Bibliot3ca FERNANDO PESSOA

E-Mail: revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário- J. Filardo

Palácio da Memória: Crie sua técnica de memorização

https://artofmemory.com/

Como construir um palácio da memória

Um Palácio da Memória é um local imaginário em sua mente onde você pode armazenar imagens mnemônicas. O tipo mais comum de palácio da memória envolve fazer uma viagem mental por um lugar que você conhece bem, por exemplo, um edifício ou cidade. Ao longo dessa jornada, há locais específicos que você visita sempre na mesma ordem. Os locais são chamados loci, que é latim para locais. (singular: locus, plural: loci)

Como criar um Palácio da Memória

  1. Passo 1: Para o seu primeiro palácio de memória, tente escolher um lugar que você conhece bem, como sua casa ou escritório.
  2. Passo 2: Planeje todo o trajeto — por exemplo: porta da frente, sapateira, banheiro, cozinha, sala, etc. Algumas pessoas acham que ir no sentido horário é útil, mas não é necessário. Eventualmente, você terá muitos palácios de memória. Você também poderá revisar o palácio da memória depois de testá-lo algumas vezes, então não se preocupe se ele não for perfeito na primeira tentativa.
  3. Passo 3: Agora faça uma lista de algo que você deseja memorizar — uma lista de compras com 20 itens é um bom lugar para começar: cenoura, pão, leite, chá, aveia, maçã, etc.
  4. Passo 4: Pegue um ou dois itens de cada vez e coloque uma imagem mental deles em cada locus do seu palácio da memória. Tente exagerar as imagens dos itens e fazer com que eles interajam com o local. Por exemplo, se o primeiro item é “cenouras” e o primeiro locus em seu palácio de memória é a porta da frente, imagine algumas cenouras gigantes abrindo sua porta da frente quando tocar a campainha.
  5. Passo 5: Faça as imagens mnemônicas ganharem vida com seus sentidos. O exagero das imagens e o humor podem ajudar.
  6. Passo 6: Veja as instruções abaixo.

Se você quiser vincular os itens à sua memória de longo prazo, use  a repetição espaçada e eles ficarão gravados na sua memória.

Exemplo passo a passo

De acordo com a lenda romana, a técnica do palácio da memória foi inventada por Simônides de Ceos cerca de 2.500 anos atrás (embora a técnica, também conhecida como o método dos loci, na verdade remonta aos tempos dos caçadores coletores e é encontrada em muitas culturas).

Esta página contém um exemplo de palácio de memória usando uma cena moderna da pequena vila grega onde Simonides nasceu. É bem possível que o próprio Simonides tenha percorrido esses caminhos.

Neste tutorial, usaremos nosso exemplo de palácio mental para memorizar os primeiros 15 elementos da tabela periódica de elementos. Lembra dela?

Criando o Palácio da Memória

Vamos criar o nosso palácio da memória neste local:

Depois de ter escolhido um cenário para o seu palácio da memória, encontre uma sequência de pontos dentro do local armazenar memórias. Esses locais nunca mudarão. Você vai sempre analisá-los na mesma ordem. Se você ainda não tem uma preferência, talvez seja melhor organizar seus locais no sentido horário, de cima para baixo ou da esquerda para a direita. Não se preocupe com isso por enquanto. Neste exemplo, os locais foram escolhidos para você.

Observe que eles seguem um trajeto coerente pelo local

Você não está limitado a apenas uma área estreita. Você pode usar a mesma técnica andando pela sua cidade ou por um prédio, e escolhendo locais ao longo do caminho.

Neste exemplo, os locais são:

  1. O topo das escadas
  2. A saliência ao lado das escadas
  3. As escadas ao lado da borda
  4. A parte inclinada da parede
  5. O degrau inferior
  6. Em cima da parede
  7. No banco
  8. No buraco acima da porta
  9. Espreitando através de uma das janelas
  10. Em frente à porta
  11. Pendurado nas grades sobre a janela
  12. Dentro da porta
  13. Entre as flores vermelhas
  14. Escondendo-se nos arbustos
  15. No degrau

É útil caminhar mentalmente pelo caminho várias vezes até que você possa fazê-lo com os olhos fechados. Também tente caminhar mentalmente pelo trajeto para trás para ter certeza de que você pode fazê-lo em ambas as direções.

Colocando as memórias

Basicamente, você fará representações visuais (imagens mnemônicas) para cada uma das coisas que deseja lembrar.

Vamos criar e colocar imagens!

Primeira Localização

Aqui está uma imagem de referência para os primeiros locais:

A primeira localização em nosso palácio da memória é no topo das escadas à esquerda.

O primeiro elemento da tabela periódica é o hidrogênio. Precisamos de uma imagem mnemônica para representar o hidrogênio. Pode ser o Sol (que é principalmente hidrogênio), ou talvez água (H20).

O processo de criação de imagens mnemônicas se torna muito mais fácil com a prática, então não desanime se for preciso um pouco de esforço no início para pensar em algo memorável.

Eu imaginaria uma foto do Sol no local #1.

Segunda Localização

O segundo local é a saliência ao lado das escadas. O segundo elemento é o hélio. Imagine um balão de hélio amarrado à pedra na posição #2.

Terceira localização

O terceiro local é nas escadas ao lado da borda. O terceiro elemento é o lítio. Uma imagem para lítio poderia ser uma bateria de lítio.

Você podia imaginar uma bateria rolando pelas escadas.

Quarta Localização

O quarto local é na base inclinada da parede. Neste local, armazenaremos uma memória que representa o berílio.

A palavra “berílio” me lembra “mirtilo”. Eu imaginaria um pode de geleia de mirtilo sendo esmagado contra a parede.

Quinta Localização

No quinto local (o lance de escada), colocaremos uma imagem para representar o boro.

“Boro” lembra “bordado”, então coloque uma imagem de um bordado ali.

Sexta Localização

O sexto elemento é o carbono. Uma boa imagem mnemônica para “carbono” é “carvão”. Imagine uma churrasqueira sobre a borda.

Sétimo Local

O sétimo elemento é o nitrogênio. Uma imagem que soa como “nitrogênio” é “gênio”. Imagine o Stephen Hawkins sentado no degrau.

Oitava Localização

O oitavo elemento é o oxigênio. Quando penso em oxigênio, imagino um traje espacial. Eu imaginaria um astronauta com um tanque de oxigênio flutuando na posição #8.

Nona Localização

O elemento #9 é o flúor. “Flúor” lembra pasta dental. Imagine limpar os vidros da porta com escova e pasta de dente.

Décima Localização

O décimo elemento é o neon. Imagine um letreiro de néon ao pé da porta. Talvez você esteja quebrando um sinal de neon nas pedras lá.

Décima primeira localização

O décimo primeiro elemento é o sódio. Você pode imaginar um saleiro dependurado na parede ou sendo empurrado para fora da janela.

Décima segunda localização

O décimo segundo elemento é o magnésio. Eu imaginaria uma grande embalagem de leite de magnésia perto da porta.

Décima terceira localização

O décimo terceiro elemento é o alumínio. Imagine papel alumínio enrolado ao redor da planta.

Décima Quarta Localização

O décimo quarto elemento é o silício. Imagem chips de computador de silício dependurados na posição #14.

Décima Quinta Localização

O décimo quinto elemento é o fósforo. Tudo o que uma imagem mnemônica precisa fazer é passar da ponta do efeito à língua. Imaginar uma grande caixa de fósforos sobre o degrau deve ser suficiente para ajudá-lo a se lembrar do fósforo, pelo menos depois de caminhar mentalmente pelo palácio da memória algumas vezes.

Repita o processo usando outros cenários e imagens mnemônicas, até se sentir confortável e ver se o processo funciona.