REVISTA BIBLIOT3CA

Leituras Selecionadas do Editor-Chefe J.Filardo

Os Nove Graus do Rito Moderno ou Francês

Postado por a em http://oritomoderno.blogspot.com.br/
Muitas vezes ao conversar com amigos mais próximos e os mesmo descobrirem que sou maçom, querendo dar uma de entendidos, logo perguntam: “E você já é grau 33? Porque eu conheço fulano que é grau 33 da maçonaria” . Porém quando falamos de maçonaria não podemos generalizar o grau 33 para todos os Ritos praticados reconhecidos pelo GOB (Grande Oriente do Brasil – Potência Maçônica Regular mais antiga e reconhecida do Brasil) este é o caso do Rito Moderno, que é composto de 9 graus. Na realidade a forma mais correta é: 3 graus simbólicos e 5 ordens filosóficas.
 Para ilustrar a minha explicação utilizarei figuras dos paramentos retirada do site do Atelier Maçonico Triângulo da cidade de Balneário Camboriu – SC que você pode visitar clicando aqui.

Quando entramos na maçonaria somos chamados de APRENDIZ, este é o 1o Grau:

Após muito estudo e dedicação podemos ser elevados ao grau de COMPANHEIRO (O segundo Grau)

Por fim após muito mais trabalho e estudo temos a honra de ser exaltados a MESTRE MAÇOM (Este o Terceiro Grau)

Com isto atingimos os três graus simbólicos da Maçonaria – Estes três graus são os mesmo para todos os Ritos, e são os três graus geridos e orientados por rituais expedidos pelos Grandes Orientes.
A partir do 4o Grau os maçons do Rito Moderno operam geridos e orientados pelo Supremo Conselho do Rito Moderno, representado atualmente pelo Soberno Grande Inspetor Geral do Rito Moderno Ir:. José Maria Bonachi Batalla.
No Rito Moderno a expressão correta para os demais graus como mencionei são Ordens. Os maçons então Trabalham nos Sublimes Capítulos (da primeira a quarta ordem), no Grandes Conselhos (na quinta ordem – que tem jurisdição estadual) e no Supremo Conselho (tambem na quinta ordem – que tem jurisdição Nacional e Internacional no caso do Brasil que é considerado o Supremo Máter e divide com a França a presidência alternadamente de 3 em 3 anos).

A Primeira Ordem de Sabedoria (4o Grau), são os ELEITOS ou ELEITOS SECRETOS.

A Segunda Ordem de Sabedoria (5o Grau), são os ELEITOS ESCOCESES.

A Terceira Ordem de Sabedoria (6o Grau) são os CAVALEIROS DO ORIENTE E DA ESPADA.

A Quarta Ordem de Sabedoria (7o Grau) São os CAVALEIROS ROSA-CRUZ.

grau7

A Quinta Ordem de Sabedoria comporta 2 graus – O 8o Grau – CAVALEIRO DA ÁGUIA BRANCA E PRETA, CAVALEIRO KADOSH FILOSÓFICO, INSPETOR DO RITO.

grau 8

E o 9o Grau – CAVALEIRO DA SAPIÊNCIA – GRANDE INSPETOR DO RITO.

grau 9
 Estes 9 graus praticados no Rito Moderno, representam os mesmo estudos praticados em 33 graus de outros Ritos, sendo reconhecidos por outros Ritos através de tratados entre Supremos Conselhos. O Rito Moderno, que é fruto da Maçonaria Francesa, entende que o maçom deve ter a faculdade de pensar livremente, de trabalhar para o bem-estar social e econômico do cidadão, de defender os direitos do homem.

4 comentários em “Os Nove Graus do Rito Moderno ou Francês

  1. Caro Irmão …. gostaria de informar que não “Houve uma cisão” no Rito Moderno … o que aconteceu , foi que irmãos que perderam as eleições no Supremo Conselho do Rito Moderno , resolveram fundar outro Supremo , por não aceitarem o a Democracia Implantada pelo Voto .

    Este novo Supremo Expurio , não tem qualquer validade , e não pode sequer atuar no GOB , por não ter sido sancionado a ele , nenhum tratado de Reconhecimento junto ao GOB-DF .

    Infelizmente , irmãos estão sendo enganados e perderão seu tempo e valores, aos quais estão sendo investidos junto a este Conselho Expurio .

    SUPREMO CONSELHO é igual a HIGHLANDER …Só pode existir 1 .

    Nelson de Deus / M.: I.: / Grau 9 / Sublime Capítulo Paranapuãn / RJ

  2. Entrei no filosófico e estou no 7º. Grau do Rito Moderno, o aventaç está diferente desse ai e os irmão que estão no grau 9 usam outro avental. É azul com o simbolo do Supremo Conselho no meio. Por que tem essa diferença? É um outro conselho ou teve mudanças nos paramentos?

    1. Infelizmente, no Brasil houve uma cisão no Supremo Conselho do RM. Alguns descontentes criaram um novo Supremo Conselho Filosófico do RM.

  3. sou grau 9 com muito orgulho pertenco a loja Paranapuan graus filosoficos e muito bom , convido a todos. tfa Shaolin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Loja Virtual de Estudos "Amigos do GOdF"

Discussão de temas diversos.

Literary Yard

The best words are those unread

O Ponto Dentro do Círculo

Post Tenebras Lux - Os iniciados “viram a Luz”, e cabe agora a eles iluminar o caminho da humanidade.

Meditations on the Tarot

Plunging in the currents of the Hermetic Tradition

%d blogueiros gostam disto: