José A. Filardo M.´. I.´.
Em nossa série de artigos e pesquisas publicadas na Revista, procuramos esclarecer as influências e antecedentes da formação da Instituição que conhecemos hoje como Maçonaria.
Primeiro, em https://bibliot3ca.wordpress.com/a-verdadeira-primeira-grande-loja/ procuramos mostrar o que era a Maçonaria Operativa na Europa, como o principal elemento que informa nossa estrutura e simbologia.
Depois, mostramos o que eram as Guildas inglesashttps://bibliot3ca.wordpress.com/607-2/ também chamadas Companhias de Libré.
Depois, particularizamos uma das guildas – A guilda dos Stonemasons – https://bibliot3ca.wordpress.com/o-dna-da-maconaria-a-companhia-dos-macons/ vez que tudo indica ter sido nela que nossos fundadores se basearam para estruturar a nova instituição.
Em nossas pesquisas, entretanto, topamos com uma informação crucial sobre o ambiente político da época que pode ter determinado a constituição da primeira grande loja e sua difusão a partir dai – O Riot Act de 1715. https://bibliot3ca.wordpress.com/dna-da-maconaria-por-que/
LEI MAIS EM:
Clique nos links abaixo:
- O DNA da Maçonaria – Por que?
- O DNA da Maçonaria – Os Clubes Hell-Fire (fogo do inferno)
- O DNA da Maçonaria – As Companhias de Libré
- O DNA da Maçonaria – Os Clubes de Cavalheiros
- O DNA da Maçonaria – A companhia dos Maçons