REVISTA BIBLIOT3CA

Leituras Selecionadas do Editor-Chefe J.Filardo

Os Nove Graus do Rito Moderno ou Francês

Muitas vezes ao conversar com amigos mais próximos e os mesmo descobrirem que sou maçom, querendo dar uma de entendidos, logo perguntam: “E você já é grau 33? Porque eu conheço fulano que é grau 33 da maçonaria” . Porém quando falamos de maçonaria não podemos generalizar o grau 33 para todos os Ritos praticados reconhecidos pelo GOB (Grande Oriente do Brasil – Potência Maçônica Regular mais antiga e reconhecida do Brasil) este é o caso do Rito Moderno, que é composto de 9 graus. Na realidade a forma mais correta é: 3 graus simbólicos e 5 ordens filosóficas.
 Para ilustrar a minha explicação utilizarei figuras dos paramentos retirada do site do Atelier Maçonico Triângulo da cidade de Balneário Camboriu – SC que você pode visitar clicando aqui.

Quando entramos na maçonaria somos chamados de APRENDIZ, este é o Primeiro Grau:

 

Após muito estudo e dedicação podemos ser elevados ao grau de COMPANHEIRO (O segundo Grau)

 

Por fim após muito mais trabalho e estudo temos a honra de ser exaltados a MESTRE MAÇOM (Este o Terceiro Grau)

Com isto atingimos os três graus simbólicos da Maçonaria – Estes três graus são os mesmo para todos os Ritos, e são os três graus geridos e orientados por rituais expedidos pelos Grandes Orientes.
A partir do 4o Grau os maçons do Rito Moderno operam geridos e orientados pelo Supremo Conselho do Rito Moderno, representado atualmente pelo Soberno Grande Inspetor Geral do Rito Moderno Ir:. José Maria Bonachi Batalla.
No Rito Moderno a expressão correta para os demais graus como mencionei são Ordens. Os maçons então Trabalham nos Sublimes Capítulos (da primeira a quarta ordem), no Grandes Conselhos (na quinta ordem – que tem jurisdição estadual) e no Supremo Conselho (tambem na quinta ordem – que tem jurisdição Nacional e Internacional no caso do Brasil que é considerado o Supremo Máter e divide com a França a presidência alternadamente de 3 em 3 anos).

A Primeira Ordem de Sabedoria (4o Grau), são os ELEITOS ou ELEITOS SECRETOS.

 

A Segunda Ordem de Sabedoria (5o Grau), são os ELEITOS ESCOCESES.

A Terceira Ordem de Sabedoria (6o Grau) são os CAVALEIROS DO ORIENTE E DA ESPADA.

 

A Quarta Ordem de Sabedoria (7o Grau) São os CAVALEIROS ROSA-CRUZ.

grau7

 

A Quinta Ordem de Sabedoria comporta 2 graus – O 8o Grau – CAVALEIRO DA ÁGUIA BRANCA E PRETA, CAVALEIRO KADOSH FILOSÓFICO, INSPETOR DO RITO.

grau 8

 

E o 9o Grau – CAVALEIRO DA SAPIÊNCIA – GRANDE INSPETOR DO RITO.

grau 9
 Estes 9 graus praticados no Rito Moderno, representam os mesmo estudos praticados em 33 graus de outros Ritos, sendo reconhecidos por outros Ritos através de tratados entre Supremos Conselhos. O Rito Moderno, que é fruto da Maçonaria Francesa, entende que o maçom deve ter a faculdade de pensar livremente, de trabalhar para o bem-estar social e econômico do cidadão, de defender os direitos do homem.
Julio Giordani de Souza – MM

5 comentários em “Os Nove Graus do Rito Moderno ou Francês

  1. Meu nome é Fernando Ramos Eliseu sou Cavaleiro Rosa Cruz, minha loja é 21 de Abril 84, Gomg, Belo Horizonte, tudo referente ao capítulo foi perdido, queimado por um incêndio, conseguir recuperar um livro de ata onde consta minhas elevações até o 5 grau. O que devo fazer para revalidar meus graus no grande capítulo do rito escocês, uma vez que não tenho mais a documentação. I

  2. Caro Irmão …. gostaria de informar que não “Houve uma cisão” no Rito Moderno … o que aconteceu , foi que irmãos que perderam as eleições no Supremo Conselho do Rito Moderno , resolveram fundar outro Supremo , por não aceitarem o a Democracia Implantada pelo Voto .

    Este novo Supremo Expurio , não tem qualquer validade , e não pode sequer atuar no GOB , por não ter sido sancionado a ele , nenhum tratado de Reconhecimento junto ao GOB-DF .

    Infelizmente , irmãos estão sendo enganados e perderão seu tempo e valores, aos quais estão sendo investidos junto a este Conselho Expurio .

    SUPREMO CONSELHO é igual a HIGHLANDER …Só pode existir 1 .

    Nelson de Deus / M.: I.: / Grau 9 / Sublime Capítulo Paranapuãn / RJ

  3. Entrei no filosófico e estou no 7º. Grau do Rito Moderno, o aventaç está diferente desse ai e os irmão que estão no grau 9 usam outro avental. É azul com o simbolo do Supremo Conselho no meio. Por que tem essa diferença? É um outro conselho ou teve mudanças nos paramentos?

    1. esse avental em azul, do grau 9 é do Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno do Brasil, Supremo dissidente, Não vou entrar aqui em discussões, pertenço ao SCRM, mas já estive no Filosófico, onde fu ao grau 9, e tenho os dois paramentos. Do Filosófico são mais bonitos, sem duvida. mas o que importa não são os paramentos e sim a filosofia seguida. O SCFRMB que seguir uma linha esotérica, com o rito Francês Tradicional, mais místico. Sou a favor do rito racional e adogmático. Podemos conviver com os dois ritos sem problemas. Regula é a potencia que obedece as tradições maçônicas, Reconhecida a que tem o reconhecimento e outras potencias. uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra. O Filosófico, em que pese a linha que segue, saiu do SCRM, portanto, não pode ser considerado irregular. colquem isso na cabeça (alguns leitores) e deixem a ignorância de lado. O que está errado é a atuação de maçons destruindo a Maçonaria com cisões, GOB, SCRM, ou seja lá qual for.. Atuem sem fanatismo, com liberdade de pensamento e respeito ao que pensa os demais irmãos.. Esse é um dos fundamentos do Rito Moderno. O que podem fazer é eleger melhores representantes para não fazerem bobagens como as dissidências o exigirem a reaproximação, antes que viremos uma bagunça total e continuemos a ser inúteis à sociedade

  4. sou grau 9 com muito orgulho pertenco a loja Paranapuan graus filosoficos e muito bom , convido a todos. tfa Shaolin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Loja Virtual da Maçonaria Liberal

Discussão de temas diversos.

Literary Yard

The best words are those unread

O PARAÍSO DA LEITURA

“Eu realmente acredito que quando iniciamos um livro nasce uma fada.”

O Ponto Dentro do Círculo

Post Tenebras Lux - Os iniciados “viram a Luz”, e cabe agora a eles iluminar o caminho da humanidade.

Meditations on the Tarot

Plunging in the currents of the Hermetic Tradition

%d blogueiros gostam disto: