Tradução J. Filardo

A maçonaria nunca foi proibida pela ditadura comunista cubana. Sua rica e longa história, ligada pelo poder à luta emancipadora da ilha, é mais complexa do que parece. E a tolerância que o regime mostra em relação a ela é mais uma tática política do que uma convergência real de ideais.
“Em 2006, enquanto morava no Equador, irmãos de uma das principais lojas de Quito me propuseram acompanhá-los em uma delegação a Cuba, dizendo: “Venha conosco, nós te apresentaremos ao irmão Fidel”. Eu nunca tinha ouvido falar que Castro era maçom e quando pedi esclarecimento me responderam muito seguros de si mesmos: “Ele foi iniciado com Che Guevara quando eles estavam no México antes da Revolução” sem me contar mais. Eu não tinha motivos para colocar em dúvida as palavras desses irmãos e já me imaginei, posando de avental ao lado do “Líder Máximo”. Infelizmente, quando chegamos a Havana, soubemos que Fidel adoecera seriamente e não o encontramos.”
Esta anedota, relatada por Jacques Lafouge, que foi Grão-Mestre do Grande Oriente da França em 1996-1997, confirma uma lenda tenaz que continuam a vender os irmãos que, na América Latina, veem na Maçonaria a mãe de todo o progressismo, inclusive entendido em sua suposta conivência com o marxismo autoritário da versão cubana.
Isso ocorre porque Fidel era maçom, eles tentam explicar, que Cuba seja o único país comunista que não apenas tolerou a Maçonaria, mas também a protegeu e até mesmo exaltou.
Ler mais em SER MAÇOM EM CUBA
Irmão boa tarde será que tens recebido meus email?não respodes nada porque.ou não me mande também teus email.
CurtirCurtir
Os emails são enviados automaticamente a todos os seguidores do blog e a resposta pode ser encontrada nos comentários.
CurtirCurtir
desde quando ser maçom é sinônimo de “pensar livre”? talvez apenas no GOF que não EXIGE a crença em G.A.D.U., nos outros orientes os maçons ainda são coagidos a acreditarem em deus para serem iniciados.
CurtirCurtir
Tente uma loja do Rito Moderno do GOSP. Talvez você se surpreenda. Não se fazem perguntas sobre assuntos de foro íntimo ao candidato.
CurtirCurtir
interessante. mas se eles tivessem retirado as referências a GADU nos rituais igual fez o GOF eles não estariam ainda ligados ao GOSP certo? abrir mão do interrogatório mas continuar com as referências religiosas nos rituais é como trocar 6 por meia dúzia.
CurtirCurtir
Os rituais do Rito Moderno usados no GOB e no GOSP são os rituais positivistas da reforma AMIABLE. Não há referência religiosa alguma no ritual. Algumas lojas do RM se aproximam bastante do GOdF. Mesmo assim, você está certo. O que importa é a atitude de querer ficar dentro do universo da Grande Loja da Inglaterra e a neura de ser “reconhecido” por eles.
Mas há esperança ainda. O GOdF pode, eventualmente, abrir uma província no Brèsil…
CurtirCurtir