Ir.’. Gustavo Patuto

A coleção consistirá em 5 volumes, dos quais dois já estão publicados e à venda.

A ideia de se organizar e publicar esta série de livros foi reunir Irmãos para discutir a Maçonaria do Rito Moderno e a Filosofia. “Os Grandes Pensadores da Humanidade e o Rito Moderno” contou com muitas horas de estudo e debates.

Notem as diferentes formas de linguagem e expressão nos capítulos. Além disso, retiramos da zona de conforto aqueles valorosos irmãos dando liberdade na escolha dos temas e na definição dos “Pensadores”, porém solicitando o contraponto com o Rito Moderno e a Maçonaria.

Essa é uma obra a recomendar aos aprendizes como forma de acelerar a evolução, investigação e a prática da Filosofia; aos Companheiros que buscam estudar a Filosofia e aos Mestres, no sentido de aprimorar os conhecimentos.

Não foi a minha intenção reunir catedráticos de Filosofia, mas trazer diferentes pessoas, com diferentes bagagens e experiências para tratar de um excelente tema.

TOMO I

 

Começamos os estudos no Tomo 1 com uma reflexão do Ir∴ Victor Guerra, onde ele pondera a Maçonaria e a Filosofia como paradoxos. Em seguida temos os estudos através dos filósofos gregos Sócrates (399 a.C), Aristóteles (322 a.C) e Epicuro (270 a.C).

Viajaremos no tempo até́ Espinoza (1677), onde o Ir∴ Anderson Broska (Aprendiz da A∴R∴L∴S Renovação da Luz, 155 do GOP/PR) apresenta o seu primeiro trabalho maçônico, evidenciando que não precisa chegar ao grau de mestre para escrever sobre Maçonaria.

Teremos os capítulos com John Locke (1704), analisaremos o Iluminismo com David Hume (1776), Rousseau (1778) e Voltaire (1778). Por fim, Adam Smith (1790) nos abrilhantará neste livro com a sua economia clássica.

 

TOMO II

 

 

Retomamos os estudos no segundo Tomo de “Os Grandes Pensadores da Humanidade e o Rito Moderno” com mais 10 grandes filósofos. Começamos a obra com Immanuel Kant (1790) e o seu Idealismo Alemão.

Avançaremos para 1857 e Augusto Comte irá trazer a sua sociologia e Positivismo para, em seguida, voltar ao Idealismo alemão e ao Kantismo com Schopenhauer (1860). Em 1883 teremos Karl Marx e o seu Marxismo e, no Século XX, com Nietzsche e a obra ‘Maçonaria: O antípoda da moralidade’ e Joseph John Campbell com ‘A Mitologia e a Filosofia na perspectiva maçônica’.

Teremos, ao final do livro, o Irmão∴ Joaquim Villalta fazendo uma reflexão sobre a “Regularidade e Filosofia Maçônicas: uma paráfrase de acordo com Patrick Négrier” e o último filosofo deste livro será́ Habermas.

Encerramos o segundo tomo com uma ‘Cronologia da Maçonaria, Filosofia e Ritos antes do Rito Moderno’, de autoria do Irm∴ Luis Cichoski.

 

Informações de contato: Irm.: Gustavo Patuto pelo celular:

+55 41-99900-8601 – WhatsApp

E-mail:  gustavopatuto@gmail.com