REVISTA BIBLIOT3CA

Leituras Selecionadas do Editor-Chefe J.Filardo

Como deve se vestir o maçom em loja?

por J. Filardo

Todos nós aprendemos, ao ingressar na Maçonaria que a indumentária do maçom é o avental.  Com efeito, o avental existe, entre outras interpretações esotéricas e fantasiosas, para distinguir o grau em que se encontra o maçom. Algo como as divisas militares que indicam o posto.

Assim, basicamente existem três aventais: avental de Aprendiz, avental de Companheiro e avental de Mestre, correspondendo aos três graus da maçonaria simbólica.

O Aprendiz enverga um avental simples, branco, com a aba triangular desdobrada para cima:

Depois de passar pelo aprendizado básico e tendo sido considerado que aprendeu o tinha que aprender como Aprendiz, ele é promovido e passa a usar o mesmo avental, só que a aba, antes desdobrada, é agora dobrada para baixo:

Passado período de formação e tendo provado que absorveu os ensinamentos do seu grau, o maçom torna-se Mestre Maçom, onde passa a usar um avental distinto, cuja cor variará conforme o rito e a potência maçônica a que pertence.

Em sua maior parte, os aventais de Mestre são brancos, com bordas azul claro, mas também podem ser brancos com borda vermelha, branco com borda azul-marinho, branco com borda azul claro e vermelho, banco com borda vinho, ou seguir a cor escolhida pela potência nacional, mas em geral seguem o mesmo formato. Alguns exemplos:

 

Mas, o que importa é que o Aprendiz usa avental branco com a abeta levantada, o Companheiro usa avental branco com a abeta abaixada e o Mestre usa um avental branco com borda colorida.  Alguns ritos e potências adicionam rosetas, inscrições símbolos, de acordo com elementos desenvolvidos no ritual.

Quando o Mestre Maçom é eleito Presidente da loja, que na Maçonaria se chama Venerável da Loja, ou Mestre da Loja, ele passa a usar um avental distinto, para que seja reconhecido como tal, e goze dos direitos que sua condição de ex-presidente da loja lhe asseguram. Em geral eles se parecem com isso:

Dessa forma, o Mestre de Cerimônias saberá que deve convidar aquele irmão a se sentar no Oriente, junto ao Venerável.

Atualmente, os aventais são bastante padronizados, o que não acontecia antigamente, quando o maçom customizava seu avental, criando verdadeiras obras de arte das quais temos exemplos em museus:

Este, por exemplo, seria o avental de Voltaire:

ou estes outros:

Como falaremos somente  da Maçonaria simbólica, não apresentaremos aventais dos chamados Altos Graus, pois esses fazem parte de uma organização distinta da Maçonaria.

Com o passar dos anos e devido à mentalidade estreita de alguns maçons, começaram as invencionices de gravata de grau, obrigatoriedade de uso de paletó e gravata, restrições ao uso da veste talar negra, chamada de balandrau, enfim, uma série de modificações na ideia central de que a indumentária maçônica é o avental.

Resolvemos, assim, dar um passeio pelo mundo e mostrar como é diversificada a noção de vestimenta obrigatória em loja.

O padrão mais adotado é o padrão dos Modernos da Grande Loja da Inglaterra: avental sobre o paletó, bem na cintura, o que produz grande dificuldade para os irmãos obesos que precisam escolher entre usá-lo abaixo da cintura e o avental desaparecer, ou usá-lo acima da cintura e este se transformar em uma mesinha de café da manhã.

Diferente é o caso do Duque de Kent, o Papa da Maçonaria regular, esbelto, o avental lhe cai bem:

GM da GLUI, Brother Duque de Kent

Este modelito é acompanhado por diversas outras potências em diferentes países:

Alemanha

Espanha

França

Itália

E algumas potências americanas:

Texas

Alabama

Illinois

Washington

Brasil

Canadá

Claro, o uso do terno se justifica. São países frios, principalmente o Brasil no mês de fevereiro.

Também o Balandrau é usual em Lojas brasileiras:

principalmente em lojas do Rito Moderno, onde há mais tolerância.

No entanto, nem tudo está perdido, há exemplos de racionalidade na Maçonaria.  Vejamos o caso do Canadá, onde o maçom é livre para usar a roupa que quiser, desde que use o avental:

avental no canadá2

Porém, o troféu de campeões de inteligência e racionalidade fica com as Filipinas:

e Cuba

Já o troféu de elegância no estilo dos maçons Antients fica como segue:

Terceiro lugar: Escócia

Segundo lugar:  A Irlanda

E o Primeiro lugar vai para os irmão do Rito de York (Antients) da Flórida, com seus aventais colocados sob o paletó de cor clara, que afinal ninguém é de ferro para suportar o calor da Flórida.

Como se pode ver, não existe consenso quanto à verdadeira indumentária maçônica, ou sobre a forma de se usar o avental.  Por esse motivo, alguns irmãos da Loja Fernando Pessoa 4001 do Rito Moderno – GOB/GOSP, como eu, usamos o avental de acordo com o costume irlandês, quando frequentamos a loja usando paletó e gravata (borboleta). –

20180428_090712 (1)

em sessões econômicas  ou

leobloom2

em sessões magnas.

10 comentários em “Como deve se vestir o maçom em loja?

  1. Nas cidades do Interior é difícil cumprir o ritual quanto a vestimenta. Não se tem o costume de usar terno e gravata e opta-se pelo balandrau nas sessões econômicas. Embora no ritual, nas sessões do Gr.3 diz que deve usar terno e gravata preta, chapeu preto e luvas brancas. Isto no GORGS. Acho absurdo!

    1. Nós, Maçons do Oeste do Paraná – Brasil, quando usamos terno e gravata usamos nossos paramentos sobre o paletó fechado. Achamos mais elegante.

  2. Excelente pesquisa e parabenizo o irmao principalmente pelo conteudo fotografico que facilitou o entendimento. Ouso-me posicionar sobre a indumentária maçonica que assim como seus principios, deveriam ser Universais. Fraternal abraço.an

  3. Seria indispensável que todas as Potencias tivessem em suas Lojas sempre um Mestre de Ritualística para incutir nos Irmãos esse Educação de usos das devidas vestimentas em suas Sessões, sem banalizar obviamente o uso dos Aventais. Este é só um meu comentário.

  4. Barbaridade tchev, muito interessante, ” re descobri ” que o habito não

    faz o monge. Obrigado mano véio

    Tfa
    Herciio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Loja Virtual de Estudos "Amigos do GOdF"

Discussão de temas diversos.

Literary Yard

The best words are those unread

O PARAÍSO DA LEITURA

“Eu realmente acredito que quando iniciamos um livro nasce uma fada.”

O Ponto Dentro do Círculo

Post Tenebras Lux - Os iniciados “viram a Luz”, e cabe agora a eles iluminar o caminho da humanidade.

Meditations on the Tarot

Plunging in the currents of the Hermetic Tradition

%d blogueiros gostam disto: