IN EMINENTI APOSTOLATUS SPECULA SOBRE A MAÇONARIA
BULA PAPAL DE CLEMENTE XII
28 DE ABRIL DE 1738
CLEMENTE, bispo, servo dos servos de Deus a todos os fiéis, Saudações e Bênçãos Apostólicas.
Uma vez que a divina clemência colocou-Nos, mesmo nossos méritos não estando à altura de tal tarefa, no alto da torre do relógio do Apostolado com o dever de cuidado pastoral confiando em Nós, e tendo sido chamada a Nossa atenção, na medida em que foi concedida a Nós vinda do alto, com incessantes cuidados a todas essas coisas através do qual a integridade da religião ortodoxa é mantida a partir de erros e vícios, impedindo a sua entrada, e pelos quais os perigos de perturbação da maior parte dos tempos são repelidos de todo o mundo católico.
Agora, chegou a Nossos ouvidos, e o tema geral deixou claro, que certas Sociedades, Companhias, Assembléias, Reuniões, Congregações ou Convenções chamadas popularmente de Liberi Muratori ou Franco-Maçons ou por outros nomes, de acordo com as várias línguas, estão se difundindo e crescendo diariamente em força; e que homens de quaisquer religiões ou seitas, satisfeito com a aparência de probidade natural, estão reunidos, de acordo com seus estatutos e leis estabelecidas por eles, através de um rigoroso e inquebrantável vínculo que os obriga, tanto por um juramento sobre a Bíblia Sagrada quanto por uma variedade de severos castigos, a um inviolável silêncio sobre tudo o que eles fazem em segredo em conjunto.
Mas é parte da natureza do crime trair a si própria e para mostrar ao seu próprio clamor. Assim, estas citadas Sociedades ou Convenções têm causado na mente dos fiéis a maior suspeita, e todos os homens prudentes e íntegros tem apresentado o mesmo juízo sobre eles como sendo pervertidos e depravados. Pois se eles não estão fazendo mal, então não deveriam ter um ódio tão grande da luz. De fato, este rumor tem crescido a tais proporções que, em vários países estas sociedades têm sido proibidas pelas autoridades civis como sendo contra a segurança pública, e por algum tempo pareceu terem sido prudentes eliminados.
Por conseguinte, tendo em mente o grande prejuízo que é muitas vezes causado por essas Sociedades ou Convenções não só para a paz do Estado temporal, mas também para o bem-estar das almas, e percebendo que eles não possuem, por qualquer das sanções civis ou canônica; e uma vez que Nós somos inspirados pela palavra divina que é a parte do fiel servo e do comandante da casa do Senhor para assistir dia e noite o açoite de tais homens contra o lar agindo como ladrões e, como raposas que procuram destruir a vinha; de fato, para evitar que os corações dos simples sejam pervertidos e os inocentes sejam feridos secretamente por suas flechas e para bloquear a ampla estrada que poderia ser aberta para a ação de pecado e pelas justas e razoáveis motivações conhecidas por Nós; e por isso, depois de ter tomado conselho de alguns de nossos Veneráveis Irmãos entre os Cardeais da Santa Igreja Romana, e também de nossa própria reflexão a partir de certos conhecimentos e de madura deliberação, com a plenitude do poder apostólico, que decidimos fazer e decretar que estas mesmas Sociedades, Companhias, Assembléias, Reuniões, Congregações,ou Convenções de Liberi Muratori ou de Franco-Maçons, ou de qualquer outro nome que estas possam vir a possuir, estão condenadas e proibidas, e por Nossa presente Constituição, válida para todo o sempre, condenadas e proibidas.
Deste modo, Nós ordenamos precisamente, em virtude da santa obediência, que todos os fiéis de qualquer estado, grau, condição, ordem, dignidade ou preeminência, seja esta clerical ou laica, secular ou regular, mesmo aqueles que têm direito a menção específica e individual, sob qualquer pretexto ou por qualquer motivo, devam ousar ou presumir o ingresso, propagar ou apoiar estas sociedades dos citados Liberi Muratori ou Franco-maçons, ou de qualquer outra forma como sejam chamados, recebê-los em suas casas ou habitações ou escondê-los, associar-se a eles, juntar-se a eles, estar presente com eles ou dar-lhes permissão para se reunirem em outros locais, para auxiliá-los de qualquer forma, dar-lhes, de forma alguma, aconselhamento, apoio ou incentivo, quer abertamente ou em segredo, direta ou indiretamente, sobre os seus próprios ou através de terceiros; nem a exortar outros ou dizer a outros, incitar ou persuadir a serem inscritos em tais sociedades ou a serem contados entre o seu número, ou apresentar ou a ajudá-los de qualquer forma; devem todos (os fiéis) permanecerem totalmente à parte de tais Sociedades, Companhias, Assembléias, Reuniões, Congregações ou Convenções, sob pena de excomunhão para todas as pessoas acima mencionadas, apoiadas por qualquer manifestação, ou qualquer declaração necessária, e a partir da qual ninguém poderá obter o benefício da absolvição, mesmo na hora da morte, salvo através de Nós mesmos ou o Pontífice Romano da época.
Além disso, Nós desejamos e ordenamos que todos os bispos e prelados, e outras autoridades locais, bem como os inquisidores de heresia, investiguem e procedam contra os transgressores, independentemente da situação, grau, condição, ordem de dignidade ou preeminência que venham a ter; e que venham a perseguir e punir a todos com as sanções competentes da mais alta suspeição de heresia. Para cada um destes e a todos destes Nós concedemos e garantimos a livre faculdade de solicitar o auxílio do braço secular, em caso de necessidade, para investigar e proceder contra aqueles mesmo transgressores e para persegui-los e puni-los de acordo com as competentes sanções.
Dada e traçada em Roma, em Santa Maria Maior, no ano de 1738 de Nosso Senhor. |
Vejo com tristeza, o que gente irresponsavel escreve sem conhecer, nem uma nem outra Instituição, refiro-me a Igreja Catolica que é dirigida por Sres. Papas. Este escolhidos pelo voto interno, e sabemos como funciona, mostra da escolha do papa Francisco (um esquema, ex. ultima eleição…)
Na Maçonaria tambem existe um Grão Mestre, Lider, que é escolhido pelo voto (seriamente), pelos seus Mestes de cada Estado.
Poderiamos ler o basico da Historia de cada Instituição.
Vejam historia dos Papas pelo YOUYUBE, é um escandalo!
Vejam historia da Maçonaria, sempre fizeram o bem!, aceitam todas as religioes e respeitam todos os IIr., independente de religião.
Lembremos um padre Maçom: Cardeal, em 1840, e eleito Papa em 1846 Pio IX Giovanni Ferreti Mastai, depois de assumir como Papa em 1864, do Syllabus, e em que amontoou todas as bulas papais e encíclicas contra a Maçonaria, de que fizera parte.
Em 1865 Foi expulso da Maçonaria por Victor Manuel, Rei da Itália e de toda a Península e Grão-Mestre da Maçonaria da Itália.
È a titulo de informação.!
CurtirCurtir
A Maçonaria é a organização mais satânica e diabólica que existe e precisa ser combatida e exterminada da face da Terra. Deus abençoe a Igreja Católica e aos Santos Padres que nunca se permitiram corromper por essa sociedade secreta satânica.
CurtirCurtir
É por causa de gente igual a você que existe sofrimento na Terra. O propulsor e comentador da mãe dos vícios, a Ignorância.
Sabe por que não há e não haverá NUNCA a Inquisição novamente contra nós, maçons? Porque vocês perderiam…
Citando o Grão Mestre Jean Jacques DeMolay: “Malditos sejam, mil vezes malditos sejam! “
CurtirCurtir
Não foi só Clemente que deixou uma Bula contra a Maçonaria… Leão XIII também http://w2.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_18840420_humanum-genus.html
CurtirCurtir
Triste que as pessoas ainda hoje tenham essa visão distorcida das coisas. Mas também vai esperar o que de uma religião que causou tanta dor, que perseguiram e incendiaram tantas mulheres por serem curandeiras no período da inquisição, chamando as de bruxas. Sou católica, porém, não tenho habito de cultuar esses tais Papas que ao invés de pregarem a paz e o amor. Semeiam ódios e discórdia nos corações dos fieis. Isso serve também para todas outras religiões, Já vi um maçom ser expulso de um ministério evangélico. O Cara foi enxotado da igreja.
CurtirCurtir
Ué, se você defende a Maçonaria é simples: não vá mais na Igreja Católica. A Igreja não obriga ninguém. Faça da sua vida o que você quiser. Acredite no que quiser, busque sua felicidade e nos deixe em paz.
CurtirCurtir
Outra coisa, filha, você não é católica e não te contaram. Procure outra Igreja, na qual se sinta bem. É óbvio que você não é católica.
CurtirCurtir
Faça uma favor para a igreja, SAIA DELA! Católica você não é, falta agora só sair e procurar qualquer outra seita que venha satisfazer as suas vontades! PAX ET BONUM
CurtirCurtir
No momento o que está em liça, não são as bulas, até já ignoradas. – O que suscitou o comentário que agora se instaurou, foi o VETO de Bertoglio (Francisco I) a indicação de um diplomata para Embaixador junto ao Estado do Vaticano, pelo simples fato de ser êle um
MAÇÔM. – Trata-se aquí de uma ODIOSA discriminação a um homem de bem. Fosse êle reconhecidamente corrupto ou ameaçadoramente comprometido com a estabilidade dos direitos humanos, sería compreensível. Mas foi rejeitado por ser Maçôm. – A MAIS ANOMINÁVEL DAS TIRANIAS É AQUELA QUE VEM SOB O DISFARCE DE DEMOCRACIA. – Este papa vem sendo cantado em prosa e verso como um
GRANDE LÍDER FRATERNAL. – Porém, na primeira oportunidade manifesta o que contém no coração e na alma, aquele adorável pastor. – REJEITAR a representação diplomática é uma legítima decisão de Estado, porém, o “POR SER MAÇÔM”, revela uma abominável atitude do ponto de vista da PAZ e da HARMONIA UNIVERSAL. – Está é minha opinião de cristão convicto. – Não reconheço
mais nêle o GRANDE PASTOR que até aqui vinha sendo proclamado, inclusive por nós
Maçons.
CurtirCurtir
Não nos esqueçamos que Bertoglio é jesuita.
CurtirCurtir
Muito correta a atitude do Papa de vetar o diplomata Maçom. Se todos os países expulsassem os maçons de seus territórios, a miséria e a corrupção nas nações acabaria rapidamente. Não existe organização mais satânica e prejudicial à humanidade do que a Maçonaria
CurtirCurtir
Meu Deus… Tendem piadade desse ser (pq eu não sou evoluído o suficiente para ter), pois ele não sabe o que diz…
Esqueceu do que o Mestre Jesus nos ensinou?
CurtirCurtir
PREZADOS AMIGOS:
Estou escrevendo um trabalho sobre a MAÇONARIA e gostaria de publicar (no mesmo) alguns dos seus textos. Pergunto se posso publicar (reproduzir) qualquer texto constante em seu site (httos://bibliot3ca.wordpress.com), citando a fonte, evidentemente.
Agradeço sua atenção e resposta.
Antônio Mariano Sobrinho
CPF 099.693.654-87
Rua Napoleão Ferreira Gomes, 45
58.530-000 Camalaú – Paraíba.
CurtirCurtir
Boa noite.
Sou Historiador e estou trabalhando sobre História da Igreja. Poderia me indicar a autenticidade do texto (Onde encontrou/quem traduziu/ fotos da bula original e etc) ?
Além de vários outros assuntos, estou com dificuldade com esta bula também, porque todas espalhadas pela internet estão sem esses fatores.
Aguardo seu retorno.
Muito Grato.
Tony
CurtirCurtir
Gostei de todas as mensagens enviadas para obter melhor informação. Para aqueles que acham ambinguidade maçônica, olhem para os grandes males que suas religiões praticam.
CurtirCurtir
Estou fazendo uma pesquisa pode me dizer aonde conseguiu o documento original ?
CurtirCurtir