O Grão-Mestre Geral (em exercício) do Grande Oriente do Brasil, Ir.’. Euripedes Barbosa Nunes emitiu o decreto # 1.551 de 02 de Agosto de 2017:
“CONSIDERANDO que as potências maçônicas regulares reconhecidas mundialmente são relacionadas na publicação List of Lodges, e que de acordo com informações verbais obtidas junto à empresa editora do List of Lodges, nele figurarão a partir da edição de 2018, o Grande Oriente do Rio Grande do Sul, o Grande Oriente de Santa Catarina e o Grande Oriente de Mato Grosso, e ainda, que apenas por perda de prazo, o Grande Oriente do Paraná somente figurará a partir da edição de 2019. não se constituindo impedimento de ordem legal.
………
Artigo 1 – Fica oficialmente estabelecida a intervisitação entre os maçons e as Lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil e os Grandes Orientes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
Veja a íntegra do decreto em: Decreto 1551 de 2/8/2017

Boa tarde Ir.; só acho que a União deveria permanecer entre todas as potências que seguem a oob.; pois se devemos ser justos e perfeitos o porque dessa desunião? TFA. G.L.M.M
CurtirCurtir
Por essas e outras a Grande Loja de Santa Catarina, na pessoa do seu Gr Mestre, declara o GM do GOB, SR MARCOS JOSÉ, Persona non grata na Jurisdição de SC. Veja o teor do Decreto 026 na área pública da GRANDE LOJA DE SANTA CATARINA http://www.mrglsc.org.br
CurtirCurtir
É simplesmente lamentável! Claro que determinados atos distingue quem deveria realmente integrar a verdadeira Maçonaria.
Trata-se então de um grande desrespeito aos LANDMARKS.
E determinadas autoridades, se quer, tem respeito com os Princípios Maçônicos.
Iniciado é Iniciado = Maçom.
Para mim existe o ativo e o inativo . TFAPTVT
CurtirCurtir
Em Santa Catarina essa divisão pouco existiu. Os irmãos das três potências, e também os dirigentes das mesmas, tem grande amizade, sempre se reconheceram apenas pararam da se visitar devido ao decreto mas a amizade nunca mudou.
CurtirCurtir
Republicou isso em REVISTA BIBLIOT3CA.
CurtirCurtir
Sou do GORJ – ARLS Justiça e União de Vilar dos Teles – nº 13 – e estou pouco me lixando se posso ou visitar Lojas do GOB. Não me faz falta, se ela está ou não na List of Lodges. Na minha Loja praticamos a verdadeira Maçonaria e lá vou semanalmente para recarregar a “minha bateria” de energias positivas. Meus Irmãos e eu vivemos em união e isso me basta!
CurtirCurtir
Muitos ir.: estão perdendo a excência da maçonaria e fazendo das potências como se fosse torcida de futebol, ao invés de seguirem o Livro da Lei que nos foi dado pelo G.A.D.U, ficam disputando quem vai ser o melhor é o maior. Acordem e olhem para (Iran Abif) e os demais que morreram por nós para manter a maçonaria como um espelho para os profanos.
CurtirCurtir
Minha Loja é filiada ao GOMG (COMAB). Ficamos só observando o dilema dos irmãos do GOB-MG e suas dificuldades em gerenciar esse absurdo. Tivemos irmãos, convidados a substituir o avental vermelho pelo azul, para poder participar de uma sessão, lamentável!!!
CurtirCurtir
Não considero nenhum progresso neste ato. A intervisitação continua a ser negada do mesmo jeito. Para mostrar a verdadeira fraternidade maçônica deveria abranger todos os membros da COMAB; e não apenas alguns que irão entrar na List of Lodges. Este Decreto, para mim, tem intenção eleitoreira. Mas continuará a manchar o GOB no desrespeito aos Landmarks. Sou integrante do Grande Oriente Paulista e tenho orgulho de pertencer a este Grande Oriente.
Se quiserem realmente mostrar BOA VONTADE, sejam acolhedores nas propostas partindo para a União completa. TFA. Rodolfo Aneas.
CurtirCurtir
Para quando, de acordo com a ideia de Maçonaria Universal, numa terra em todos os homens devem ser iguais, os IIr.: das diversas OOb.: ditas regulares e Irregulares se unam e o direito de intervisitação passe a ser uma coisa comum, um dado adquirido, no respeito das ideias de cada um e respeitando os nossos Valores?
T.:A.:F.:
José Fava
CurtirCurtir
Quando o GOB anulará o Decreto proibindo a Intervisitação com as Grandes Lojas do Pará e Pernambuco?
CurtirCurtir
Bom dia
Desejo uma consulta, sobre a origem do S S S e S F U, que deve ser pronunciado quando da transmissão da palavra semestral.
Se for o caso, em se tratando de pesquisa particular, informar o valor.
Parabenizo pelas matérias publicadas, sempre de grande valia.
Fraternalmente
Jadir Zanardi Venerável Mestre da Loja Maçônica Alexandre Brasil de Araujo n° 191 – GLMERJ
________________________________
CurtirCurtir
Ir.’. Zenardi,
Neste trabalho, você tem uma excelente pesquisa sobre SSS: S.’.S.’.S.’.
Verei se encontro alguma coisa sobre S.’.F.’.U.’.
TAF
CurtirCurtir
Zé Filardo, mano:
Depois deste decreto, que comparei ao bode do indiano, veio outro (mais uma suspensão e outra intervenção, desta vez em MG), cuja resposta segue abaixo.
Um grande abraço,
JG
CurtirCurtir
Bom dia, Brother João,
Eu vi os decretos do Grão-Mestre Geral do GOB.
Estou acompanhando essa polêmica, que considero lamentável, mas como se trata de política interna, não vejo necessidade de torná-la pública.
CurtirCurtir