Bibliot3cário

Logo que ingressei na Ordem, nos idos de 1980, um Irmão, o saudoso Aveline, me disse: “Você é advogado, vai se sentir em casa. A Maçonaria, na verdade, é uma subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil!”

Por isso, estou certo de que o artigo que publicamos agora é do maior interesse para os todos maçons, na medida em que a Alquimia é fundamental para o entendimento da Arte Real e sua aplicação no campo da hermenêutica jurídica nos ensina e nos leva a estender o conhecimento da alquimia aos campos que nos interessam em particular dentro da Maçonaria.

Lembro-me, quando ainda nas Arcadas do Largo de São Francisco, em São Paulo, foi lançado o livro “O Direito Quântico” do Prof. Dr. Gofredo da Silva Telles, que ainda hoje pode ser encontrado na Amazon em https://www.amazon.com.br/Direito-qu%C3%A2ntico-Ensaio-fundamento-jur%C3%ADdica-ebook/dp/B076CD2HZC.

Não é um livro fácil sobre um conceito fácil. A teoria quântica já é uma enorme dificuldade para físicos, quanto mais para advogados, e fazer a ponte entre ela e a teoria do direito representou um desafio respeitável que somente uma cabeça como a do Prof. Gofredo poderia enfrentar.

Pois não é que o Professor de Filosofia do Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, Andityas Soares de Moura Costa Matos, jurista e poeta conseguiu encontrar um tema tão ou mais complicado do que a aplicação da Teoria Quântica?!

Fosse vivo hoje, estou certo de que o Prof. Gofredo apreciaria o texto do Prof. Andityas como eu o apreciei e quero dividi-lo com nossos leitores.

Se tiver interesse, clique no link abaixo para ler o trabalho:

Ut pictura ius: notas sobre alquimia, emblemas e hermenêutica radical