Tradução José Filardo
POR FRANÇOIS KOCH
Depois da decisão da Câmara Suprema de Justiça maçônico (CSJM) do Grande Oriente de França (GODF), datada de 11 de maio de 2012 de anular os votos do Convento de 2011 sobre a diversidade e a entrada de mulheres, alguns irmãos (ou ex-irmãos) acreditavam ser bom dizer que a obediência não poderia mais iniciar mulheres ou filiar irmãs. Isto não é verdade, uma vez que a CSJM tinha decidido a questão em 2010 e que a Justiça civil validou esta decisão da Justiça Maçônica.
Para reforçar isso, o Grande orador do GODF, Jean CRIBAILLET, explicou a situação na Circular n ° 761 datada de 21 de maio de 2012… dirigida aos Veneráveis Mestres da Obédience… e ao blogue Lumière.
Eis, portanto, o texto… em 3 pontos.
Circular n ° 761
Assunto: esclarecimento depois da decisão da C.S.J.M. de 11-05-2012
Venerável Mestre, meu Mui Querido Irmão, minha Mui Querida Irmã,
Depois da divulgação apressada de decisões da CSJM dos últimos dias, questões foram levantadas por muitos de vocês e as inquietações se manifestaram.
Alguns ainda tentam perturbar a serenidade de nossas Lojas por razões que nada têm a ver com o fato iniciático, devo lhes fornecer as informações a seguir:
1. O GODF, após a anulação pelo CSJM em 11 de maio de 2012 dos botos n. 93, 94 e 95 votados no Convento de 2011 e do voto n º 9 votado no Convento de 2010 e anulado em 2011,
encontra-se na situação em que ela estava antes da abertura do Convento de 2010: A decisão da seção de recurso da CSJM, prolatada em 10 de Junho de 2010, ainda é válida.
Para lembrar, ela indica que nada no Regulamento Geral do GODF proíbe a iniciação de mulheres. Como resultado, as lojas do GODF estão livres para iniciar mulheres, mas eles também são livres para se recusar. Esta escolha iniciática permanece dentro da soberania da loja e apenas dela.
2. Os Irmãos que queriam contestar esta posição perante a Justiça da República perderam em primeira instância, assim como em nível de recurso, definitivamente, tendo sido condenados pelo
Tribunal de Apelação de Paris a uma pesada multa a título de custas do processo.
3. Em consequência, as Iniciações de mulheres e as filiações de Irmãs em lojas do GODF continuam no seu próprio ritmo.
O GODF, portanto, deve incluir em seus efetivos no dia do Convento de 2012 um pouco menos de 1000 mulheres, cerca de 1/3 por meio de iniciação e 2/3 por meio de filiação.
Recebam, Venerável Mestre, meu Caríssimo Irmão, minha caríssima Irmã, um triplo e caloroso fraternal abraço
Jean CRIBAILLET
Grande Orador
Obras maçônicas à venda.
Clique aqui
Gostaria muito de entender mais sobre a maçonaria
CurtirCurtir
Se vc tiver interesse em saber mais sobre maçonaria feminina contate-me no e,mail. amfparis@gmail.com
CurtirCurtir
Penso que qualquer que seja o caminho do ser humano, ele quer ser maior que outro. Houve um tempo que se excluía mulheres negros e deficientes isso era um ato antigo que deixou marcas que hoje chamamos de preconceito.
CurtirCurtir
Sábia decisão. As mulheres na Maçonaria podem salvar esta instituição de sua decadência.
CurtirCurtir
O ser humano está em decadência e não a maçonaria Grande Oriente da França não é maçonaria regular a muuiitos e muitos anos. Mulher não salva maçonaria. Maçonaria expurga naturalmente o que maçonaria não é.
CurtirCurtir
Precisamos acabar com o Feminicidio Maçônico. A Maçonaria não tem donos, ela deve ser inclusiva e não deve excluir ninguém
CurtirCurtir