultados do ISSP. As linhas cheias indicam os ateus de absoluto a marginal, espaços vazios à direita são teístas de marginal até absoluto, e resultados para a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental são combinações proporcionais às suas populações. As diferenças entre os resultados ISSP de 1998 e 2008 são indicadas pelos segmentos tracejados).

Estamos crescendo!

Parece que os Ameroateus (ateus da américa) se expandiram em 10 milhões desde a virada do século, representando cerca de um milhão por ano, e cerca de um terço do crescimento da população em geral, para um total de 60 milhões dos mais de 300 milhões de americanos. O ateísmo tem tido grandes ganhos entre os jovens, enquanto o tamanho das  congregações caiu até um quinto. Mesmo assim, os resultados ISSP confirmam que os Estados Unidos ainda  é a democracia próspera mais teísta –  ainda nem de perto tão teísta quanto alguns países do Segundo e Terceiro Mundo.

Um aumento progressivo multinacional do ateísmo e do declínio do teísmo parece estar ocorrendo, e pode muito bem ser universal nos países ocidentais. O aumento no ateísmo ocidental parece estar continuando uma tendência de longo prazo  que provavelmente começou em 1800, se não antes, e vem acelerando desde a Segunda Guerra Mundial, sem sinais de abrandar, se os resultados do ISSP estão corretos. As perdas em teísmo ocorreram tanto em países católicos quanto protestantes, embora estes últimos sejam um pouco mais resistentes a perdas. Na maioria das nações ocidentais, a direita religiosa já está fraca, e em poucos onde ela é uma minoria forte, está perdendo terreno. Demograficamente impulsionado por uma crescente perda de piedade entre os jovens, o aumento do secularismo nas democracias avançadas está de acordo com a hipótese de disfuncionalidade socioeconômica que prevê e observa que a melhoria dos níveis de segurança financeira e econômica em maiorias de classe média suprime fortemente o em divindades sobrenaturais.

Essa última parte é o que me preocupa. O ateísmo prospera na estabilidade econômica; a religião prospera quando as pessoas estão desesperadas e ignorantes. Aqui nos EUA, o partido teocrático, os republicanos, não têm interesse em manter a maioria na boa forma econômica – eles gostariam de destruir a rede de segurança social e aumentar a desigualdade econômica. Eu vejo uma correlação muito forte ali entre religiosidade e afundamento econômico.

A tese de que o secularismo popular está morto, ou pelo menos moribundo, é claramente falsa. Nos países mais avançados e bem-sucedidos, é a religião que está na UTI demográfica. Também totalmente desacreditada é a premissa de que a religião é universal à condição humana, como a linguagem – embora os teístas variem desde constituir populações quase inteiras até menos de um terço, as habilidades verbais são quase totalmente uniformes. Extrapolações demográficas que sugerem que os fundamentalistas em rápida  reprodução estão em um curso estatístico de superar a baixa fertilidade secularista estão se revelando falhas porque elas não conseguem dar conta de conversão indiferente em massa devido à modernidade.

Sim! Eu nunca estive preocupado com todas as pessoas gemendo sobre como o fundamentalistas e os muçulmanos nos estão superando em procriação – eu os vejo tão ocupados criando mentes que estarão prontas para a razão e o conhecimento.

Um comentário em “O Ateismo está Ganhando Terreno em Nível Mundial

  1. Prezados Irmãos,
    O escritor, Décio Schroeter, nascido em Santa Cruz do Sul, RS, já residiu em Campinas, Santos/SP, apresenta o Livro
    “DEUS COM HUMOR – Uma Biografia Não Autorizada!”
    onde encontrarão respostas em uma viagem pela história na procura de deus, nas 657 páginas ilustradas com charges à cores do Nani.
    Não é contra a fé, crença, tradição e religiosidade individual, pois preza o Livre Pensamento de cada um. Mas, para conscientizar sim, pois história e fé, boatos e fatos, razão e superstição são de natureza distinta.
    É uma obra que revela a origem das religiões, a cultura e a história do cristianismo, do Gênesis ao Apocalipse até os tempos modernos, com personagens e lugares, que não existiram na Bíblia. Descreve sobre o que é verdade e o que é ficção nos livros ditos “sagrados” por meio da Crítica Literária, História, Filosofia, Humanismo Secular Moderno, Ateísmo, Ceticismo, Racionalismo questiona se a existência de Deus deísta ou teísta. Também para ser levado a sério pois separa o que é mito e realidade nos textos narrados do Velho e Novo Testamento. Em defesa da Razão, da Ciência e do Iluminismo com ampla bibliografia e referências sobre as grandes questões do mundo.
    É um livro cômico e divertido, com artigos, anedotas e piadas com doses e pílulas de muito humor, para rir e sorrir muito. Se rir é o melhor remédio, ofereço uma farmácia inteira sem contra indicações para nos divertir. Receba de mente aberta.
    Saiba mais sobre o melhor livro do mundo, acessando o Site : https://deuscomhumor.com/#extras
    à venda também na Amazon, Estante Virtual…
    Fraternal Abraço deste Ir.: Adormec.:
    Oiced Mocam (Décio Maçom)
    RELIGIÕES – Tudo o que você precisa saber antes de morrer!

    Curtir

Deixe um comentário