
José Rodrigues Trindade ( * 24-11-1947 – + 22/05/2009)
No início da década de 2000 revelou que era maçom, chegando a lançar a trilogia de livros denominada “Trilogia do Templo” sobre a Maçonaria. A trilogia é composta dos títulos: Johaben: Diário de um Construtor do Templo, Zorobabel: reconstruindo o templo e Esquin de Floyrac: O fim do Templo. Sobre a trilogia, o escritor Luis Eduardo Matta afirmou no prefácio do terceiro volume: “Nunca, em toda a trajetória literária brasileira, um escritor se aventurou com tamanha obstinação por uma saga épica monumental como é o caso desta trilogia, que se debruça sobre os primórdios da Maçonaria, uma das fraternidades iniciáticas mais antigas do mundo, mesclando erudição e fluência, onde realidade e ficção se confundem num incrível mosaico narrativo”. Ainda de acordo com Matta, a Trilogia do Templo foi uma das mais fantásticas obras literárias produzidas no Brasil na primeira década do Século XXI.
Tive a enorme alegria de ler a trilogia escrita pelo Ir.:Zé Rodrix. Excelente. Léllis Luna
CurtirCurtir
Participavamos Loja de Perfeição Atila de Melo, o Capítulo Rosacruz e o Conselho Kadosch e nas reuniões semanais Zé Rodrix,nos brindava com os capitulo escritos de seus livros, época de muito aprendizado, companherismo. Viva pelos ideais maçonicos e nos deu estas obras brilhantes que foram escritas com muito carinho.
CurtirCurtir
Também tive o privilégio de tê-lo conhecido pessoalmente e privar de seu conhecimento maçônico e seu carisma.
A Trilogia do Templo é especialmente indicada àqueles que se encontram nos graus filosóficos, pois encontrarão em seus três volumes a Loja de Perfeição, o Capítulo Rosacruz e o Conselho Kadosch.
CurtirCurtir
S:.F:.U:.
Estou organizando uma pequena biblioteca de assuntos relativos à Maçonaria, e gostaria de saber como adquirir tais livros.
Agradecido,
Joao Pedro
CurtirCurtir
Verifique em http://www.pazeterra.com.br/colecoes_colecao.asp?id_colecao=282
CurtirCurtir
Tive o enorme prazer de conhecer pessoalmente o Ir.’. Zé Rodrix. Ainda quando Ap.’. assisti a primeira palestra dada por ele em minha loja Mãe Guardiões da Luz, 473 – Rito Schroder. Tenho a trilogia e aconselho a todos os IIr.’. da Ordem a ler. Simplesmente fantástico.
CurtirCurtir
Tenho o privilégio de ter em minha humilde biblioteca maçônica os Três fantásticos livros de nosso saudoso ir.’. “Johaben: Diário de um Construtor do Templo, Zorobabel: Reconstruindo o Templo e Esquin de Floyrac: O Fim do Templo”.
Recomendo a todos os irmãos a leitura dessas obras fantásticas
CurtirCurtir
NO ANO EM QUE ZÉ RODRIX FALECEU, NO MES DE SETEMBRO PARTICIPARIA AQUI EM MARINGÁ DE UM SIMPÓSIO DO RITO BRASILEIRO, ONDE SERIA O PRINCIPAL ORADOR ONDE ERA MUITO ESPERADO, INCLUSIVE EU ALMEJAVA MUITO PARTICIPAR E CONHECÊ-LO PESOALMENTE, MAS QUIZ O G:.A:.D:.U:.LEVÁ~-LO PARA JUNTO DE SI, O QUE NOS RESTOU FOI RESIGNAÇÃO, NESTE SIMPÓSIO FALARIA SOBRE SUA TRILOGIA.
SAMIR MOHAMAD CHAMSEDDINE
MARINGÁ PR
ARLS LUZ E CIÊNCIA DE SARANDI PR
RITO DE YORK (EMULATION)
CurtirCurtir
Também tive o privilégio de ter conhecido o Zé… Era um dedicado Ir.’. portador de grande conhecimento e erudição. Sua obra “Trilogia do Templo” deveria ser leitura obrigatória a todo componente de nossa Ordem.
Sérgio
CurtirCurtir
Ir.’. Zé Rodrix de grande valia. O Construtor do Templo, sua obra. Uma P.’. Polida qua faz parte da nossa construção. Partiu cedo, mas cumpriu na Terra o seu destino. Um Garnde Ir.’., uma Grande Referência!
Ir.’. Jorge
CurtirCurtir
Tive a oportunidade de conhecer o Zé Rodrix pessoalmente e até ser portador de uma homenagem mais que justa a esse homem, uma semana antes de sua morte.
Lí o primeiro livro, Johaben: Diário de um Construtor do Templo, e considerei simplesmente fantático.
Saraiva
CurtirCurtir
muito bom
CurtirCurtir