Bibliotecário

“… no período entre guerras, quando a Maçonaria foi atacada pela extrema esquerda e pela extrema direita. Os comunistas a denunciavam porque encorajava a fraternidade entre as divisões de classe, enquanto a luta de classes exigia que as lealdades dos trabalhadores fossem exclusivamente aos companheiros. A extrema direita denunciava os maçons por seus ideais de fraternidade internacional. Como maçons às vezes me disseram ironicamente, ‘deve haver algo de bom em nós – fomos perseguidos tanto por Hitler quanto por Stalin’. “
Davis Stevenson não é maçom, mas tornou-se um dos historiadores de Maçonaria mais respeitados, pela seriedade com que conduz o estudo da Maçonaria dentro da História geral das sociedades.
Nesse artigo, baseados em dois de seus livros, ele oferece um panorama da evolução da Maçonaria desde seus primórdios no século XVII, esclarecendo muitas da bobagens que vêm sendo disseminadas por pseudo historiadores que, sendo maçons, introduzem achismos e conclusôes sem justificativa histórica em seus textos.
Um texto essencial para se entender o contexto em que se desenvolveu a Ordem Maçônica.
Leia o texto clicando em
Quatrocentos Anos de Maçonaria na Escócia
Compre Livros sobre Maçonaria – clicando em
LIVRARIA DA BIBLIOT3CA
