Bibliotecário

O que é um Rito? pergunta o Pequeno Príncipe. É qualquer coisa esquecida há muito, responde a Raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias, e uma hora, das outras horas.
(Saint-Exupéry – Le Petit Prince)
Os verdadeiros amigos da Verdade, São aqueles que a procuram, não aqueles que se vangloriam de a ter encontrado.
(Condorcet) [1]
Gostaria de sublinhar brevemente o papel muito importante que os Maçons franceses desempenharam para a criação do R.E.A.A., o qual pelo menos no que respeita aos Altos Graus, é um dos mais praticados do mundo.
Embora tenha sido bem estabelecido que o R.E.A.A. tem as suas origens na Ordem do “Segredo Real” (também designado por Rito de Perfeição, [35] [36]), o seu processo de criação é bastante menos conhecido. A documentação sobre esse processo apresenta diversas lacunas, tais como, referências a documentos cujos originais não foram encontrados, e que as cópias, quando existem, são pouco fiáveis.
No presente estudo é essencialmente referida a acção de quatro intervenientes, embora evidentemente muitos outros tenham contribuído de forma notável para esse processo. São eles, o Cavaleiro Ramsay, Étienne Morin e Henry Andrew Francken, e o Conde de Grasse-Tilly, os quais determinam três fases distintas na história da criação do R.E.A.A..
Continue a ler em:
Notas sobre o papel da Maçonaria Francesa na criação do Rito Escocês Antigo e Aceite (R.E.A.A.)
Compre Livros sobre Maçonaria – clicando em
LIVRARIA DA BIBLIOT3CA


Bom dia
parei de receber o e-mail da Biblioteca Fernando Pessoa desde 23/03. houve algo para não receber mais?
TFA
CurtirCurtir
Brother Artur
A correria do dia a dia interfere com o fluxo de matérias. Logo publicaremos outras matérias.
CurtirCurtir