Leandro Minozzo
Professor universitário, mestre em Educação e escritor

Apesar de ser uma organização teoricamente discreta, a aproximação de políticos da extrema-direita com a Maçonaria brasileira tem chamado atenção. Eventos dentro de lojas, manifestações oficiais de entidades ligadas à ordem e o uso de símbolos por grupos radicais tornaram-se comuns. Há até mesmo fake news pró-radicalismo usando a maçonaria como entidade legitimadora de virtude e moral. Por tudo isso e pela total falta de crítica a fatos graves mais recentes consolidou-se na opinião pública uma adesão da ordem ao estado das coisas atual. E isso não é a verdade – há, sim, contestação. Peço a palavra porque uma manifestação de princípios e do que está escrito sobre a ética maçônica se faz necessária. Poderia usar filosofia, mas ética diz respeito a “cuidado” e acredito que é esse um elemento importante para nos situarmos. Cuidar fala de virtudes e de necessidades humanas – e é por aí que o ideal de espírito maçom caminha.
Mesmo com a restrição dos debates partidários dentro das lojas, é natural que existam maçons de direita, de esquerda, de centro e até aqueles que não se posicionam. O que causa desconforto é o alinhamento de número significativo de maçons ao que podemos chamar de bolsonarismo, ou à tendência política caracterizada pela idolatria, pelo conflito permanente, apologia à violência, pelo conservadorismo radical e sectário e pelo apoio incondicional às medidas neoliberais (de patriotismo questionável). Há, entretanto, uma gritante incompatibilidade entre os princípios da Maçonaria com esse viés político e moral descrito, com o bolsonarismo. Na última semana, com a afronta ao republicanismo feita na ameaça contra o STF e o Congresso Nacional, essa incompatibilidade entre os valores e as manifestações do bolsonarismo em relação aos da maçonaria tornou-se ainda mais forte.
Não são poucos os pontos de divergência das duas éticas, na da construção social que valoriza a humanidade e na outra que prega e aposta firme no sectarismo e em símbolos de violência. Esses pontos vão muito além dos conhecidos fins que perseguimos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade – ou mesmo nas virtudes esperança e caridade. Há princípios pelos quais Todos os maçons devem basear suas vidas e, em quase sua totalidade, eles se confrontam diametralmente com o bolsonarismo. Lutar contra o sectarismo político, religioso e racial e contra o obscurantismo e a tirania, por exemplo, são princípios, são imperativos morais básicos de um irmão aprendiz ou mestre. A sabedoria almejada pelo maçom o serve para fazê-lo livre, justamente por ser torná-lo capaz de superar suas paixões, o medo e a manipulação de qualquer forma.
O Estado laico e democrático é uma conquista e um símbolo extremo de liberdade, de respeito ao próximo e de promoção do diálogo fraterno – valorizados sempre pela ordem. Nas lojas, há também forte restrição quanto a debates de cunho, vejam só, religioso, tamanho é o cuidado com a liberdade, com a igualdade. Tem-se um cuidado extremo com o respeito ao próximo, tal qual nos diz a regra de ouro.
Na sua definição, a maçonaria é uma instituição filantrópica, educativa e progressista, e sendo assim, com foco em humanidades (porque filantrópica não é só ajudar os necessitados, mas é gostar do ser humano!). Há nela o estudo da filosofia grega e das obras de grandes seres humanos, que deixaram exemplos transcendentais. Há também a valorização das ciências, das artes e da educação. O progresso é o exercício de responsabilidade com o futuro, com a tolerância, com o aprimoramento pessoal e da sociedade – e ele só é alcançado com base nas virtudes e nos princípios que estão muito bem escritos. O Deus onipresente traz, a cada nascer do sol, a beleza do renascimento e da universalidade para que tentemos construir um mundo melhor para todos, mais justo.
A busca pela Verdade constituí outro ponto chave na ética maçônica. Ela se dá através do autoconhecimento, da relação com Deus e com o emprego frequente das ciências. A busca pela Verdade valoriza a inteligência, a discussão rica em argumentos e visa a evolução. E como fica essa busca na era do WhatsApp manipulado por empresários? Num tempo de notícias falsas, da manipulação de fatos históricos e de mentiras contadas em diversos meios, indo até contra dados científicos estabelecidos como a forma da Terra, o bolsonarismo, baseado nos ensinamentos do assumido guru Olavo de Carvalho, ameaça o trabalho de construção individual do maçom e de seu objetivo de ser útil para a sua comunidade. Um mentor como Olavo de Carvalho tem que direito de indicar cargos em alto escalão para guiar a Pátria? O que ele e sua verve podem edificar de virtudes para os filhos do Brasil?
A ética do maçom jamais permitiria que se debochasse do desempregado ou favorecesse a exploração do homem. Muitos maçons são servidores públicos e sofrem ao serem chamados de parasitas. Por outro lado, a defesa dos direitos trabalhistas, o combate ao trabalho escravo e a busca pela oportunidade de ocupação digna para todos são bandeiras da Maçonaria.
A ordem se vangloria em ter participado de momentos históricos relevantes como a Revolução Americana e a Revolução Francesa. O republicanismo é marca forte da Maçonaria, assim como o respeito firme às Leis, à Constituição. A instalação da República no Brasil também teve forte atuação maçônica e remonta a coragem de Tiradentes até as mãos de Ruy Barbosa.
No Rio Grande do Sul, adotamos os símbolos maçônicos da Revolução Farroupilha no vermelho da bandeira, no brasão e nas homenagens ao maçom Bento Gonçalves. E o que os farrapos criaram para contrapor a injusta tirania imperial? Uma república.
São diversos os argumentos, afinal, que expõem essa incompatibilidade. Questiono: como é possível resgatar esses fatos históricos ao mesmo tempo em que se alinha à ameaça à república e à democracia?
Como se vangloriar de fatos históricos, da busca pela elevação de espírito, do conhecimento dos princípios e se deixar ir na direção oposta?
Maçons devem propagar sua doutrina pelo exemplo, por suas palavras e postura, não pelas posses ou posições de poder.
Maçonaria “raiz” e o bolsonarismo não combinam e jamais combinarão. São incompatíveis.
Obras maçônicas à venda.
Clique aqui
O autor do texto é colunista do blog Brasil247 (2+4+7=13).
Seria o Lulo-Petismo compatível com a ética maçônica?
TFA.
CurtirCurtir
Brother Thiago
Pode definir seu entendimento da ética maçônica?
Poderia apontar os pontos em que o lulo-petismo conflita com a ética maçônica?
Seria em sua preocupação com os menos favorecidos?
Seria em defender o universalismo e combater os preconceitos contra minorias?
Seria ao proteger os direitos fundamentais ao trabalho e à renda?
Seria a tolerância com todas as crenças e religiões?
CurtirCurtir
Brother Filardo,
Alguns pontos em que o lulo-petismo conflita com a ética maçônica:
– em nossos templos prezamos pelos símbolos nacionais e patrióticos, os quais o PT notadamente despreza
– em nossos templos admitimos homens livres e de bons costumes: o PT milita contra a liberdade e contra os bons costumes e promove todo tipo de criminalidade possível e imaginável (alô, Celso Daniel, alô “diálogo cabuloso” com PCC)
– em nossos templos (ao menos 90% deles) o livro da lei (ou das sagradas escrituras) é uma das luzes, o qual o PT rasga e macula diuturnamente
– em nossos templos combatemos o despotismo, a ignorância, o preconceito e os erros (adjetivos mais que adequados a Lula e seus asseclas)
– em nossos templos combatemos a tirania: o PT vem aparelhando maciçamente o Estado brasileiro e suas instituições (as eleições de 2002 a 2016 foram só a cereja do bolo)
– em nossos templos defendemos valores familiares, sobrinhos sobrinhas e cunhadas, enquanto o PT os ataca e busca ativamente dissolver
– em nossos templos trabalhamos À G D G A D U, enquanto o comunismo lulopetista é ateísta em suas raízes marxistas
– em nossos templos já fomos anticomunistas, em 1948, pesquise o decreto do GOB
…
Eu poderia continuar até amanhã, e escrever uma dissertação sobre cada um dos pontos acima, mas tenho mais o que fazer. Se a cegueira e a ideologia já tomou posse do espírito do irmão, é melhor voltar pra câmara de reflexões.
CurtirCurtir
Brother Thiago,
Nesse nível não dá para conversar. Pensava que o Ir.´. fosse um pouco mais cultivado.
CurtirCurtir
O Irmão Thiago Anitelle em nenhum momento mostrou-se desrespeitoso ou incoerente. Não compreendo em que o irmão é “pouco cultivado”. Talvez eu próprio também o seja, sabe-se lá… Seja como for, o Irmão Zehfilardo é uma pessoa preparada e culta, reconheço-o sem nenhuma ironia ou intenção oculta, e quero solicitar ao irmão que apresente argumentos lógicos e factuais que se contraponham aos do Irmão Anitelle, e não argumentos ad hominem, mais próprios de um estudante de nível médio. O Senhor Zehfilardo pode mais que isso.
CurtirCurtir
Brother Rodrigo,
Só vou tratar desse assunto depois do dia primeiro de novembro.
Mas, somente para não ficar no ar, achei o seu cliente “pouco cultivado” pois esperava justamente que ele apresentasse “argumentos lógicos e factuais” e não opiniões marcadamente influenciadas pela repetição ad nauseam de bordões de propaganda a que todos estamos sujeitos.
Esperava, só um exemplo:
A maçonaria é contra a pena de morte. O Bolsonarismo apoia e incentiva a pena de morte.
Só isso, coisinha simples.
CurtirCurtir
Quando se abre uma fossa, se liberta os ratos os fascistas. E o fascismo está entre os homens que deveriam lutar pela Liberdade. Tortura nunca foi algo que se defendeu entre aqueles que juraram perante o Sagrado Livro. O preconceito muito menos. Logo esta infestação fascista é de causar espanto, tristeza e com certeza, muitos destes nunca buscaram a Verdade nem mesmo nos Rituais da Ordem, quanto menos no coração. O Maçon, que não seja um perjuro, grite bem alto: Fascistas, não passarão. Que se depure a Ordem destas nefastas figuras de gente ruim e sem caráter.
CurtirCurtir
Meu caro,
Enquanto democrata, eu aceito a existência desses pobres de espírito que são incapazes de formular uma frase dotada de sentido sem atacar pessoalmente o interlocutor.
São ignorantes, confundem Maçonaria com milícia fascista, sem se dar conta de que seus valores não se coadunam com os princípios defendidos pelos maçons.
Meu maior problema é respeitar o MICTMR, pois eu não os reconheço como irmãos e provavelmente eles também não nos reconhecem. Eles só me envergonham. Ao ponto de evitar que as pessoas saibam que sou maçom, pelo risco de ser confundido com o Mourão e outros indivíduos desprezíveis.
CurtirCurtir
O que eu tenho percebido é que, a instituição República, não está..como posso dizer, sendo realmente como deveria ser, ao menos em teoria. O que deveras temos: De um lado, a falta de educação,para dizer o mínimo, do dirigente(?) da nação,de outro, anos e anos e anos de um grupo de pessoas que só se importam com seu próprio bolso, onde salários avantajados, benesses tentadoras,tendem a um único fim, o colapso,o desrespeito com o semelhante.Mas no entanto,o que realmente sinto, é uma falta de amor ao país,sabe, aquele amor realmete sem partidos, sem esquerda sem direita, onde o páis deveria ser o objetivo maior.Não devemos nos degladiar, dentro ou fora de loja.Não aceito essa inversão de valores que tentam apregoar aos quatro cantos, onde vejo a cada dia, o desmanche da sociedade como todo, mas também não dá para aceitar, a deselegância, de um governo que muitas vezes apenas nos envergonha.Estes tempos que vivemos são tenebrosos.Meus irmãos, do Aprendiz ao Mestre Instalado, somos , ou ao menos, deveríamos ser, o deiferencial.Lembro de uma situação que vivi, a exatos 12 anos atrás, fui ao cartório,na cidade de Aracaju-SE, fazer o registro de meu filho que nasceu naquela capital, e após pegar o dito documento, vi que na assinatura do escrivão, havia a tripontuação; e perguntei quem havia assinado, fui orientado a ir a uma mesa, fui lá e identifiquei-me como tal, ganhei um TFA, e haviam duas senhoras, mãe e filha ao lado, creio que perceberam algum teor da conversa, e sabe o que disseram?- Minha filha esses dois homens ,são maçons, são homens de bem e de respeito,são referência para todos os outros.Nunca mais me esqueci disso….
CurtirCurtir
Face ao tendencioso, à conclusão leve de um imunizado cognitivo em confronto com os princípios da maçonaria, seria prudente avaliar a despublicação da matéria, que é mais própria para sites factóides…
CurtirCurtir
Em absoluto, meu caro.
Concordo com o professor Leandro em toda a extensão de seu raciocínio e conclusão e como me cabe a discrição enquanto editor do blogue, ele não só será conservado, mas será periodicamente republicado, considerando que cada dia adicional do desgoverno de extrema direita, mais fica evidente o divórcio das ideias e da praxis bolsonarista e o princípios que norteiam a instituição maçônica.
Sabemos que ela sempre foi conservadora e até mesmo reacionária, mas jamais chegou até o ponto baixo das ideias bolsonaristas.
CurtirCurtir
O que me parece mais deprimente nas argumentações distorcidas, desconexas e inconsistentes do pseudo-moderador deste blog, é sua manifesta e deprimente apologia a uma quadrilha que se instalou no país durante um bom tempo, travestida de partido político, e que se vale de um bandido de estimação para chamar de seu.
Cresça, apareça e aí sim, vamos discutir Maçonaria, como uma instituição filosófica, iniciática, antropocêntrica, que não pode se prestar a esse tipo de comentários políticos proselitistas.
Sugestão: Ler mais, Pensar mais, Achar menos
Newton Agrella
M.´.I.´. – Gr.33 – GOSP
CurtirCurtir
Brother Agrella,
Obrigado por suas sugestões. Todavia, acho um pouco difícil atendê-las. Senão vejamos.
Crescer: aos 70 anos de idade, já atingi a estatura máxima de que era capaz.
Aparecer: acho que um blogue com dois milhões e meio de acessos e 3.900 seguidores já oferece a exposição suficiente.
Ler mais: Depois de dois cursos universitários, sendo um deles em Literatura e outro em Direito (ambos pela Universidade de São Paulo), calculo que já li o suficiente. E com relação especificamente à Maçonaria, estou completando 40 anos desde a iniciação e, posso dizer que também li bastante sobre maçonaria, em inglês, português, francês, italiano e espanhol.
Pensar: é só o que faço e desenvolvi bons métodos de análise política e filosófica suficientes para endossar, nesse caso em particular, o ponto de vista do autor do artigo e outras posições incompatíveis da maçonaria brasileira conservadora e reacionária nos novos tempo.
Achar: exerço meu direito humano e constitucional, que parece estar sendo colocado em causa aqui, em um blogue particular.
Quanto à sua oferta, sim, vamos discutir Maçonaria, inclusive como instituição política desde seu nascimento em 1717.
Como você, também atingi o ponto máximo da Maçonaria. Também sou mestre instalado. E, desde já, saiba que não reconheço nenhum grau acima do grau de Mestre, visto que não pertencem à Maçonaria.
Podemos discutir Maçonaria, não Ordens de Cavalaria.
CurtirCurtir
Este blog a partir do momento em que se tornou apologista dos qudrilheiros e inimigo declarado do Bolsonaro, perdeu o meu apreço e deixou de ter qualquer cunho maçônico e sim um viés comunista. Lamentável, gostava muito. Hoje, virou esse lixo!
CurtirCurtir
Meu caro,
Em abril já tivemos o desprazer de conversar. Eu entendi que naquela ocasião Vossa Mercê havia se descadastrado de um blog tão desagradável que coloca em cheque os membros de lojas maçônicas (que não reconheço como maçons) que comungam visões bolsonaristas e que ainda falam bobagens como “viés comunista”.
Volto a dizer que não faço questão de vossa preferência.
Não vou tomar a iniciativa de excluí-lo porque esse sim seria um comportamento bolsonarista. Avanti populi!
CurtirCurtir
CAro Newton
Estou em total acordo com seu comentário. Grato.
CurtirCurtir
com certeza, parece que o irmão bloqueiro tem paixão por bandidos condenados pela justiça por corrupção
CurtirCurtir
meu estimado irmão Zehfilardo, assim me senti anos atrás e, foi, quando cedi aos anti-intelectuais. Sua decisão é, certeza, dolorida, pois, nós que amamos a maçonaria CULTA e
Nós que amamos a maçonaria
comprometida com a busca de justiça e de conhecimento , sofremos por coexistir num espaço que foi transformado em clube social, regado a um bom vinho no ágape, enquanto a bolsa beneficiaria da solidariedade sempre volta com migalhas, enquanto nossos símbolos e alegorias se transformam em teatros pueris e sem cumprir com suas razões morais e filosóficas. Mas, fazer o que….é o que temos para hoje. Compartilho esse texto abaixo para demonstrar o porque de um dia, ter crido que esse sonho pudesse, ao menos , raspar de longe pelos templos erigidos à sabedoria. Richard Dawkins Brasil
6 de outubro de 2018 · Público
Pior do que a ignorância é o culto à ignorância, a apologia à ignorância. Uma criança é pejorativamente chamada de curiosa (a curiosidade matou o gato) quando a sua curiosidade deveria ser exaltada e estimulada: “incrível como ela é curiosa, investigativa, busca evidências e fatos”.
As pessoas que cultuam a ignorância são como âncoras num barco: o barco quer seguir em frente, a âncora não permite. “Não vá lá, não avance demais, fique aqui comigo, fiquemos abraçados, sejamos ignorantes juntos”. O ignorante tem medo, e ele dissemina o medo.
O Brasil é um país primitivo e esotérico, a gigantesca e imensa maioria das pessoas prefere a crença do que a ciência (sistema baseado em verificação). Prefere achar, crer, mentir, fantasiar e sempre esperar o salvador, que não virá. O grave disso é que através dessa insanidade delas, elas insinuam e acusam pessoas daquilo que elas não são. A crença pode destruir uma vida:
– “Eu acredito que ele fez tal coisa”.
– “Mas tu tem evidências concretas?”
– “Não, mas eu acho, eu acredito, me disseram, eu sinto as coisas, eu confio nos meus sentidos, ele fez sim”.
O Brasil seguirá sendo um país primitivo e esotérico enquanto não investir em ciência e educação. Seguirá estagnado. Todos os países desenvolvidos se desenvolveram com investimento pesado em ciência, tecnologia e educação. O Brasil prefere o “culto à imagem”, em todos os lados. Existem dados que dizem que o Brasil só atingirá o nível desses países desenvolvidos daqui séculos. 260 anos para o nível de leitura. Sem investimento em ciência e educação é impossível.
Já que não estará vivo, o que tu pode fazer nesse meio-tempo? Invista em si mesmo, adquira conhecimento, gaste dinheiro no que tem importância, e não negocie nada com apologistas da ignorância. Não se submeta. Não baixe a cabeça para o anti-intelectualismo. O apologista da ignorância é diferente do ignorante humilde que não tem conhecimento mas reconhece (só sei que nada sei). O apologista da ignorância é a âncora, é aquele político que disse na sabatina científica que ciência é coisa de “bicho-grilo”. Suba o tom com essa gente. É aquilo que o Asimov falou sobre o anti-intelectualismo, que se alimenta da falsa ilusão que a democracia significa que “a minha ignorância é tão boa e tão importante quanto o teu conhecimento”. Não, não é. Se o ignorante não quer entrar no barco, então que ele se afunde.
Seja pessimista no teu espaço de tempo, mas ao mesmo tempo seja altivo, ‘tenha brio’. Nós não veremos, mas um dia a ciência (saber) derrotará a crença (achar).
Texto de Mário Rodrigo de Mattos
CurtirCurtir
Tenho a impressão que o Ir.’. Zehfilardo ainda usa a venda de um iniciando.
Mas, esse não é o maior problema, a grande questão é conseguir respeitar as diferenças e opinões divergentes.
Respeitosamente recomendo ao Irmão ler mais, pensar mais é achar menos.
CurtirCurtir
zehfilardo confesso que estou estarrecido com os comentários feitos sobre a matéria. Minha formação é filosofia e confesso que, para um grupo seleto de escolhidos, deixaram lacunas de sabedoria, à deriva, das reflexões presentadas. Não dá nem para levar em consideração. Espero que pessoas bem formadas nas artes das letras não tomem conhecimento desses fraquíssimos argumentos, para que a vergonha alheia da Ordem fique restrita, apenas nesse espaço.
CurtirCurtir
Você encontrou a melhor palavra para definir o nível atual dos maçons brasileiros: estarrecedor. (com muitas e honrosas exceções)
CurtirCurtir
Acredito que o juízo das virtudes intelectuais e morais de um estadista devem preceder qualquer exame de sua orientação política. É bem verdade que quão mais perspicaz o sujeito, mais difícil a análise. Seres trevosos não se fazem visíveis como criaturas disformes e aterrorizantes, mas sim como portadores de falsa beleza e falsa luz, ansiosos pelo aclamação dos ignorantes. Não é o caso de Bolsonaro, pois basta analisar as palavras que saem de sua boca para verificar sua baixeza.
Sou de família de longa tradição maçônica, e já nutri grande estima pela Maçonaria. Porém, meu desejo de unir-me à suas fileiras esvaiu-se ao constatar a cegueira generalizada de seus obreiros. O farto jantar tornou-se mais importante do que a reunião que o precede, e as débeis piadas nos grupos de WhatsApp substituíram os estudos simbólicos e filosóficos. O secreto tornou-se apenas objeto de sua vaidade.
Reconheço alguns nomes nos comentários acima. Um ou outro, de posição mais ilustre em alguma Obediência regular ou irregular, cheguei a conhecer pessoalmente. Possuem grande esfera de influência ao seu redor, e continuarão atando uma segunda venda sobre os olhos de neófitos desafortunados. Porém, resta a certeza de que o Invisível tratará de cobrar de cada um o que lhe é devido.
CurtirCurtir
Perfeito, Brother V.
Só tenho a acrescentar que o “farto jantar” é efetivamente mais importante que a reunião na tradição maçônica, mesmo que a maioria dos maçons o realize sem conhecer sua importância. O maior problema é que diferentemente de nossos antecessores de 1822 e 1889, muitos maçons entendem que maçonaria acaba na loja, quando a loja é realmente o começo de sua obrigação em relação à humanidade.
E outro grande problema é a falta de conhecimento que leva maçons a endossar valores que são radicalmente contra os princípios da maçonaria.
CurtirCurtir
Razão pela qual resolvi deixar, em definitivo, esta instituição…
CurtirCurtir
https://bibliot3ca.com/2020/03/08/comunicado-do-redator-chefe/
CurtirCurtir
Parabéns meu irmão!
Infelizmente vivemos uma absoluta inversão de valores e a maçonaria não pode avalizar toda essas corrupção, degradação moral da sociedade e família.
Não imagino a.maçonaria em concordância com Foro de São Paulo, PT, Psol e toda essa corja.
CurtirCurtir
Nem perdi tempo lendo quando vi que o autor é do site brasil 24/7, criado e mantido pelo PT.
CurtirCurtir
Impressionante demonstração do equilíbrio, razoabilidade, abertura mental vinda de um maçom. Parabéns
CurtirCurtir
uau!
CurtirCurtir
Opinião lamentavel o posicionamento do escritor desse texto. Depois de tantas mazelas da esquerda e muitos outros oportunistas, quer colocar a Maçonaria como defensora das irregularidades?
VIVA À PÁTRIA E A HONRA!
Existem esquerdopatas na Ordem, mas com certeza por causa de convite feito por interesseiros, oportunistas comerciais.
Qual a sua posição?
Como está o BRASIL em relação à sua disponibilidade e respeito?
CurtirCurtir
Qualquer argumento que você tinha foi anulado pelo uso de “esquerdopata”.
CurtirCurtir
Caro Ir.’.Filardo, a expressão “bolsonarista” (que pressupõe uma doutrina que não existe) e “extrema direita” também levam ao descrédito. A revolução definitivamente não precisa da maçonaria, como também não precisa de simbolismos nem de rituais. Se for para defender um sistema ateu e materialista que já provou ser um completo fracasso, é mais prático sermos simplesmente militantes revolucionários marxistas, assumidos e sem máscaras. E jogue-se toda a ritualística e metafísica no lixo.
CurtirCurtir
Brother César,
Pessoalmente concordo com o autor do artigo, e não entendi que ele proponha que a maçonaria assuma qualquer protagonismo na política.
Ele trata de princípios e argumenta que os princípios pelos quais o maçom deve viver não se coadunam com o pensamento e o conteúdo da ultradireita neoliberal defendida pelos bolsonaristas.
Mas, se vemos católicos maçons, que sacrificaram a própria salvação da alma para serem maçons, por que não haveria também ultradireitistas neoliberais? É o mesmo mecanismo ou ginástica intelectual que justifica os dois casos.
Retiremos a emoção da discussão e teremos uma troca de ideias saudável e honesta.
TFA
CurtirCurtir
Ir.’. Filardo, grato pela resposta equilibrada, coerente e sem ofensas.
CurtirCurtir
Então quer dizer que a maçonaria deve ser feita apenas de adeptos da direita? Dos adoradores do atual presidente? Quando iniciei não lembro de ter perguntado a opção política na minha ficha. Absurdo de comentário!
CurtirCurtir
Ao ler algumas respostas aqui.
Me deparo cm apenas uma ideologia e que a culpa de tudo e PT etc…
Vivemos um governo que não tem ética profissional alguma.
E que usa das mídias ele é seus filhos apenas para disseminar o ódio.
Bastou falar que não concorda que logo somos comunistas.
Balela.
E está situação e o que???
Um governo que não aceita críticas.
O Bolsonaro parece que vive em uma constante campanha política r que ele acha que e a ainda um deputado.
Vaidoso Grosseiro burro e ditadorsinho barato.
Nos brasileiros vamos apoia lo em tudo que for correto e pelo bem da nação.
MAIS vamos combatê lo se vir
A ser um tirano.
CurtirCurtir
Parabéns ao nobre irmão pelo texto.
Concordo em número.
NÃO passa de fanatismo.
Irmãos contra IRMÃOS.
Não podemos mais tolerar.
Somos pelo Brasil.
Não por propostas .
Basta de fanatismo.
CurtirCurtir
O que é isso?
Já não basta a discussão de dogmas religiosos que campeia em nosso meio, de forma a desagregar nossas Lojas e Triângulos?
O autor fala de Bolsonarismo, mas talvez porque entenda que a volta ao Lulismo seja a solução.
Discussões partidárias passam muito longe de serem agregadoras.
Bolsonaro ou Lula não vão trazer a unidade que a Maçonaria brasileira precisa.
Que saudades do Filardo, que não publicava artigos tão idiotas e desagregadores.
Cadê a Ética e a Moral em nossas discussões?
CurtirCurtir
Triste constatação a de que: como se discutir dogmas religiosos já não causasse tanta discórdia entre nós, vamos passar a discutir, na Bibliot3ca, se o Bolsonarismo é ético. Talvez seja porque o Lulismo é ÉTICO. Uma discussão desnecessária! Ética e Moral passam longe dessa discussão. Que saudade do Filardo, que trazia questões mais sérias e importantes!
CurtirCurtir
Olá brother Cledson,
Se ler novamente o texto verá que é uma análise de alto nível perfeitamente cabível e necessária no contexto atual. A Bibliot3ca não procura melindrar quem quer que seja, procuramos publicar o que é importante.
CurtirCurtir
Quem não somente deseja mas, está tentando agora mesmo impor uma ditadura no Brasil é exatamente a esquerda! O Governo Bolsonaro respeita todas as instituições; até mesmo aquelas
que simpatizam com o destrutivo socialismo (que tira toda a liberdade de pensar, de crer e de viver)! Aliás nos 14 anos em que fui da esquerda constatei pessoalmente que todos os direitos inerentes ao ser humano são solapados no socialismo/comunismo obrigando todo ser pensante
a ser um mero escravo do Estado! Abominam crer no DEUS SUPREMO GRANDE E JUSTO e ao invés amam e até matam para se tornar um simples objeto do Estado! Nunca pensei que, para alcançar tão nefastos intentos e ditarem as regras para a Humanidade são capacitados a matar e torturar aos que pensam em contrário e, o que é pior nem os maiores mentirosos da História
conseguem emparelhar com os socialistas democratas do Comunismo! Ser progressista é conservar A Ordem e O Progresso! Nos países onde o comunismo dita as regras de Governo A Instituição Maçônica tem que falar a língua socialista ou então ——— !
CurtirCurtir
Sinto muito, mas não acredito que você foi de esquerda algum minuto de tua vida. Teu texto demonstra ignorância total de história, sociologia, política.
Precisa estudar, brother, muito. Também precisa estudar Maçonaria.
Nossa biblioteca está à tua disposição, mas você precisa se informar.
CurtirCurtir
A TUA VERDADE NÃO É A VERDADE DAS PESSOAS LIVRES!
NA TUA BALANÇA NÃO HÁ JUSTIÇA!
O TEU LEMA E OBJETIVO É O MESMO DE STALIN; MAO TSÉ TUNG; HITLER
E FIDEL CASTRO!
A LIBERDADE-A IGUALDADE-A FRATERNIDADE NA TUA ALMA´
É OPRESSÃO- É TOTALITARISMO- É PROJETO DE PODER!
TENS MUITOS CONHECIMENTOS PORÉM, NÃO RESPEITAS OS PENSAMENTOS DIFERENTES!
ADVOGAS AS CAUSAS DOS OPRESSORES E AINDA TE GABAS DESSA FAÇANHA!
– DEFENDI LULA A PARTIR DA CANDIDATURA COLLOR.
MILITEI ATÉ SUA ASCENSÃO AO PALÁCIO FEDERAL!
SE O SR. NÃO ACREDITA NISSO LAMENTO MUITO.
NÃO PERDEREI MEU TEMPO E NEM VOU FALAR SOBRE A ARTE REAL
COM UMA PESSOA CHEIA DE RANCOR! PURIFICA TEU ESPÍRITO!
CurtirCurtir
Quem não tem razão, grita. Vou lhe dar o mesmo conselho que dei a um coleguinha seu: em itajaí existe uma loja que vende camisas de força e entrega pela internet. É o Instituto de Mágica na Rua Satyro Loureiro 687 em Itajaí – fone (47) 3083-4172 . Acesse https://www.institutodamagica.com.br/produto/camisa-de-forca/
CurtirCurtir
O petismo e a esquerda que o apoia, pior ainda, porque está acrescida de uma história de roubo claro aos cofres públicos.. Bolsonaro é uma besta quadrada, mas ainda está limpo no que tange a furto do erário.. já a esquerda que apoia Lula e Dilma, não pode falar o mesmo..
Outra esquerda, me aprece, não existe no Brasil, só a que apoia essa grande quadrilha, ainda em atividade no STF, no Congresso e na imprensa…
A ética tem tido várias caras meu prezado irmão… nada menos ético do que apoiar o crime.. esse professor deve ser mais um Lulista frustrado com a derrota da esquerda caviar.. era vez do povo e da direita.. pena que mal representada, é verdade, mas os bons, nunca são lembrados.. ficam fora do páreo..
Fraternal abraço
CurtirCurtir
Salve Meu Mestre in pectore,
Vamos pensar juntos: a corrupção faz parte do inconsciente coletivo brasileiro. Logo, não serve de parâmetro diferenciador.
Segundo: O Presidente Lula e a Presidente Dilma foram inocentados de qualquer acusação de corrupção.
Terceiro: existem muitos tipos de corrupção, fora meter a mão no erário.
Eu pergunto: Será que essa “esquerda” de apoia a grande quadrilha, o STF, o Congresso, a imprensa não seriam os democratas que abriram os olhos para os absurdos do atual governo?
E folgo em constatar que Vossa Mercê tem capacidade para diferenciar o bolsonarismo do conservadorismo tradicional.
Anauê!
CurtirCurtir
Esse Corona Virus está fazendo cada coisa!
Agora essa do professor Minozzo.
Quer dizer que com os governos anteriores a ética maçônica era compatÃvel?
Me poupe professor. Seja patriota como deve ter sido até 2018.
Enivaldo Cichelero
CurtirCurtir
O artigo é uma análise de alto nível, objetiva e tem um pressuposto bem definido no título.
Estou esperando a sua análise da ética maçônica e o socialismo, com a mesma qualidade.
CurtirCurtir
Lamentável a postura de vocês, não vi vocês, comentando os governos que antecederam ao atual. Lamento que um site maçônico se posicione dessa forma. Repito, é lamentável.
CurtirCurtir
O site é democrático e pessoal. Publico matérias escritas em bom vernáculo. Infelizmente o material publicado por conservadores de direita bolsonaristas limitam-se a vociferar contra a esquerda, usando o vocabulário padrão da ignorância: “esquerdopata, petralha, etc.”
Nem todo conservador escreve bem como o Cristão de Ataúde.
E duvido que você tenha visto algum material elogiando os governos que antecederam esse lamentável desgoverno.
CurtirCurtir
Meus irmão, esse autor não pode estar na Ordem, ou então ele é um esquerdopatas infiltrado na maçonaria. Mas também não se pode esperar muita coisa de um professor universitário, defensor do “Lula Livre”. Pelo amor de Deus alguém peça que a Loja dele lhe dê um Ex-Oficie. Bota esse cara fora da maçonaria.
CurtirCurtir
Muito maçônica a sua posição. O que aconteceu com Liberdade, igualdade e fraternidade?
Onde está escrito que para ser maçom é preciso ser conservador, boçal e reacionário?
E você certamente é Professor Doutor ou está só ventilando sua frustração por não ter terminado o primário?
E a grafia certa é Placet Ex-Ofício.
CurtirCurtir
Com todo o respeito que meus Irmãos merecem, mas esse artigo do professor Leandro Minozzo soa-me completamente fora da realidade. A esdrúxula comparação de Ética Maçônica com Bolsonarismo, dando conta como se manifestações individuais fossem “regra” ou uma “doutrina pré-concebida” é sim um legítimo sofisma.
Talvez o professor não tenha vivido os últimos 15 anos de desgoverno petista que tivemos no País, em que a legitimação da Corrupção, da Ignorância, da Safadeza e da Deturpaçãos dos valores morais constituíram-se em regras irrefreáveis.
A Maçonaria pugna por combater o obscurantismo e as ações nefastas à sociedade.
O artigo do professor caminha na contramão da história como instrumento de uma retórica pautada por um subjetivismo agudo.
É inegável que há falhas, há inconsistências, há inconformidade no governo que temos hoje, porém, incomensuravelmente menos nefasto que o que tivemos à época do “lulismo”, inegável causa do caos econômico e social a que o país foi levado.
Ética deve ser analisada, discutida e argumentada sob uma visão equidistante.
Ir.’.Newton Agrella
CurtirCurtir
O tom de seu comentário é bastante consistente com sua qualidade maçom. Não posso dizer o mesmo com relação à afirmação de “inegável causa do caos econômico e social a que o país foi levado”. Senão vejamos:
– O PIB saltou de 1 trilhão para 2.4 trilhões em uma década;
– 50 milhões de brasileiros foram retirados da miséria, graças à distribuição de renda;
– Criou uma classe média (ingrata) de mais de 100 milhões de viventes com emprego, carteira assinada e conta no banco.
– Tornou-se a 5a. maior economia do mundo (antes do golpe de 2016)
– A Presidente Dilma foi inocentada de qualquer acusação de corrupção, assim como o Presidente Lula.
Precisa revisar seus conceitos e se informar melhor. Só a Globo e o Estadão é pouco.
CurtirCurtir
Já vimos que estamos indo ao encontro de dissertações duvidosas, ainda mais quando defendemos algo indefensável. A busca pela verdade deve ser algo intrínseco no Maçom, mas não devemos nunca levantar uma bandeira por algo distante hoje de nossa era. A muitos anos o Brasil passa por uma incrível mudança em todos os seus meios, manter uma ideia não coerente e defender algo que é, de longe, errada, culpada, condenada e totalmente sem princípios éticos com a maçonaria somente prova que estamos vivendo algo não verdadeiro. Manter as informações falsas e desconexas, e pior propagá-las em um meio, que era símbolo de transparência e de ótima referência, se torna vil e desproporcional ao que se propuseram.
Aqui segue outras fontes de informações fora do âmbito socialista.
Porque a era PT foi a mais desonesta:
https://www.gazetadopovo.com.br/instituto-politeia/5-fatos-pt-mediocres/
Por quais crimes Lula foi condenado e preso:
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/02/06/lula-e-condenado-em-acao-da-lava-jato-sobre-sitio-de-atibaia.ghtml
https://oglobo.globo.com/brasil/lula-condenado-por-unanimidade-por-corrupcao-lavagem-de-dinheiro-22324706
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/06/politica/1549479396_898810.html
https://www.poder360.com.br/lava-jato/lula-pode-ser-julgado-em-6-processos-em-2020/
Brasileiros retirados da miséria graças a distribuição de renda, teve início em 2001 onde foram geradas varias ações que culminaram em um grande avanço nessa área:
https://mercadopopular.org/politica/nao-foi-o-pt-quem-tirou-36-milhoes-de-pessoas-da-miseria/
Mas na era PT o brasileiro foi retirado da miséria através de decreto, parece piada, mas essa é a verdade:
https://www.terra.com.br/economia/governo-define-que-classe-media-tem-renda-entre-r-291-e-r-1019,0718490b3f731410VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://exame.com/brasil/35-milhoes-de-pessoas-ascenderam-a-classe-media/
https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/depois-de-inventar-a-classe-media-dos-r-300-pt-esta-prestes-a-declarar-oficialmente-o-fim-da-miseria-que-a-rigor-ja-nao-existia-veja-como-e-por-que/
Crescimento do PIB:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico_brasileiro
Ou resumindo, as falácias do socialismo, da era PT, do indefensável Lula, da distropia de Dilma, isso não passa de mera especulação que afronta qualquer meio de mudança, sempre se pontuara os erros dos demais, e sempre se acentuara as mentiras de mais de uma década de camuflagem, onde a informação era sempre distorcida, manipulada e inventada, onde a verdade nunca era dita, era sempre escondida.
Uma lástima.
CurtirCurtir
Pois é brother. É difícil ver a diferença entre um governo voltado para o povo como foi o governo do PT, e isso aí que temos no Brasil em 2020, não é?
CurtirCurtir
NÃO HÁ NAÇÃO SEM PATRIOTISMO, ASSIM COMO NÃO HÁ FAMÍLIA SEM UM LAR E NEM MAÇONARIA SEM PRINCÍPIOS…
FELIZMENTE VIVEMOS SIM, TEMPOS DE GRANDES MUDANÇAS E RESGATES NECESSÁRIOS PARA COMBATE AO FALSO SOCIALISMO EM DEFESA DE NOSSO PRINCIPIO MAIOR: A LIBERDADE!
CurtirCurtir
Os comentários já são suficientes para a necessidade de discutir o tema Democracia e Maçonaria. Conservadorismo militante toma conta da Ordem.
CurtirCurtir
Desde quando essa Mérda de de entidade satânica,maçonaria? Tem Honra ou princípios, uma entidade satânica, propagadores do caos, da mentira e do engano,através de diversas outras sociedades secretas, juntos aos malditos Jesuítas, junto a essa desgraça de religião católica, junto aos satanistas do mundo, propagadores de todas as espécies de desgraças da humanidade, desde quando existe ética nessa Mérda de entidade? FARISEUS HIPÓCRITAS!
CurtirCurtir
Aprovamos seu comentário somente para mostrar o que o pentecostalismo pode fazer ao ‘célebro’ de um vivente. Também para lhe informar que em Itajaí existe uma loja que vende camisas de força e entrega pela internet. É o Instituto de Mágica na Rua Satyro Loureiro 687 em Itajaí – fone (47) 3083-4172 . Acesse https://www.institutodamagica.com.br/produto/camisa-de-forca/
CurtirCurtir
Você precisa parar com as drogas, está se assemelhando a um retardado!
Obter o Outlook para iOS ________________________________
CurtirCurtir
Como maçom não posso concordar com todas as colocações, a preservação de valores da família, liberdade democrática, combate à corrupção, pautar pelo respeito a Deus o grande arquiteto do universo, o que não existia em governos anteriores nos aproximam das pautas deste governo. Lembrando que cerca de 16 maçons fazem parte da cúpula do governo. Combatemos a corrupção em governos anteriores e estamos ao lado deste .TFA
CurtirCurtir
Não sei onde você obtém informações, mas “não existia em governos anteriores” é, no mínimo, um exagero. O maçom brasileiro se “aproxima das pautas deste governo”, porque o brasileiro não é o “homem cordial” do Buarque de Holanda. O Bolsonarismo somente revelou o que já existia no inconsciente coletivo do Brasil. Mesmo sendo um país onde 43% da população é mestiça, vemos aflorar a discriminação e o ódio ao próximo principalmente dentro da classe média que é o filão de recrutamento da Maçonaria. E eu gostaria de saber como e quando a maçonaria combateu a corrupção. Será que foi quando o Bolsonaro conseguiu colocar 1.000 reais de gasolina no carro dele?
CurtirCurtir
Incompatível é a foice e o martelo com o esquadro e compasso!
Incompatível é a liberdade defendida pela maçonaria com a podridão vermelha que é uma grande ameaça a liberdade!
Incompatível é a maçonaria com a ideologia socialista/comunista.
Incompatível é a maçonaria com o fascismo dessa ideologia vermelha podre.
Vá pra Cuba, Venezuela ou China, que são contrarios aos objetivos da maçonaria.
CurtirCurtir
Talkey, Ribeiro. Já teve seu chilique. Agora discuta de forma inteligente, conteste as ideias do autor em sentenças claras e argumentos sólidos.
CurtirCurtir
O Mestre dos mestres já dizia: Não atire pérolas ao gado, ou melhor, aos porcos. Ainda não lí um comentário contrário ao artigo com o mínimo de argumento que não seja a foice e o martelo, o comunismo, o socialismo…pelo amor ao SADU, que façamos críticas mas com argumentos inteligentes. Nem todo Maçon que se opõe ao fascismo, a ideologia do confronto, à tortura, ao preconceito, é um petista. Pode ser apenas um Maçon que procura respeitar o seu juramento. Pode ser inclusive um conservador que respeita a ordem democrática, que respeita os Direitos Humanos. O que tenho visto aqui, é o mesmo que se vê nas redes sociais: Malhou o Mico, vem logo o cuspe na cara: E o PT?
CurtirCurtir
Alguns parágrafos podem ser considerados, mas, especificamente um, quando o autor menciona os parasitas cosidere-se aí uma alusão que a de se depender daquele que vestir a carapuça, portanto eu até acho que o autor deva ser um desses funcionários públicos em cujo a carapuça lhe foi justa e perfeita.
CurtirCurtir
Estamos esperando seus argumentos sobre o texto. Não fica bem matar o mensageiro.
CurtirCurtir
Interessante ler um artigo sobre a incompatibilidade do bolsonarismo com a maçonaria e nunca ter visto artigos sobre a incompatibilidade do petismo ou só do do lulismo incompatível com a Ordem. Entendo que política não é compatível com a Ordem, mas políticos comprometidos em defender os valores democráticos não podem ser incompatíveis com a Ordem pelo seu estereótipo. Nosso compromisso é com a verdade e não com as aparências. Achei um tema infeliz para um brilhante escritor.
CurtirCurtir
Estamos esperando o seu artigo sobre a incompatibilidade do petismo ou lulismo com a Ordem. A história do Brasil prova que a esquerda brasileira nunca propôs a quebra da ordem democrática. As discussões devem ser conduzidas com serenidade e inteligência para a busca da verdade. Mande-nos seu artigo que publicaremos (desde que não venha eivado de termos como “petralha”, “esquerdopata” e outros desse jaez. Se for um texto inteligente, terei prazer em publicá-lo.
CurtirCurtir
Lamento discordar do Ir.·. Durante 15 anos tivemos no poder um governo corrupto com um projeto de tirania e nunca vi alguém se manifestar dessa forma contra isso. Que eu saiba um dos objetivos da Maçonaria é combater a tirania, então, com Bolsonaro estamos no caminho certo. Sem Bolsonaro o projeto tirânico do PT teria avançado e hoje estaríamos no mesmo rumo da Venezuela e outras ditaduras comunistas que representam o mal no mundo. Inadmissível essa sua manifestação!
CurtirCurtir
Nunca pensei que a maçonaria pudesse apóia esse governo Bolsonaro um gorveno que só tira direito dos mais necessitados.
CurtirCurtir
Ponto de vista de Frater Rosemaat Abiff:
Maçonaria no Brasil sempre teve um caráter elitista, o Imperador do Brasil foi iniciado para aumentar a influência da ordem na sociedade.
Da mesma forma a Maçonaria apoiou a ditadura militar para se manter relevante.
E da mesma forma a maçonaria apoia o Bolsonaro para se manter relevante.
Maçonaria se mete em outras ordens iniciáticas e em religiões buscando poder e influencia.
Maçonaria é burguesa e elitista, principalmente a brasileira, que através do sistema de convites se perpetua com seletividade, o que pode ser bom por um lado acaba sendo ruim por outro.
Pessoas de esquerda não são bem vindas na maçonaria e se reduzem a uma minoria insignificante e desrespeitada.
Há quase dez anos venho alertando a esquerda sobre o complô constituído pela maçonaria e pelas entidades conservadores para darem um golpe de estado e assumirem o poder e destruírem a social democracia brasileira, corrompendo o PSDB e o PT, fui solenemente ignorado
A única maçonaria igualitária e progressista é a maçonaria mista e esta é sumariamente perseguida.
CurtirCurtir
Caro Abiff, você já pediu o seu kit placet? O que esta fazendo aqui na ordem se esta te faz mal? Vá para a maçonaria mista que é a única que te apraz.
CurtirCurtido por 1 pessoa
é dela que faço parte, mas a maçonaria masculina dita regular esta esculhambando o país
CurtirCurtir
so lembrando ao frater que o MPGC no Brasil da mais famosa e antiga maçonaria mista existente é de extrema direita! Não estou dizendo que isso seja bom ou mau, mas serve de reflexão para algumas afirmações feitas.
TFA
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ser de direita não é defeito. Ser de extrema direita e fascista é outra coisa.
CurtirCurtir
gostaria de ter mais informações a respeito disto
CurtirCurtir
Infelizmente é uma triste constatação, que vejam quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir. Texto muito lúcido e sensato. Errar faz parte do ser humano, persistir no erro como se fosse uma verdade indisoluta e imutável é o combate que a Ordem deve travar independente de partidarismo. Sejamos sensatos nessa hora meus Irmãos ,levantemos templos a virtude antes que ele desmoronem sobre as nossas consciência.
CurtirCurtir
Ah… esqueci! Perdo-me o Prof. Leandro; faltou algo próximo de nós que tem levado um grande País, historicamente muito à frente do nosso, aos primeiros lugares do desenvolvimento social e econômico mundial: o lindíssimo e grande País Argentina.
O Peronismo e o kirchnerismo devem ser a solução à luz de vosso cognitismo.
CurtirCurtir
Sou maçom e independente disto, sempre fui apartidário e não caudilhista; não acredito em verdades absolutas e muito menos que qualquer ser humano em qualquer tempo e em qualquer circunstância ou qualquer tipo de filosofia possa se autoimpor a propriedade da razão; o título do artigo já me causou o sentimento de imposição de uma verdade individual, logo não o li; pergunto pois, ao autor: o que é compatível com a ética maçônica? O niilismo de Nietzsche? O anarquismo de Charles Fourier? OO leninismo? O trotskismo? O nazismo? O Getulismo? Ou mais hodiernamente, o petismo? O lulismo? O bolivariansmo? Ou, provavelmente, mais de acordo com o cognitismo do autor, o madurismo?
CurtirCurtir
Então o autor apoia o Maduro porque ele é contra o Bolsonaro? UAU que inteligencia
CurtirCurtir
Quando li o título pensei a mesma coisa, li uma parte parei pois falar em ética por um esquerdopata desisti, endosso suas palavras
CurtirCurtir
O texto traz exageros e uma imparcialidade para com o que chama de “direita”. O que está acontecendo atualmente no Brasil é uma luta contra o caminho comunista que estavam implantando em nosso País, principalmente quando se analisa os procedimentos adotados pelos Governos comandados pelos Petistas. Temos que levar em consideração nesse episódio que a Maçonaria não pode admitir tendências voltadas em prol de regimes adotados por Países totalitários, afinal a filosofia Maçônica é incompatível com tudo que combate a Liberdade, Igualdade e a Fraternidade e os Países que adotam o totalitarismo foram durante os Governos comendados pelo Partido do Trabalhadores idolatrados por seus seguidores. Nesse época, não vimos qualquer manifestação em sentido contrário por aqueles que se dizem autênticos Maçons. O silêncio foi sepulcral.
CurtirCurtir
Sou Maçom Carbonário há 40 anos. Nunca tinha visto uma opinião socialista esquerdopata ser plantada no meio maçônico eivado de hipócritas e maledicentes. É por isso que continuamos a nos reunir em meio as florestas pq nesse meio onde os templos são de mármores e os irmãos vestem fraque, impera a falsidade e a falta de caracter. A honra e a virtude, desapareceu de suas Lojas há tempos! Que o GACDU.´. salve o que restou de bom da maçonaria e nos livre dos falsos e perjuros profanos de aventais.
CurtirCurtir
Seu comentário perde todo o sentido quando você usa um termo como “esquerdopata”. É o que se pode chamar “apelou”. E acho que você está bem situado no universo maçônico. Ninguém pode ser carbonário sem ser bolsonarista.
CurtirCurtir
Texto conciso e claro!
CurtirCurtir
Belíssimo texto. Todos precisamos ler este tipo de mensagem. Nestes tempos escuros, Estamos muito afastados de nossos ensinamentos.
CurtirCurtir
Uma constatação triste e bizarra. A Maçonaria sempre foi conservadora ( pelo menos a brasileira no seu contexto histórico) mas, flertando com o fascismo, nunca. Triste tempos aonde a Nobre Arte está sendo maculada por um punhado de medalhões. Escrevem a história aliados ao que temos de mais contraditório com os nossos princípios.
CurtirCurtir
De uma clareza ímpar. Infelizmente uma realidade triste e bizarra. Reflexo da falta de estudos sobre a tão Nobre Arte. O poleiro está pesado de tantas medalhas lambuzada com o ouro do tolo.
CurtirCurtir
Não concordo.
Enviado do Outlook Mobile
________________________________
CurtirCurtir
Muito bem. Mas todos estamos muito curiosos em conhecer seus argumentos.
CurtirCurtir
O autor não é maçom.
Enviado do Yahoo Mail no Android
CurtirCurtir
Este canalha é maçom no RS e filiado ao Partido comunista.
Um traidor da causa maçônica, infiltrado na Ordem.
Não me surpreende este Filardo ateu (eles se escondem através do termo “agnóstico”), dar voz a um comunista.
Minozzo é médico geriatra em Novo Hamburgo RS e já concorreu a vereador e recentemente a Deputado.
CurtirCurtir
Tendo sido nominalmente citado, gostaria de primeiro pedir que você primeiro escove os dentes, enchague a boca com listerine e só então pronuncie meu nome. Segundamente, a causa maçônica não é oprimir os pobres e cercear a liberdade, ou melhor, não existe uma causa maçônica. A ordem somente limita o ingresso de ateus, não há menção de obstáculos políticos ou ideológicos. Se fosse assim, os nazistas como você também não poderiam estar na Ordem. E finalmente, quem sabe ler terá visto que o artigo limita-se a discutir in abstrato a incompatibilidade do Bolsonarismo e a Maçonaria sem estabelecer comparações ideológicas. Quando você aprender a ler, volte ao artigo.
CurtirCurtir
Absurda a tese.
CurtirCurtir
Muito inteligente a resposta. Faltou só demonstrar com argumentos sólidos, serenos e convincentes.
CurtirCurtir
Republicou isso em LIBR3RIA.
CurtirCurtir