
Na língua chinesa: hanyu 漢語, a maçonaria é conhecida como a Sociedade gongjihui 共濟會.
Em 1767, os membros da Companhia das Índias Orientais organizaram oficialmente a primeira loja maçónica na China, com o nome de Amity na cidade portuária de Guangzhou ou Cantão, no sul do país.
A Loja Lodge foi patrocinada pela United Grand Lodge of England. A partir deste momento, conforme o imperialismo se foi intensificando, novas lojas foram estabelecidas, envolvendo um número significativo de estrangeiros, principalmente europeus, e a partir da última década do século XIX, chineses.
A chegada da modernidade à China coincidiu com o surgimento do Império Britânico como a potência mundial hegemónica. O iluminismo e sobretudo a revolução industrial levou-a a reconstruir uma nova ordem global à sua volta. As primeiras abordagens britânicas à China durante a segunda metade do século XVIII falharam, de modo que a sua influência se limitou a Cantão. No entanto, entre 1799 e 1815, as guerras napoleónicas pararam o avanço do imperialismo britânico, mas com a ordem política restabelecida e após o Congresso de Viena (1815), a inclusão da China na estrutura das relações internacionais do Império Britânico voltou a estar na agenda
Neste contexto, a China alimentou-se primeiro de uma modernidade imperialista para em seguida, fazê-lo por uma matiz dos ideais de progresso, civilização e do liberalismo, num momento de declínio da dinastia Qing 大 清 帝国.
Por isso, a análise seguinte contempla a construção de uma ordem mundial britânica e as suas relações com a história da China, já que a Maçonaria apresentou um carácter internacional durante um processo a longo prazo de inserção de modernidade na Ásia através de imperialismos.
Leia mais em MAÇONARIA NA CHINA

Bom Dia Gostaria de Saber sobre a Maçonaria da Coreia do Norte, na Coreia do Sul e no Japão
CurtirCurtir
Não existe maçonaria na Coreia do Norte.
A Maçonaria foi estabelecida na Coreia do Sul no final de 1907 e início de 1908, quando vários maçons residentes na Coreia se comprometeram a estabelecer a primeira Loja Maçônica na Península. Uma carta constitutiva foi emitida pela Grande Loja da Escócia em 5 de novembro de 1908, e o nome Han Yang, um dos nomes antigos da capital, foi escolhido para designar a nova Loja.
Os membros das lojas eram mercadores, mineiros e missionários; ocupações que representavam a maior parte da população estrangeira no que era então conhecido como Chosun.
A Loja Han Yang #1048 S.C. é uma Loja Maçônica em Seul, Coréia. Foi fundada em 1908 e é a Loja Maçônica mais antiga e diversificada da Coréia.
http://www.lodgehanyang.com/en/1048sc
A Maçonaria no Japão começou com a abertura do comércio com países estrangeiros ocasionada pelos Navios Negros do Commodore Perry em 1866. Antes da Segunda Guerra Mundial, várias Grandes Lojas tinham Lojas subordinadas lá, incluindo as da Inglaterra, Irlanda e Escócia. A maioria abateu colunas quando a guerra se aproximava.
A Grande Loja do Japão foi fundada em 1957 e possui 18 lojas com 2.500 membros. É reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra. A Grande Loja do Japão está localizada no Edifício Maçônico de Tóquio (Tokyo Masonic Center), que abriga não apenas a Grande Loja do Japão, mas também vários órgãos anexos.
Centro Maçônico de Toquio
http://www.grandlodgeofjapan.org
105-0011Shibakoen4-1-3
+81 3-3433-4981
CurtirCurtir