REVISTA BIBLIOT3CA

Leituras Selecionadas do Editor-Chefe J.Filardo

Prolegômenos aos Arcanos Menores

 

Tradução J. Filardo

 

A segunda parte da Carta XXII sobre O mundo lida com os Arcanos Menores.  Ela descreve um programa a ser seguido, tanto em termos de conhecimento quanto de trabalho interno, para abordar os Arcanos Menores.  Este é um esboço que destaca os principais pontos desse programa.

Os Quatro Mundos

Os Arcanos Menores lidam com a Cabala completa de quatro árvores completas, correspondendo a quatro mundos distintos, mas interpenetrantes.

Assim, as 10 Sephiroth de cada mundo são representadas pelas cartas de ponto de seu naipe correspondente.

Além disso, os quatro elementos têm um papel em cada mundo.  Os elementos são representados pelas quatro cartas de rosto de cada naipe.

O diagrama a seguir mostra como os elementos são representados nas Sephiroth e o gráfico resume todos esses relacionamentos.

 

Cabala Mundo Filosofia Elemento Naipe Figura
Atziluth Emanação Panteísmo Fogo Paus Rei
Briah Criação Teísmo Ar Copas Rainha
Yetzirah Formação Demiurgismo Água Espadas Cavaleiro
Assiah Ação Naturalismo Terra Ouros Valete

 

 

Mundo Nome Sagrado Método Causa Ascensão Estágio
Atziluth Yod Misticismo Eficiente Atividade Criativa Perfeição ou União Mística
Briah He Gnose Formal Atividade espiritual Iluminação
Yetzirah Vau Magia Material Destruição das imagens Purificação
Assiah He Filosofia hermética Final Imagens intelectuais e sensuais Preparação

O Tetragrammaton

Os quatro naipes também estão relacionados às letras do Nome Sagrado.

Cada plano, ou mundo, tem sua própria metodologia de conhecimento, que precisa ser apropriada ao seu objeto.

Esses métodos são:  Misticismo, Gnose, Magia e Filosofia Hermética.

A causação é entendida de uma maneira específica para cada mundo.  São elas a Causa Eficiente, Causa Formal, Causa Material, Causa Final.

A Causa Eficiente é a Vontade de Deus que inicia o Processo Mundial.  Dessa perspectiva, o mundo é uma emanação de Deus.

A Causa Formal é a Essência dos Seres, através da qual todas as coisas são feitas.  Isso envolve uma separação de Deus, então o Teísmo é sua filosofia.

A Causa Material é a Substância dos Seres, da qual eles são feitos.  Isto é como o Demiurgo que constrói o mundo a partir da matéria em conformidade com as Ideias.

A Causa Final refere-se ao propósito dos seres.

(Nota: Há uma aparente inconsistência no texto sobre essas causas, já que o sistema de Levi é um pouco diferente. No entanto, este sistema parece-me mais completo.)

Prática Psicúrgica

Os Arcanos Maiores constituem um programa de ensino.  Seu objetivo é despertar a consciência para as leis e forças que estão em funcionamento sob a superfície moral, intelectual e fenomenológica.

Os Arcanos Menores exigem prática psicúrgica, isto é, a transformação da consciência subindo de um plano a outro. Portanto, eles são muito mais que um quebra-cabeça intelectual.  Eles exigem uma mudança de consciência, e é por isso que começamos no mundo mais baixo.

Os Arcanos Menores exigem a análise, síntese e elaboração dos Arcanos Maiores, conforme aplicados aos planos de consciência.  Existem 22 caminhos entre as Sephiroth, que correspondem aos Arcanos Maiores.  Alguns sistemas tentam trabalhar ao longo desses caminhos.

A Ascensão da Consciência

O Mundo da Ação é dominado por imagens intelectuais e sensuais.  Embora não sejam totalmente ilusórias, elas também não são imagens completas da realidade.

A consciência é cercada por memórias de experiências, esquemas intelectuais e ideais morais.

A prática psicúrgica é a ascensão deste mundo a mundos superiores. Assim, o primeiro passo é libertar a mente dos apegos a essas construções mentais, que obscurecem qualquer conhecimento superior.

Outras Considerações

Existem três pontos principais.

  • Pratique o esvaziamento de imagens, também chamadas desconhecer.
  • Aprenda a reconhecer as forças ocultas por trás dos movimentos morais e intelectuais no mundo e como elas se manifestam.
  • Reflita sobre a manifestação das Sephiroth no mundo. Por exemplo, o que é o Reino no mundo da Ação, o que é a Coroa? O que é considerado Sabedoria e Beleza neste mundo?  E assim por diante.

 

 

Publicado em MEDITAÇÕES SOBRE O TAROT

 

Loja Virtual de Estudos "Amigos do GOdF"

Discussão de temas diversos.

Literary Yard

The best words are those unread

O Ponto Dentro do Círculo

Post Tenebras Lux - Os iniciados “viram a Luz”, e cabe agora a eles iluminar o caminho da humanidade.

Meditations on the Tarot

Plunging in the currents of the Hermetic Tradition

%d blogueiros gostam disto: