Trad. José Filardo
A primeira loja em terra africana foi criada em Saint Louis du Sénégal em 1781. Com tudo isso, a maçonaria permanece ali um apanágio exclusivo de europeus: foi preciso aguardar até o início do Século XX para que fossem iniciados os primeiros africanos. Muitos entre eles marcarão a história da África, como Blaise Diagne, originário do Sénégal que se tornará deputado e sub-secretário de estado das Colônias (1931-1932).
Depois da Segunda Guerra Mundial o movimento não para de seduzir as elites africanas que estudam agora nas universidades francesas. Todos militam pela independência de seu país; desde 1960, uma confraria realmente africana vê a luz do dia, amplamente implantada nos mais altos escalões dos novos Estados. Todo-poderosa, ela suscita, entretanto, temores, quando não uma franca hostilidade. Os motivos? Eles são, por vezes, religiosos – o catolicismo e o Islã sempre se opuseram à implantação de lojas – mas, sobretudo políticos.
Na Costa do Marfim, desde 1963, Félix Houphouët-Boigny as impede e as reprime, acusando-as de fomentar conspirações. Uma paranoia amplamente difundida, que conduz à sua intervenção e perseguição em outros países, tais como o Bénin, Madagascar, Zaïre, Guiné e Mali. Nos anos 70, as perseguições chegam ao fim; a maçonaria africana toma um desenvolvimento quase irresistível.
Para o melhor? Nem sempre! Os apetites de poder são numerosos e as lojas rapidamente se tornam etapas incontornáveis em direção ao topo. Mais ainda, os regimes implantados monopolizam as ferramentas maçônicas. Numerosos presidentes africanos são abertamente maçons e se instalam na chefia das obediências de seus países.
A partir daí os ideais humanistas dão lugar à instrumentalização comercial, à corrupção, à rede Françafrique. É o que faz com que se diga que na África de hoje, os maçons estão em todos os lugares, mas a maçonaria não está em lugar algum…
(Jean-Marc Cara http://www.historia.fr/ – Abril 2012 pg. 35)

Bon soir je m’appel Njilo kodjo jephthe je suis ici a rdc Congo 🇨🇩 alors je voulais adhere fraternite illuminate freemasonne je vie vous demande vontre aide grand Master.
CurtirCurtir
Bon jour, somos maçons do Brasil em Guiné Bissau.
CurtirCurtir
Bom dia, Ir. MARCOS
Preciso de conatos de irmãos maçons na Costa do Marfim e outros países da Africa, liga pra mim.
TFA
CurtirCurtir
Precisso de contato de irmãos a que no senegal.
Gosto de ideias do maçon e dos seus ensinamentos.
CurtirCurtir
Caros IIr.’. preciso de contatos de irmãos no Sudão, Egito, Palestina, Dubai
Favor falar no privado 21 994011336
CurtirCurtir
Teu número não aparece no whatsapp, liga para mim Ir.’. +244 935544686.
CurtirCurtir
Caros irmãos preciso se alquem tem contato com algum irmão do Senegal. favor me passe e para agilizar documentos urgente grato.
CurtirCurtir