A Inspiração por trás do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci

 

Tradução J. Filardo

por Walter Isaacson

Um olhar sobre o desenho clássico despojado de sua essência

Esboço de Leonardo da Vinci

Marcus Vitruvius Pollio, nascido por volta de 80 aC, serviu no exército romano sob César e se especializou no projeto e construção de máquinas de artilharia. Os seus deveres levaram-no para o que são agora a Espanha e a França e até mesmo ao norte da África. Vitruvio, mais tarde, tornou-se arquiteto e trabalhou em um templo, já não mais existente, na cidade de Fano, na Itália. Seu trabalho mais importante foi literário, o único livro que sobreviveu sobre arquitetura da antiguidade clássica:De Architectura, conhecido hoje como Os dez livros sobre arquitetura.

Durante muitos séculos obscuros, o trabalho de Vitrúvio foi esquecido, mas no início dos anos 1400 foi uma das muitas peças da escrita clássica, incluindo o poema épico de LucrecioSobre a Natureza das Coisase as orações de Cicero, que foram redescobertas e recolhidas pelo pioneiro humanista italiano Poggio Bracciolini. Em um mosteiro na Suíça, Poggio encontrou uma cópia do século VIII do opus de Vitrúvio, e a enviou de volta a Florença. Lá ela se tornou parte do firmamento das obras clássicas redescobertas que nasceram no Renascimento.

Ler mais: Por trás do Homem Vitruviano

The URI to TrackBack this entry is: https://bibliot3ca.com/2017/11/02/a-inspiracao-por-tras-do-homem-vitruviano-de-leonardo-da-vinci/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Boa noite

    Como devemos analisar o ternário dentro do quaternário?

    Att

  2. A cada dia que passa fico intrigado com o legado cultural do homem antigo, como por exemplo Vitrúvio. De onde veio a idéia que resultou no escrito por ele deixado. Ao que tudo indica os antigos deram a partida, nós os seguimos; tenho quase por certo que o que eles pensaram e escreveram são o alicerce ou a base daquilo que designamos hoje de alta cultura, ciência e religião.

  3. Boa noite. Gostaria que você me indicasse livros/revista sobre o ritual de Emulação e onde comprá-los.

    Fraternalmente,Luiz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: