Bibliot3ca FERNANDO PESSOA

E-Mail: revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário- J. Filardo

Trimtab como um Paradigma de Liderança

Tradução J. Filardo

Postado por Rob Sayre

“Algo me atingiu com muita força uma vez, pensando no que um homenzinho poderia fazer.  Pense no Queen Mary – o navio inteiro passa e depois vem o leme.  E há uma coisinha na borda do leme chamada trimtab.  É um leme em miniatura.  Apenas movendo a pequena aba de compensação (trimtab) cria-se uma zona de baixa pressão que move o leme. Quase não exige esforço.

Então eu pensei que o pequeno indivíduo pode ser um Trimtab. A sociedade pensa que está passando direto por você, que está deixando você completamente. Mas se você está fazendo coisas dinâmicas mentalmente, o fato é que você pode simplesmente colocar o pé daquele jeito e todo o grande navio do estado se moverá. Então eu disse, me chame de Trim Tab.” 

Buckminster Fuller


A autodenominação de Fuller “Call Me Trimtab” é bastante singular.  Conforme descrito acima, um trimtab é um dispositivo náutico que atua como um pequeno leme usado para mover o leme maior de navios gigantes, oferecendo uma tremenda alavancagem em termos de controle e mudança de direção do navio.

Fuller, baseando-se em sua experiência naval, viu o trimtab como uma metáfora poderosa para a liderança individual eficaz: intervenções pequenas e estrategicamente colocadas podem causar mudanças profundas e em larga escala.  O que torna essa metáfora interessante é que o navio a que Fuller estava se referindo pode ser o planeta inteiro, ou qualquer sistema local que você deseja dirigir ou mudar de direção. 

Para entender as dimensões completas da metáfora, você precisa de uma compreensão clara da direção atual do “navio”, o fluxo das correntes pelas quais ele está se movendo, o conhecimento de para onde está indo e uma visão de onde o navio deve chegar ─ bem como entender onde e como aplicar pressão no leme para provocar mudanças. Como vimos, Fuller tinha uma visão forte para todos esses atributos do trimtab. 

O que também é interessante sobre um trimtab é que ele traz mudanças de forma eficiente com o mínimo de esforço – em outras palavras – fazendo mais com menos – outro dos princípios-chave de Fuller.

As perguntas orientadoras para a liderança cotidiana que surgem de uma abordagem trimtab são fáceis de listar – mas muito mais difíceis de executar:

Que navio você está pilotando?  Você está tentando mudar o mundo inteiro?  Ou talvez apenas seu próprio departamento?  Qual é o sistema que você está procurando para orientar ou mudar de direção?

Definir o escopo do seu trabalho em uma organização por meio do uso de um Estatudo de Projeto e outras ferramentas de formação de equipe pode ajudar a criar uma unidade de finalidade.

Em que direção seu “navio” está indo atualmente? Isso muitas vezes exige cuidadoso discernimento e reflexão. Qual é a direção e o destino dentro do “todo”?

Ajudar uma organização a ver o ‘todo’ usando um Mapa do Fluxo de Valor para estabelecer as possibilidades ‘as is’ e o ‘caso futuro’ ajuda a organização a ver o quadro geral e como os diferentes segmentos da organização se encaixam.

Que correntes externas, ventos, marés ou eventos estão afetando seu navio? 

Às vezes, eles são óbvios e estão bem à mão – mas muitas vezes são remotos seja geograficamente, no tempo ou funcionalmente, e exigem instrumentos e medições especiais para avaliar tais fatores externos.

O benchmarking no setor em conjunto as melhores práticas usadas em outros setores ajudam uma organização a ver possibilidades maiores e mais eficazes. Instrumentos especiais para ajudar a medi-los e avaliá-los podem ser selecionados na caixa de ferramentas Lean Six Sigma e outras.

Para onde seu navio deveria estar indo?

Esta é muitas vezes a questão mais crítica da liderança.  Qual é o objetivo, o prêmio, que você precisa manter em vista para que seus ajustes regulares no leme em resposta às mudanças nas correntes do ambiente o manterão no alvo? Qual é o objetivo geral, não a margem de lucro do próximo trimestre, o preço das ações ou as unidades entregues ─ mas o bem social abrangente?  Como seus esforços ajudarão a aumentar o bem-estar global geral?

O objetivo ou prêmio muitas vezes pode ser articulado, entendido e acordado ao envolver a equipe de liderança no projeto Lean Six Sigma geral.

Onde você pode exercer pressão com mais eficiência para “mover o leme”? 

Responder a essa pergunta com precisão só é possível se você tiver tempo para responder às perguntas anteriores! No sistema que você está procurando dirigir, qual é o leme, o que é o trimtab? Em sistemas sociais complexos, muitas vezes é instrutivo perguntar: qual é o leme do leme óbvio ou o trimtab do trimtab? Esses “trimtabs do trimtab” precisam ser identificados para que seja necessário o mínimo de esforço para alterar o sistema.

Como você pode exercer pressão com mais eficiência para “mover o leme”? 

Uma vez que você entenda para onde está indo e onde a mudança precisa acontecer para seguir nessa nova direção – o passo final é visualizar e planejar como fazer a mudança acontecer.  Fuller tinha grande fé na capacidade do indivíduo de construir artefatos, ferramentas e respostas criativas que “moviam o leme”.  Não apenas isso; ele reconheceu que cada pessoa faria suas próprias contribuições únicas, com base em suas habilidades, história de vida e recursos disponíveis. O ponto não é que todos saiam e inventem novos tipos de cúpulas geodésicas – em vez disso, cada pessoa deve ser igualmente inventiva à sua maneira.

Como você continua a navegar com sucesso através das marés em mudança? 

Uma das coisas mais notáveis na vida de Fuller é que ele foi capaz de reinventar a si mesmo e sua área de foco em várias ocasiões – enquanto mantinha seus valores centrais constantes. Então, aproveitando o conhecimento e a experiência de uma fase, ele foi capaz de perceber níveis ainda mais altos de criatividade e descobertas inventivas do que na fase anterior.  Esse processo de aprendizado, criação, modificação e síntese contínuos culminou em suas palestras globais durante a década de 1960, quando ele falava em centenas de campi universitários – cativando a geração mais jovem com literalmente uma vida inteira de percepção, observação e sabedoria. Ao guiar-se pelos principais princípios orientadores, Fuller foi capaz de navegar por um século complexo, dando uma contribuição única e duradoura.


Publicado em https://characterandexcellence.wordpress.com

Voltar ao texto principal