Bibliotecário

O Ir. Ivan Pinheiro nos presenteia mais uma vez com uma peça de arquitetura admirável sobre um assunto de suma importância dentro da Ordem e que é relegado a um segundo plano. Recorrendo a pesquisadores modernos da História da Maçonaria que vêm derrubando muitos mitos e alegações infundadas da historiografia oficial imposta aos maçons do mundo inteiro.

Vejamos o resumo:

Na Maçonaria a ars memoriae já há tempos encontra-se oculta em meio às ritualísticas, ora nas entrelinhas das Artes Liberais, ora por entre as Virtudes Cardeais. Todavia, a sua importância pode ser ainda maior se explicar a transição da Fase Operativa à Especulativa, hipótese aventada por Frances A. Yates. Ao seguir essa trilha, este estudo analítico-crítico, lastreado na literatura traz uma hipótese inusitada: as Fases Operativa e Especulativa podem ter sido concomitantes ou, com maior ousadia especulativa, tendo por base a historiografia oficial, a última, lato sensu, pode mesmo ter antecedido a primeira.

Com uma abordagem de nível científico, o texto revela muito dos primeiros momentos de existência da Maçonaria especulativa.

Os leitores podem acessar o texto completo clicando em:

Maçonaria e Memória: Um vínculo esquecido, elos perdidos

e, de quebra, podem apreciar instruções para criar seu próprio palácio da memória, clicando em

Palácio da Memória: Crie sua técnica de memorização