Bibliotecário
O Ir.´. Marcel Rodrigues, Aprendiz Maçom na Loja Fernando Pessoa 4001 – Rito Moderno – GOSP é co-autor do excelente trabalho acadêmico sobre Freud e Religião que apresentamos hoje aqui.
O paper foi publicado em COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia, ISSN 1809-8428, São Paulo: CEP/PUC-SP, vol. 10, nº. 2, julho-dezembro, 2013, p. 247-258
ABSTRACT: O presente artigo é fruto do trabalho de pesquisa em iniciação científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. A investigação baseou-se no estudo do surgimento e do desenvolvimento do movimento psicanalítico em seus anos iniciais. A figura central do ensaio é Sigmund Freud, considerado o fundador da Psicanálise, uma das mentes mais influentes e, ao mesmo tempo, mais controvertidas do início do século XX. O desenvolvimento da Psicanálise tem como pano de fundo a Europa pós-Iluminista, onde fervilhavam os ideais da ciência pragmática e do positivismo. É neste cenário que Freud postulava suas teorias e debatia contra qualquer tipo de pensamento religioso ou dogmático-teológico. Fica claro que, mesmo se considerando judeu, ele não acreditava em Deus, mas sim, na ciência. O objetivo tencionado para a confecção desta pesquisa foi fazer uma pesquisa bibliográfica e científica acerca da relação entre Freud e a religião.
Se quer ir mais longe clica em
SIGMUND FREUD E RELIGIÃO
Obras maçônicas à venda.
Clique aqui


