Por Hercule Spoladore

Fala-se que o Rito Brasileiro teria tido uma origem aparentemente romântica em Pernambuco, quando o comerciante e maçom José Firmo Xavier pertencente a Grande Loja Provincial de Pernambuco, provavelmente pertencente ao Grande Oriente do Passeio, no século XVIII, segundo alguns autores em 1878 e segundo outros em data muito anterior ou seja mais ou menos em 1848, o qual com um contingente além dele e mais 837 maçons, elaboraram uma Constituição Especial do Rito Brasileiro, colocando o mesmo sob a tutela de D. Pedro IIº e do Papa. Existem depositados na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, dois documentos que pertenceram à D. Pedro IIº que nos dão informações sobre esta entidade e que tem o seguinte enunciado:

“Const⸫ Maç⸫  do Esp⸫  Rit⸫  Braz⸫  de Nob⸫  e Aug⸫  Caz⸫  Cor⸫  Liv⸫  sob os Ausp⸫  de S⸫ M⸫ I⸫ S⸫ D⸫ P⸫ S⸫ I⸫ B⸫  meu Alt⸫  e Pod⸫ Gr⸫ da Ord⸫ Braz⸫  em todo o Círculo do Império Brazileiro

Offerecido ⸫

S⸫ M⸫ I⸫ D⸫ P⸫ S⸫ I⸫  do Braz⸫ Alt⸫  e Pod⸫ Sen⸫ Gr⸫ Mest⸫  da Ordem Brazileira”.

Entretanto, a D.Pedro IIº que nunca foi maçom, José Firmo Xavier lhe outorgou o grau 23º, e o considerava o Grande Chefe Protetor, quanto a si, autointitulou-se com o título de Grande Chefe Propagador “ad vitam” sendo que, no caso de seu falecimento seria substituído por um Grande Chefe Conservador. Senão estranho, todavia, muito curioso e interessante.


Se queres ir mais longe, clica no link abaixo:

História da Criação do Rito Brasileiro