REVISTA BIBLIOT3CA

Leituras Selecionadas do Editor-Chefe J.Filardo

literatura, Maçonaria, Política, Social, SOCIOLOGIA

“Protect the integrity”: regularidade no discurso das relações maçônicas internacionais entre Brasil e Inglaterra (1880-2000)

Felipe Côrte Real de Camargo **

Resumo

Uma das maiores aspirações da maçonaria moderna é a universalidade. Para concretizar esta vontade de ser global, um dos instrumentos fundamentais de qualquer potência maçônica, é a condução de suas relações exteriores. Existem diretrizes, apesar de suas muitas divisões, sobre as quais as potências se apoiam para que se reconheçam como legítimas, ou no jargão maçônico, regulares. Este artigo pretende construir uma introdução ao discurso da regularidade que tem sido o fio condutor de uma grande ala das potências maçônicas pelo mundo. Para dar concretude a tal discussão, analisarei brevemente as relações entre Brasil e Inglaterra no âmbito das potências classificadas como regulares, buscando entender como esse critério é construído, aplicado e modificado em contextos históricos distintos

 

Introdução

Pode-se pensar que as relações maçônicas internacionais, e mais ainda, que as relações exteriores de uma dada potência sejam assuntos estritamente maçônicos, isto é, que seu interesse esteja restrito aos informativos e revistas especializadas, de circulação interna. Porém, os estudos históricos contemporâneos têm nos mostrado que alguns temas, que até então seriam entendidos como filigranas dignas de antiquários, podem ser na verdade pontos de inflexão para um entendimento mais amplo e sofisticado de um tema.

Continuar a ler  em:  REGULARIDADE

5 comentários em ““Protect the integrity”: regularidade no discurso das relações maçônicas internacionais entre Brasil e Inglaterra (1880-2000)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: