J. Filardo
Bibliotecário

Em um dos graus mais significativos em termos educativos para o maçom, Mestre Anatalino nos ensina segredos importantes da Maçonaria.

Publicado em FREEMASON.PT

Por João Anatalino Rodrigues

Avental do Grau 32 - Sublime Príncipe do Real Segredo (REAA)
Avental do Grau 32 – Sublime Príncipe do Real Segredo (REAA)

A Câmara do grau

A lenda do grau 32 sugere que o seu simbolismo tem como meta a reedificação do Templo de Salomão, a partir de uma nova Cruzada. O grau 32, ao que parece, teve a sua origem entre os maçons templários, que o adaptaram a partir do simbolismo do grau 25 do Rito Escocês. Teria sido criado primeiramente no Rito de Heredom, e depois incorporado ao Rito Escocês Antigo e Aceito como grau 32. Esta disposição transparece inclusive no desenho do avental do no estandarte próprio do grau.

Duas são as alegorias fundamentais em que se apoiam os ensinamentos do grau 32: A Divina Comédia e a Gruta dos Grandes Filósofos. Estes são os motivos que os Irmãos encontrarão nessa Câmara, representados na decoração do ambiente, no painel do grau e nos quadros representando os oito grandes construtores do pensamento humano, através dos quais se prestam homenagem a todos os filósofos que lançaram luz sobre a mente humana.

Assim, depois de comungar com Dante os mistérios do céu e da terra, onde todo o psiquismo humano finalmente se desnuda, e compartilhar com os grandes filósofos as verdades fundamentais que modelam a alma humana, o Irmão, finalmente estará apto a contemplar a Estrela Flamejante, cujo significado lhe será apresentado no último grau, o 33.


Se queres ir mais longe, clica em