Bibliot3ca FERNANDO PESSOA

E-Mail: revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário- J. Filardo

10 alimentos que nunca expiram

Muitas vezes temos o reflexo de jogar fora um alimento ou produto assim que se aproxima um pouco do prazo de validade. Bem, com esses 10 alimentos, você pode esquecer, porque eles nunca estragam!

1. O Sal.

O sal é um mineral que tem sido usado há muito tempo para conservar alimentos.  O que não é absolutamente surpreendente, uma vez que tem uma vida útil ilimitada e nunca expira.  Isto é válido tanto para sal de mesa como para sal grosso, sal marinho ou sal refinado!

2. O Mel

Incrível, mas é verdade: se nos veio a ideia de enterrar um pote de mel no nosso jardim e ele for desenterrado dentro de 1000 anos, ainda será bom para consumo! De fato, o mel contém agentes bacteriostáticos, o que significa que nenhuma bactéria pode crescer nele.  Como resultado, ele nunca expira e pode ser mantido em nossos armários sem nenhum risco.

3. O Açúcar

Boas notícias: assim como o mel, o açúcar pode ser guardado por toda a vida, porque as bactérias não podem crescer dentro dele!  Más notícias: no caso de uma invasão de zumbis, se tivermos apenas açúcar e mel para comer, nosso açúcar no sangue corre o risco de explodir rapidamente!

4.  O Vinagre branco

Seja na cozinha ou para descalcificar a chaleira, o vinagre branco é um ingrediente que todos os cozinheiros do mundo têm no armário.  Bem, boas notícias: na longa lista de pontos fortes do vinagre branco, podemos acrescentar que ele tem uma vida útil ilimitada e que nunca expira!  Forte demais…

5. Especiarias

Boa notícia para quem usa o curry, a páprica ou o endro com moderação: mesmo que o sabor e a cor possam se deteriorar um pouco com o tempo, os temperos estão entre os alimentos que nunca estragam e podem ser guardados ad vitam æternam nas prateleiras da cozinha!

6. Maizena

O amido de milho é usado eventualmente para substituir a farinha em nossas panquecas ou bolos.  Como resultado, muitas vezes nos perguntamos se a caixa de amido de milho que compramos há 6 meses ainda é boa ou não…  Na realidade, o amido de milho é um produto que não expira, portanto, se for bem conservado, pode ser guardado por 30 anos sem nenhum problema!

7. O Café

Sim: muitas vezes ignoramos, mas ao colocar nosso pacote de café solúvel no freezer, podemos traçar riscar sua data de validade e mantê-lo pelo tempo que desejarmos!

8. As conservas

Sejam elas vegetais, peixes ou outros, as latas são feitas para conservar os alimentos o maior tempo possível.  Então, desde que elas não estejam estufadas e sua aparência não tenha mudado do lado de fora, eles ainda são bons para comer.

9. Legumes secos

Feijões, grão-de-bico, favas, lentilhas e outras leguminosas têm a particularidade de não conterem humidade… podendo assim ser conservados durante muitos anos, sem qualquer risco para a nossa saúde.

10.  Azeite extra virgem

Se for armazenado em boas condições (a saber, em lugar fresco e ao abrigo da luz), o azeite é um produto que pode ser facilmente guardado durante vários anos num armário de cozinha!


Fonte: SITE CUISINEAZ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: