Tradução de António Jorge, M∴ M∴

MRI Ilan Segev, Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel
MRI Ilan Segev, Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel

O recém-instalado Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel, Irmão Ilan Segev foi citado no jornal mais lido daquele país dizendo que acredita que é hora da Fraternidade em Israel começar a admitir mulheres.

O MRI Ilan Segev assumiu funções em 12 de julho de 2022. Num artigo cobrindo o seu discurso aos Irmãos publicado no Israel Hayom (Israel Today) em 28 de julho, ele é citado partilhando as suas opiniões sobre a modernização da Ordem.

O mundo mudou desde que a Grande Loja da Inglaterra foi fundada em 1717. Em 2022, não podemos ignorar que as mulheres representam metade da população, e há uma necessidade real de examinar a possibilidade de fazer uma mudança. Não há dúvida de que os princípios da Maçonaria falam a todas as pessoas, independentemente de religião, raça ou género. Tenho uma série de ideias que apresentarei ao grande comité da Grande Loja, e então abri-las-emos para discussão na Ordem”.

Uma tradução em inglês do artigo foi postada na página na Internet do jornal em 4 de agosto. O repórter, Eyal Levi, continuou com uma entrevista e escreveu sobre muito mais do que a conversa atraente sobre a transformação dos membros. Clique AQUI para a ler na íntegra.

As mulheres não são aceites actualmente”, continua o artigo, mas Segev referiu que “isto pode mudar. Estou a trabalhar nisso. Existem lojas em França que já foram abertas para mulheres. Estou a pensar num determinado modelo, sobre o qual não entrarei em detalhes agora, mas quero que as mulheres desempenhem um papel importante na sociedade. Quando a Maçonaria foi estabelecida, as mulheres não trabalhavam, elas ficavam em casa. Em 2022, o mundo está diferente e devemos progredir”.

O que vai acontecer com certeza eu não sei, mas através de um processo, acredito que em breve as mulheres também poderão ser Maçons. Eu disse durante a cerimónia: ‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Amor, Ajuda e Verdade ‘. Qualquer pessoa experiente pode entender estes valores. É por isto que teremos que mudar o sistema e ajustar a Constituição”.

A actual Grande Loja de Israel completará o seu septuagésimo aniversário no próximo ano. Clique AQUI para ler a breve história da Maçonaria em Israel, escrita por Leon Zeldin.