Tradução J. Filardo
Por J.A.M. Snoek ***
…
Portanto, o que vou sugerir agora não é mais do que uma visão pessoal de como pode ser a nova teoria sobre as origens da Maçonaria moderna.
Em primeiro lugar, agora sabemos que a Maçonaria não começou em 1717, mas significativamente antes, embora não possamos dizer exatamente quando. Sabemos que William Schaw, Mestre de Obras do Rei da Escócia, assinou novos estatutos para as lojas que existiam lá em 1598, e esses estatutos mostram claramente que essas lojas praticavam a Maçonaria.[7] Na mesma época, encontramos em Londres a loja “Aceitação” dentro da “Companhia de Maçons de Londres”, da qual há uma linha contínua para as lojas que se reuniram em 1716 e 1717. Portanto, as formas do que hoje chamamos de Maçonaria devem ter existido antes de 1600.
Em segundo lugar, ao contrário da visão popular, muitos dos primeiros pedreiros de pedra livre eram tudo menos pessoas simples. Pelo contrário, muitos eram escultores extremamente bem-educados e o que era então chamado de mestres construtores, a quem agora chamaríamos de arquitetos. Um bom exemplo que tem sido objeto de algumas pesquisas recentes é Nicholas Stone (1587-1647).[8] Ele terminou de aprender o ofício em Amsterdã com o famoso mestre holandês Henrick de Keyser; então retornou a Londres e se tornou membro da “London Company of ffreemasons”, como era chamada na época. Ele foi nomeado Mestre Maçom do Rei em 1632 e mestre da Companhia de Maçons de Londres no ano seguinte. E só então, em 1638, ele foi feito um maçom aceito. Quando morreu em 1647, ele era um homem rico com seu próprio atelier. Mesmo se na Escócia os mestres das lojas fossem muitas vezes analfabetos, como Robert Cooper me explicou,[9] isso não significa necessariamente que eles não fossem educados; a educação não precisa da habilidade de escrever, e especialmente em comunidades com uma tradição oral, como era o ritual maçônico, técnicas para memorizar textos seriam aprendidas e treinadas.
Em terceiro lugar, a Maçonaria era “especulativa” (no sentido maçônico moderno da palavra[10]) – ou seja, tinha aspectos simbólicos – desde o início. O que mudou no início do século XVIII.
…
Leia o texto integral clicando em
Pesquisando a Maçonaria: Onde estamos hoje?
Compre Livros sobre Maçonaria – clicando em
LIVRARIA DA BIBLIOT3CA

