Tradução J. Filardo

COMUNICAÇÃO TRIMESTRAL

14 de setembro de 2016 


RECONHECIMENTO DE UMA GRANDE LOJA ESTRANGEIRA

A Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul foi formada em 1928 por quatro lojas regularmente constituídas pelo Grande Oriente do Brasil e que, devido a problemas internos, romperam com o GOB para formar uma Grande Loja separada dentro dos limites territoriais do  estado do Rio Grande do Sul.

Em 1961 e novamente em 2005, o Grande Oriente do Brasil celebrou tratados com a Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul, através dos quais cada parte reconheceu a outra como regular e permitiu a intervisitação entre seus membros.

O Grande Secretário informou que, ao assinar esses tratados, o Grande Oriente concordou em compartilhar seu território com a Grande Loja Estadual e, portanto, não é necessário que essa Grande Loja formalmente busque o acordo do Grande Oriente para o reconhecimento da Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul.

A Grande Loja Estadual, tendo demonstrado que está em conformidade com os Princípios Básicos para o Reconhecimento de Grande Loja e vem funcionando regularmente desde 1928, o Conselho não tem motivos para acreditar que não manterá um caminho regular e recomenda que a Grande Loja do Estado do Rio Grande. do Sul seja reconhecida. Uma resolução para esse efeito foi aprovada.

 

Publicado na Revista FREEMASONRY TODAY da Grande Loja Unida da Inglaterra