J. Filardo – Bibliot3cário

A BBC publicou um artigo denominado: O que está por trás do nome escolhido pelo novo papa, Leão?
Nesse artigo, destaco um parágrafo:
Com o passar dos anos, os papas frequentemente escolheram nomes de seus predecessores imediatos ou distantes, por respeito ou admiração e pelo desejo de seguir os seus passos e continuar os pontificados mais relevantes.”
Daí, fomos atrás do Leão XIII que seria o “predecessor distante” do novo pontífice.
Qual a importância disso para nós, os maçons?
A resposta é que o Leão XIII emitiu uma bula papal chamada Humanum Genus que pode ser lida na íntegra no site do Vaticano em ENCÍCLICA HUMANUM GENUS.
Destacamos o ponto 6:
6. Tão logo a constituição e o espírito da seita maçônica foram claramente descobertos por manifestos sinais de suas ações, pela investigação de suas causas, pela publicação de suas leis, e de seus ritos e comentários, com a frequente adição do testemunho pessoal daqueles que estiveram no segredo, esta sé apostólica denunciou a seita dos Maçons, e publicamente declarou sua constituição, como contrária à lei e ao direito, perniciosa tanto à Cristandade como ao Estado; e proibiu qualquer um de entrar na sociedade, sob as penas que a Igreja costuma infligir sobre as pessoas excepcionalmente culpadas. Os sectários, indignados por isto, pensando em eludir ou diminuir a força destes decretos, parcialmente por desprezo, e parcialmente por calúnia, acusaram os soberanos Pontífices que os passaram ou de exceder os limites da moderação em seus decretos ou de decretar o que não era justo. Este foi o modo pelo qual eles esforçaram-se para eludir a autoridade e o peso das constituições apostólicas de Clemente XII e Bento XIV, e também de Pio VII e Pio IX [10]. Entretanto, na própria sociedade, encontraram-se homens que relutantemente concordaram que os Pontífices Romanos tinham agido dentro de seu direito, de acordo com a doutrina e disciplina Católicas. Os Pontífices receberam a mesma concordância, em termos fortes, de muitos príncipes e chefes de governo, que tomaram como um dever ou delatar a sociedade maçônica à sé apostólica, ou por seu próprio acordo por leis específicas declará-la perniciosa, como, por exemplo, na Holanda, Áustria, Suíça, Espanha, Bavária, Savóia, e outras partes da Itália.
Ergo, se o novo pontífice seguir os passos de Leão XIII, as esperanças dos católicos maçons de que um dia as bulas papais possam ser revogadas ou mitigadas se evaporarão completamente e suas almas continuarão a correr o risco de queimar no inferno…
Vejam sobre o assunto:
A Maçonaria e o Vaticano: Bulas Papais e o Choque de Ideais
A Maçonaria e o novo Código de Direito Canónico: uma conciliação possível?
A verdadeira razão pela qual os Católicos não podem ser Maçons
Compre Livros sobre Maçonaria – clicando em
LIVRARIA DA BIBLIOT3CA

O Papa Clrmente Xll cortou os laços da igreja católica e a maçonaria laços que nunca mais serão unidos porque a igreja anda por uma estrada e a maçonaria por outra.
CurtirCurtir
Brother Vilson,
Em minha opinião, nunca existiram laços entre a Maçonaria e a Igreja. A Maçonaria é filha da Reforma, tem origem Protestante e foi isso que o Clemente e a Igreja detectaram logo no início. Assim, da mesma forma que não se pode ser luterano e católico, também é impossível ser maçom e católico.
CurtirCurtir