Bibliotecário

Iniciamos hoje a republicação de artigos do Irmão João Anatalino, publicados no excelente blog FREEMASON.PT.

Os artigos estão relacionados com a formação da Maçonaria especulativa que surgiu no século XVII na Escócia, a partir dos Manifestos Rosacruzes, a Alquimia, o Hermeticismo, mesclando saberes surgidos ou recuperados da Tradição pelo Renascimento, que levou 100 anos para chegar à Escócia, a periferia do mundo conhecido.

Essa mescla, combinada com a estrutura, usos e costumes dos pedreiros escoceses, herdeiros dos Colégios de Construtores romanos tinha um interesse político, sendo colocada a serviço da Dinastia Stuart que governava a Escócia, onde o rei era o Grão-Mestre natural dos pedreiros escoceses.

Essa mesma maçonaria inventada na Escócia deu origem à forma revolucionária de grande loja iluminista, quando os ingleses, em 1723, formaram uma Grande Loja para perseguir e reprimir os maçons jacobitas que contestavam o direito da dinastia Hanover e, ao mesmo tempo, controlar as lojas maçônicas dentro do Reino Unido.

Esperamos contribuir para um entendimento mais científico e esclarecido da Ordem Maçônica, afastando as invenções e achismos que são repetidos ad nauseam por historiadores ignorantes.

Aproveitem

Para ir mais longe, clica em

CABALA E MAÇONARIA


Obras maçônicas à venda.
Clique aqui