Bibliot3ca FERNANDO PESSOA

E-Mail: revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário- J. Filardo

Illuminati e Maçons

J. Filardo M⸫ M⸫

“A maior proeza do diabo foi convencer o mundo de que ele não existia”

Charles Baudelaire (1821-1867)

A Ordem dos Illuminati da Baviera

A Ordem dos Illuminati da Baviera foi um grupo que se organizou em 1776 como sociedade secreta na Baviera, com o objetivo de espalhar os ideais do iluminismo e opor-se à superstição, ao obscurantismo, à influência religiosa sobre a vida pública e aos abusos de poder do estado.

Vários intelectuais e políticos progressistas reuniram-se em torno de Adam Weishaupt, que era um professor na Universidade de Ingolstadt.  Era o único professor que não era padre jesuíta e a Sociedade de Jesus tentava frustra-lo e desacredita-lo sempre que o material de seus cursos continha alguma coisa que desagradasse os jesuítas.

Weishaupt ganhava pouco e era muito econômico, seria um mão-de-vaca em parlance moderna. Achando que era muito caro ser maçom, ele, Max Merz e Anton von Massenhausen se reuniram e fundaram os Illuminati.

Alguns anos depois, diante do grande sucesso alcançado pela Ordem, Weishaupt tentou unificar e controlar todos os ramos de maçonaria da época, mas subestimou a ânsia pelo poder dos maçons e, apesar de conseguir se infiltrar em lojas por toda a Europa, encontrou resistência da Grande Loja de Londres, do Grande Oriente de França, dos Martinistas e dos teósofos de Swedenborg, e seu planos foram por água abaixo.

Entre sua fundação e o ano de 1790, a Ordem dos Iluministas foi proibida, juntamente com a Maçonaria e outras sociedades secretas, por um édito do rei da Bavária, Karl Theodor o que teria provocado sua dissolução em 1788.

End of story. 

Será?

Desde seu desaparecimento, muitos teóricos especularam se os Illuminati teriam efetivamente desaparecido diante a reação do establishment, ou se teriam simplesmente entrado na clandestinidade, mantendo seus membros ativos infiltrados nas lojas maçônicas.

Sabemos que isso é possível pelo simples fato de que a Maçonaria sobreviveu sob idênticas condições. A diferença pode estar em que os Illuminati se mantiveram como sociedade secreta, ao passo que os maçons não resistiram ao canto da sereia da vaidade e aos afagos de seus egos.

A Maçonaria

A Maçonaria na versão que temos hoje foi inventada na Inglaterra, para reprimir um movimento de contestação ao rei George I, da Casa de Hanover, que havia usurpado o trono da Inglaterra que por direito pertencia à Casa de Stuart escocesa. A repressão visava as lojas maçônicas então existentes que abrigava maçons escoceses apoiadores da causa Stuart que buscavam reconduzir o monarca legítimo, James II ao trono da Inglaterra.

Em 1715, os jacobitas, como eram conhecidos os partidários da Casa de Stuart tentaram, com o apoio da Suécia promover uma rebelião e derrubar o rei George, mas foram descobertos e a rebelião fracassou.

Diante disso, a Coroa emitiu uma lei proibindo as sociedades secretas e convocou um think-tank da Royal Society, para que eles encontrassem uma forma de disciplinar o ambiente maçônico no Reino Unido.

E o resultado foi criar uma Grande Loja, sob o comando da Coroa, que tivesse autoridade sobre todo o Reino Unido em matéria de maçonaria.

E foi o que fizeram. Anunciaram a Grande Loja de Londres e Westminster em 1717, encomendaram uma constituição ao huguenote francês Dr. Jean Desagulliers que, por sua vez, contratou um pastor presbiteriano, James Anderson, para redigir um preâmbulo para as Constituições, enquanto ele mesmo redigia os rituais e o Regulamento.

As Constituições foram publicadas em 1723 e a partir dali, as lojas jacobitas foram dissolvidas e novas lojas somente passariam a existir mediante autorização ou carta constitutiva emitida pela Grande Loja, naturalmente, mediante pagamento de taxas. Um bom negócio.

O esquema de Grande Loja foi um sucesso e elas começaram a pipocar por todo lado. Primeiro na Irlanda e Escócia, depois na França e daí pelo resto do mundo, sempre sob o controle dos poderosos.

Desde o início, a Maçonaria foi uma organização elitista. Exigia que seus membros fossem “homens livres”, o que quer dizer “sem patrão” e recrutava entre a “elite” da sociedade, tanto financeira quanto social.  Na Inglaterra ela era e é comandada por um membro da nobreza, assegurando assim, que não se perca o controle sobre sua atuação.

Mas, as coisas mudaram depois da segunda guerra mundial. Ela começou a aumentar sua visibilidade até atingir o descalabro atual nas redes sociais, onde maçons e lojas se expõem indiscriminadamente.

Maçons medíocres tentam “faturar” em cima do protagonismo de homens importantes que por acaso eram maçons, por ignorância (ou má-fé?) atribuem à Maçonaria a responsabilidade por tudo aquilo que é realização positiva na sociedade, inclusive realizações nas quais a Maçonaria não teve a menor influência.

Tudo para se sentirem importantes ou receber as palmas e colher os frutos da associação com a Maçonaria.

E como fica, quando um maçom pisa na bola?  Ah, aí foi por conta de sua própria personalidade, como os monoteístas que atribuem bondade infinita ao seu deus, mas atribuem o mal a outro deus, sem perceber que com isso estão negando a natureza absoluta do outro deus.

O exemplo mais extremo que me ocorre é o de Harry Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América, Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, Grão Mestre da Grande Loja do Missouri de 1940 a 1941.

Qual deveria ter sido a atitude do maçom Harry Truman diante da possibilidade de aniquilar a população civil inocente de duas cidades japonesas – 360.000 homens mulheres e crianças?

Ele não hesitou. Deu a ordem e duas bombas atômicas foram testadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Ele não renunciou ao cargo.   Some Freemason!


Está mais para Terminator do que Constructor.

Século XXI – Brasil

 “Não existe pecado no lado de baixo do Equador…”
(Chico Buarque de Holanda)

 Também existe muito pouca compreensão do que seja seriedade e fraternidade maçônicas. Ou, quem sabe, existem sede de poder e vaidade excessivas?

Todo mundo quer ser grão-mestre e a maneira mais fácil é montar seu próprio negócio… oops! Sua própria maçonaria.

Assim, enquanto no Reino Unido existem apenas duas Grandes lojas, uma na Inglaterra e outra na Escócia, no Reino da Tropicália exuberante existem 100 organizações entre Grandes Lojas,  Grandes Orientes et al., considerando somente as mais estruturadas e sem contar as arapucas da Internet.

E como se pode dormir com um barulho desses?  Resposta: Não se pode.

Nada a fazer. Cada um empoleirado em seu galho, toca a vida distribuindo medalhas, fazendo homenagens aqui e acolá e, excepcionalmente realizando uma campanha beneficente e comendo muita pizza!

Um panorama lamentável, sem perspectiva de solução nem agora nem no próximo milênio

Menu tropical

PaísJurisdiçãoNomeFundaçãoLojasMembrosGrupo(s) de Reconhecimento
BrasilOrdem Real De Heredom De Kilwinning do Brasil ( HRDM )201612250SOGLIA
BrasilGrande Loja Tradicional Do Brasil(GLTB) [330]201923280GLMPGLMA GLMS
BrasilGrande Oriente do Brasil (GOB) [1][331]18222,65281.277CMI, List of Lodges
BrasilAcreGrande Loja Maçônica do Estado do Acre (GLEAC)[1][332]197318762CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilAcreGrande Oriente do AcreCOMAB
BrasilAlagoasGrande Loja Maçônica do Estado de Alagoas (GLOMEAL) [333]195920450CMI, CMSB
BrasilAlagoasGrande Oriente Maçônico de Alagoas (GOAL)[334]19815COMAB
BrasilAmapáGrande Loja Maçônica do Amapá (GLOMAP)[335]19889308CMI, CMSB
BrasilAmapáGrande Oriente AmapaenseCOMAB
BrasilAmazonasGrande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM)[1][336]1904404.484CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilAmazonasGrande Oriente Independente do Amazonas (GOIA)2021GOISP, SCREEB, GLUAM
BrasilAmazonasGrande Oriente AmazonenseCOMAB
BrasilBahiaCorporação Maçônica da Bahia (CMB)2020GOMPE, GOSP, SCRM, SCREAA, GOES.
BrasilBahiaGrande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB)[1][337]19271656.640CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilBahiaGrande Oriente da Bahia (GOBA)[338]21CMI, COMAB
BrasilBahiaCorporação Maçônica da Bahia (CMB)2020GOSP, SCREAA, GOMPE, GOES.
BrasilCearáGrande Loja Maçônica do Estado da Ceará (GLMECE) [339]19281404.171Informação não localizada
BrasilCearáGrande Oriente do Ceará (GOCE)1973COMAB
BrasilDistrito FederalGrande Loja Maçônica do Distrito Federal (GLMDF)[1][340]1963381.000CMSB, List of Lodges
BrasilEspirito SantoGrande Loja Maçônica do Estado do Espirito Santo (GLMEES)[1][341]1970987.511CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilGoiásGrande Loja Maçônica do Estado de Goiás (GLEG)[1][342]19511152.936CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilGoiásGrande Oriente de GoiásCOMAB
BrasilMaranhãoGrande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (GLEMA)[1][343]1960461.190CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilMaranhãoGrande Oriente do Estado do Maranhão (GOEMA)[344]1973COMAB
BrasilMato GrossoGrande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT)[1][345]1978842.281CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilMato GrossoGrande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT)[346]197182CMI, COMAB
BrasilMato Grosso do SulGrande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul (GLMEMGS)[1][347]1962612.475CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilMato Grosso do SulGrande Oriente do Mato Grosso do Sul (GOMS)[348]197837CMI, COMAB
BrasilMinas GeraisGrande Loja Maçônica de Minas Gerais (GLMMG)[1][349]19273039.889CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilMinas GeraisGrande Oriente de Minas Gerais (GOMG)[350]19441969.500CMI, COMAB
BrasilMinas GeriasUnião de Lojas Maçônicas Independentes (UNILOJAS)Fundada por HIROITO TORRES LAJES[351]2004CNMB- Confederacão Nacional Maçônica do Brasil ,GLUSA, GOMB, MSNB, IGLPI
BrasilParáGrande Loja Maçônica do Pará (GLEPA) [352]1927662.200CMI, CMSB
BrasilParáGrande Oriente do ParáCOMAB
BrasilParaíbaGrande Loja Maçônica do Estado da Paraíba (GLEPB)[353]1927461.696CMI, CMSB
BrasilParaíbaGrande Oriente da Paraíba (GOPB)[354]198039CMI, COMAB
BrasilParaíbaGrande Oriente Maçônico do Estado da Paraíba (GOMEP)[355]COMIB
BrasilParanáGrande Loja do Paraná (GLP)[1][356]19411514.601CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilParanáGrande Loja Unida do Paraná (GLUP)[19][357]1981CLIPSAS
BrasilParanáGrande Oriente do Paraná (GOP)[358]19521622.800CMI, COMAB
BrasilPernambucoGrande Oriente de Pernambuco (GOPE/GOB-PE)1926UGLE, CMI, GOB
BrasilPernambucoGrande Oriente Maçônico de Pernambuco (GOMPE)2019GOMB, GOSP, GOES, CMB
BrasilPernambucoGrande Loja Maçônica de Pernambuco (GLMPE) [359]1932431.030CMI, CMSB
BrasilPernambucoGrande Loja Maçônica Unida do Estado de Pernambuco (GLMUPE)[360]1982[360]5Confederação Maçônica das Américas (CMA)[360]
BrasilPernambucoGrande Oriente Independente de Pernambuco (GOIPE)[361]56CMI, COMAB
BrasilPiauíGrande Loja Maçônica do Piauí (GLMPI) [362]1948441.346CMI, CMSB
BrasilPiauíGrande Loja Maçônica Mista do PiauíGAMT
BrasilPiauíGrande Loja Unida do Piauí[363]GLUSA
BrasilPiauíGrande Oriente do PiauíCOMAB
BrasilRio de JaneiroGrande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ.)[1][364]19271886.100CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilRio de JaneiroGrande Oriente do Rio de Janeiro (GORJ) [366]1973651.000CMI, COMAB
BrasilRio Grande do NorteGrande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte (GLERN) [367]197425710CMI, CMSB
BrasilRio Grande do NorteGrande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN)[368]COMAB
BrasilRio Grande do SulGrande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLOJARS)[1][369]19282077.158CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilRio Grande do SulGrande Loja Regular do Rio Grande do SulSOGLIA
BrasilRio Grande do SulGrande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS)[370]1893258COMAB
BrasilRondôniaGrande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON)[1][371]1985371.035CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilRoraimaGrande Loja Maçônica do Estado de Roraima (GLMR)[1][372]198111350CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilRoraimaGrande Loja Unida de Roraima (GLUR)Informação não localizada
BrasilSanta CatarinaGrande Loja de Santa Catarina (MRGLSC)[1][373]19561063.223CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilSanta CatarinaGrande Loja Unida de Santa Catarina – GLUSC[374]20107CLIPSAS, COMAM
BrasilSanta CatarinaGrande Oriente de Santa Catarina (GOSC) [375]19501203.954CMI, COMAB
BrasSanta CatarinaGrande Oriente Independente de Santa Catarina (GOISC)[355]COMIB
BrasilSão PauloGrande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP)[1][376]192766322.037CMI, CMSB, List of Lodges
BrasilSão PauloGrande Oriente Escocês de São Paulo (GOESP)[377]201526200
BrasilSão PauloGrande Loja Regular de São Paulo[378]2007SOGLIA
BrasilSão PauloGrande Oriente de São Paulo (GOSP)[379]19213508.500CMB, GOMPE
BrasilSão PauloGrande Oriente Independente de São Paulo (GOISP)[380]2012COMIB
BrasilSão PauloGrande Oriente Paulista (GOP-SP)[381]19813609.500CMI, COMAB
BrasilSergipeGrande Loja Maçônica do Estado de Sergipe (GLOMES) [382]198314398CMI, CMSB
BrasilSergipeGrande Oriente de Sergipe (GOS)[383]20123COMAB
BrasilTocantinsGrande Loja Maçônica do Estado do Tocantins[384]198927686CMI, CMSB
BrasilAntiga Ordem Maçônica Mundial[385]2017GAMT
BrasilConfederação da Maçonaria Regular do Brasil (CMRB)[386]Informação não localizada
BrasilConfederação da Maçonaria Unida do Brasil (COMUBRA)Informação não localizada
BrasilGrande Loja Adonhiramita do Rio Grande do Sul (GLADON)[387]Informação não localizada
BrasilGrande Loja Arquitetos de Aquário (GLADA)[388]198625CLIPSAS, CATENA
BrasilGrande Oriente Escocês de São Paulo (GOESP)[389]6GLNF / GOF
BrasilGrande Loja Brasileira Estrela Mistica (GLOBEM)GLUSA
BrasilGrande Loja Feminina do Brasil[19]2002CLIPSAS, COMAM
BrasilSÃO PAULORibeirão PretoGRANDE LOJA MAÇÔNICA UNIVERSAL ( GLOMUN )FUNDADA PELO S∴ G∴ M∴ AQUILES FRANCCO25/01/20216MUR / GLMB / GOMP/ CLIPSAS
BrasilGrande Loja Maçônica BrasileiraGAMT
BrasilGrande Loja Maçônica Mista do Brasil[19][390]1968CLIPSAS, COMAM
BrasilGrande Loja Maçônica Mundial (GLMM)[391]201424GLUSA
BrasilGrande Loja Maçônica Unida do Brasil (GLUB)Informação não localizada
BrasilPiauíARLS Luzes da Acacia N762017116GONB
BrasilPiauiARLS Ordo Templarii Organici Masonic (OTOM)2019114GONB
BrasilPiauíGrande Oriente Nacional do Brasil (GONB)1998476GONB
BrasilGrande Loja Unida Brasileira[392]6Informação não localizada
BrasilGrande Loja Unida Paulista (GLUP)201727GLON, SOGLIA
BrasilGrande Oriente Feminino (GOF)Informação não localizada
BrasilGrande Oriente Independente Feminino do Brasil (GOIFB)[393]20134Informação não localizada
BrasilGrande Oriente Independente do Brasil (GOIB)[394]2017GAMT
BrasilGrande Oriente Maçônico do Brasil (GOMB)[395]2009881580GODF, CLIPSAS, PATRIOTAS, SOGLIA, COMAM
BrasilGrande Oriente Maçônico Pan-Americano (GOMP)[396]200914CLIPSAS, COMAM
BrasilGrande Oriente Nacional Glória do Ocidente do Brasil (GONAB)[397]196160CLIPSAS
BrasilGrande Oriente RealGAMT
BrasilGrande Oriente Simbólico BrasileiroCOMIB
BrasilGuilda Maçônica Ordo Lux Dei (GOLD)[398]2018120GOLD
BrasilLe Droit Humain Federação Brasileira[399][400]1918DH
BrasilMaçonaria Symbolica Nacional Brasileira (MSNB)[401]1927GLUSA
BrasilSereníssima Grande Loja Unida Da Amazonia (GLUAM)[402]2003SGL
BrasilSoberano Santuário Imperial Maçonico do Rito de Memphis Misraim do BrasilGAMT