
“A Associação Nacional Maçônica no Brasil (Anmb) divulgou nota com o título “Salve, salve, 31 de março!”, em alusão ao golpe militar de 1964, e manifesta “apoio incondicional” a Bolsonaro”
Reação da verdadeira Maçonaria:
“Aos Maçons da COMAB e aos cidadãos brasileiros pedimos que desconsiderem e não compartilhem a referida nota por configurar apologia à ditadura, caracterizando crime no Brasil, por afrontar a Lei de Segurança Nacional (Lei
7.170/83), a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50) e o Código Penal (artigo 287).
Tal atitude é contrária aos princípios preconizados por todos os Maçons.”
(COMAB – Confederação Maçônica do Brasil)
“A referida “associação” não representa a maçonaria regular brasileira, que por postulado universal tem por princípio não se manifestar sobre qualquer vertente e ou ideologia político partidária. O pronunciamento em nome da Maçonaria Regular Brasileira cabe aos seus respectivos Grão Mestres, que sempre se nortearão pelos princípios da legalidade e da ponderação, sempre em prol do bem comum e em respeito ao apartidarismo político que rege
nossas atividades.”
(Assinada pelos GGMM do GOB-MG – GLMMG – GOMG)
“Consideramos desnecessário lembrar o compromisso de cada Maçom com os termos de nossa tradiciOnal tríade Liberdade – Igualdade – Fraternidade” – o equilíbrio entre as três pressupõe que ao Maçom nenhum regime político ditatorial, que casse liberdades individuais e atente contra o Estado Democrático de Direito conforme nossa Carta Magna, possa ser defendido, abrigado, apoiado.”
(Grande Oriente de São Paulo)
“Ainda, essa referida associação, ao fazer apologia à ditadura, afronta a lei de segurança nacional, sendo isso considerado crime no Brasil, conforme a Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/83), a Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/50) e o Código Penal (artigo 287). E isso vai contra os princípios assumidos por todos os maçons regulares brasileiros, de sempre respeitar as leis de sua cidade, estado e país.
Assim, fica nítido que a referida associação não tem legitimidade para pronunciar-se em nome da Maçonaria Brasileira, ou mesmo como uma entidade maçônica regular, ficando externado e registrado aqui nosso repúdio pelo uso indevido do bom nome da sublime instituição maçônica com fins ideológicos, o que contraria nossos princípios mais básicos.”
(CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil )
Lembremo-nos das palavras do Prof. Leandro Minozzo:
“Mesmo com a restrição dos debates partidários dentro das lojas, é natural que existam maçons de direita, de esquerda, de centro e até aqueles que não se posicionam. O que causa desconforto é o alinhamento de número significativo de maçons ao que podemos chamar de bolsonarismo, ou à tendência política caracterizada pela idolatria, pelo conflito permanente, apologia à violência, pelo conservadorismo radical e sectário e pelo apoio incondicional às medidas neoliberais (de patriotismo questionável). Há, entretanto, uma gritante incompatibilidade entre os princípios da Maçonaria com esse viés político e moral descrito, com o bolsonarismo. Na última semana, com a afronta ao republicanismo feita na ameaça contra o STF e o Congresso Nacional, essa incompatibilidade entre os valores e as manifestações do bolsonarismo em relação aos da maçonaria tornou-se ainda mais forte.”
Um dos princípios da Maçonaria é “reprime fortemente manifestações político-partidárias em seus Templos ou no mundo profano em nome da Ordem”.
A verdade é que os “Anti-Bolsonaristas” fanáticos são muito mais extremos (e menos numerosos) do que os apoiadores do Presidente, dentro de nossas fileiras ou no mundo profano.
A Maçonaria prega a liberdade de crença e combate à Tirania, e os ataques aos apoiadores do Presidente (e ao próprio, vide a facada) são completamente Tirânicos. A tentativa do STF de se impor aos poderes Legislativo e Executivo é tirânica, mas vocês passam pano e fazem vistas grossas.
Combatamos a hipocrisia, a começar a que está dentro de cada irmão. Que tal?
CurtirCurtir
Brother,
Mesmo assim, como estou de bom humor hoje, resolvi responder. ]=
Pelo nome usado como identificador eu nem ia ler. “potência regular”? Fala sério, brother.
Depois menção da “facada”. Sério? Uma palhaçada primária onde nem sangue se preocuparam em borrifar na “vítima”?
Ataques aos apoiadores do presidente? Sério. Quantos apoiadores dele foram mortos por petistas? Ah, sim, o que aconteceu foi o contrário. My bad.
Um milico incompetente, expulso do exército por indisciplina, que passou toda a vida desviando dinheiro com rachadinhas (ele e a familicia inteira) que aceitou fazer o papel de presidente palhaço depois do golpe de 2016, que desrespeita a constituição e ameaça a democracia não poderia jamais ser defendido por um membro da Maçonaria, seja ela subserviente a Londres ou livre.
CurtirCurtir
Eu queria entender esse fetiche que parte dos membros da Maçonaria tem pela caserna…Serão os botões dourados, as botas reluzentes… Acho que não, são apenas ideias com cheiro de naftalina de velhos armários que se abriram nesses tristes tempos que vivemos. A Civilização Ocidental está por um triz.
CurtirCurtir
Depois de ter visto na televisão em directo a votação do impechment da vossa presidente Dilma Roussef que me envergonhei na minha qualidade de MM, com as miseráveis declarações de voto de gente que sem se identificar abertamente como Maçons usavam a nossa linguagem (em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade por exemplo) pensei que a Maç.: estava muito mal no Brasil. Chegámos mesmo a ouvir uma declaração de voto em nome de “Deus, Pátria e Família”, que quem não sabe era a trilogia de Salazar. Vejo hoje com a reacção dos IIr.: da COMAB e de outras Potências e Obediências, às declarações da Anmab, louvando a ditadura e o Bolsonarismo, que afinal a Maç.: no nosso país Irmão está de boa saúde e recomenda-se. A Maç.: e os MM.: não imiscuem ou não deve fazê-lo na política, mas individualmente cada Maç.: é um Homem político por natureza e defensor da democracia e dos direitos do Homem. Já vimos o Macartismo e a sua caça às bruxas nos EUA. Não há só comunismo e fascismo, isso são teorias políticas recentes, na História do Homem. Necessitamos apenas um mundo em que os Homens todos iguais em direitos se unam como IIr.:. VIVA O BRASIL!
CurtirCurtir
PLENA LIBERDADE ?
Não houve Ditadura no Brasil? NÃO HOUVE?
Em que planeta e em que país você viveu Cremilton?
Que absurdo, cidadão, você esteve alienado da vida durante 21 anos. INFORME-SE, ESTUDE O MÍNIMO QUE SEJA DE NOSSA HISTÓRIA RECENTE.
E, ‘by the way’, a Maçonaria em Cuba e na Venezuela vão muito bem, obrigado !
MEsmo tendo apoiado o golpe da extrema direita representada pelo infeliz do Guaidó !!!
CurtirCurtir
Meu caro, eu vivi em plena liberdade durante os 21 anos de regime militar. Ditadura foi aos olhos dos que rebelavam contra o Brasil. Os mesmos que um dia tiveram a oportunidade de chegar ao poder e levaram o Brasil quase a falência. Desde de quando defender Fidel, Maduro, Bandeira vermelha, defender LGBT e outras merdas mais, está defendendo a sua Pátria? Quando alguém abre a boca para falar que em milico isso ou aquilo, deveria pensar duas vezes e pensar nos analfabetos que ocuparam Planalto. Um burro e ladrão ao extremo. Roubou e deixou o resto da quadrilha roubar a vontade. Repassou nossos recursos para países falidos e comunistas. Quebrou todas as estatais, teve presidentes de estatais e bancos, presos. O chefe da quadrilha foi preso e agora solto porque são vagabundos que torcem contra o Brasil e querem vida fácil. Só conheço dois tipos de pessoas que ainda recriminam o atual governo e torcem pelo retorno dos quadrilheiros: o ignorante e idiota ou canalhas igual a eles.
Tem mais, estou fora e bastante frustrado de ver pessoas se dizendo irmão e na defesa de FDP’s que contaminaram as escolas e Universidades, todos os meios de comunicação e a cultura em nosso País, com essa ideologia socialista/comunista. Compare os princípios defendidos na Maçonaria, com o que se vem praticando (tentativa de implantação de Kit gay, pisoteando na Bandeira Verde e Amarela, destruição dos valores morais e familiares, enfiando crucifixo no ânus e por aí vai…) na vida real nestas instituições.
CurtirCurtir
Sr. Cremilton,
Se existe um criminoso nesse caso é V.Sa. O crime que V.Sa. comete se chama Calúnia e difamação, caso V.Sa. não possua as provas de vossa afirmação.
Portanto, sou contra dialogar com criminosos, mesmo que seja obrigado a reconhece-los como irmãos. Mas mesmo nas melhores famílias há exceções e vez por outra um filho se descaminha.
CurtirCurtir
Muito embora eu saiba que a irmandade, de modo geral, é profundamente conservadora, muitos chegando ao reacionarismo, o texto do Nelson André Hofer de Carvalho é absolutamente INACREDITÁVEL E INACEITÁVEL DENTRO DA ORDEM.
Quem defende as ideias e a visão de mundo dele não poderiam permanecer na Ordem.
E a História e os fatos concretos, aliados à simples leitura de nossos rituais confirmam a minha afirmação.
UMA LÁSTIMA !!!
CurtirCurtir
Concordo que a Maçonaria não deve tomar posição partidária. Porém, querer se omitir diante de um fato histórico que retrata a realidade de que estávamos sendo conduzido ao comunismo. também é demais. Por outro lado, não houve ditadura no Brasil. Essa falácia faz parte do discurso daqueles que um dia tiveram a oportunidade de chegar ao Poder e em poucos anos desconstruiu os valores de família e levaram o Brasil a falência. Pelo que me consta, a Maçonaria nunca sofreu qualquer perseguição por parte da dita “ditadura”. Já os que afirmam ter sido ditadura, são os que apoiam Venezuela e Cuba. Pergunto: como será que funciona a Maçonaria nesses Países? Se é que existe, o que ela faz pela liberdade daquele povo que vivem plena miséria? No mais, desafio qualquer brasileiro apontar um período em que houve mais Ordem e Progresso nos 520 anos do nosso Brasil, que nos 21 anos do Regime Militar. Mais, aponte um cidadão de bem que tenha sido proibido de ir e vir, impedido de ter o seu próprio negócio, proibido de ter sua arma de fogo para se defender. Acrescento ainda: não aprendi nos bancos escolares sobre o período 1964/1985, eu vivenciei este período. Também iniciei na na Maçonaria no fim do regime militar, vivendo em plena liberdade sob todos os aspectos. Concluindo, faço minhas, como complemento, as palavras do comentário do irmão Nelson André Hofer Carvalho.
CurtirCurtir
Cremilton, você ingressou na Maçonaria há tanto tempo e até agora não entendeu os seus princípios de defesa dos valores democráticos da República, de defesa da justiça e dos homens. Ë lamentável todo esse tempo perdido. Negar a ditadura diante das provas trazidas à luz é a explicação para incorrer no erro pela segunda vez, apoiando um governo fascista que só conseguiu ser eleito graças a um golpe e um juiz vendido à CIA que removeu o grande obstáculo na eleição de 2018, fake news e simulação de atentado.
Suas fontes de informação parecem limitadas. Por exemplo, em Cuba – https://bibliot3ca.com/fidel-castro-e-o-curioso-caso-da-maconaria-em-cuba/
Na Venezuela – https://es.wikipedia.org/wiki/Francmasoner%C3%ADa_en_Venezuela mas muitos maçons venezuelanos são reacionários, como por exemplo, o Juan Guaidó que se proclama presidente sem ter sido eleito e que é apoiado pelo honestíssimo grão mestre do GOB.
Não vejo a Maçonaria brasileira “fazendo alguma coisa pela liberdade”. A Maçonaria brasileira nada faz, a não ser apoiar um governo contrário aos seus princípios.
Aliás, falando em plena miséria agora temos milhões de brasileiros que haviam sido resgatados durante o governo social democrata do Presidente Lula e da Presidente Dilma, e que a ela retornaram tangidos como gado pelo governo fascista neoliberal que todos os dias anula direitos conquistados pela população.
Durante o Regime Militar o país se endividou, a corrupção comia solta (mas a divulgação era reprimida) e quando o Presidente “Cavalo” Figueiredo devolveu o que restava do país, ele estava pendurado no FMI, devia quase cem bilhões de dólares que foram pagos pelo governo social democrático que, ao final do Golpe de 2016 deixou reservas de mais de 300 bilhões de dólares.
Não seria de se estranhar que apoiasse o Nelson. São farinha do mesmo saco.
CurtirCurtir
Só de elogiar dois vermes de comunistas como Lula e Dilma, dá pra perceber o seu lado. Esses bandidos assaltaram os cofres públicos. Faliram a Petrobrás, bancos públicos e estatais. São amantes de Chávez, Fidel e Maduro. Maçons que defendem essa corja é que deveriam ter vergonha na cara. Esses asseclas defendem descaradamente a bandeira Vermelha. Parece piada um maçom fingir que não vê isso e deparar com o Pavilhão Nacional dentro da sua Loja e nada sentir.
Chamar o Presidente de Facista, Genocida e Negacionista é próprio de esquerdalhas. É a cartilha Leninista/Marxista deles: “Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”. E mais, Bolsonaro vai muito bem obrigado. Acabou de defenestrar mais 4 traidores, mancunados com o lixo dos 11 togados do STF. Tá difícil, mas vamos chegar lá.
CurtirCurtir
Parabéns pelas suas colocações, Ir:. zehfilardo. Pena que ainda há saudosistas da ditadura em nosso meio. Quem defende tortura, então, deveria trocar seu avental por um de açougueiro.
CurtirCurtir
Boa noite, meus irmãos. Concordo plenamente. A ditadura deve ser lembrada para nunca mais essa história seja repetida. Parabéns.
Peço, se for possível, autorização para publicar no Facebook, dando os devidos créditos. Fraterno abraço.
Edinaldo Soares da Silva Pereira.:
CurtirCurtir
Boa noite, meus irmãos. Concordo plenamente. A ditadura deve ser lembrada para nunca mais essa história seja repetida. Parabéns.
Peço, se for possível, autorização para publicar no Facebook, dando os devidos créditos. Fraterno abraço.
Edinaldo Soares da Silva Pereira.:
CurtirCurtir
Bom dia, brother
Todo o conteúdo do blogue pode ser repercutido com os devidos créditos.
TAF
CurtirCurtir
Ótima matéria em defesa dos principios da Maçonaria.
CurtirCurtir
Eu vivi durante o período chamado ditatorial. Nunca tive tanta paz e liberdade de ir e vir como naqueles áugurus tempos. Quem cuidava da própria vida e trabalhava, como acontecia com os meus falecidos pais, e 7 irmãos, nunca tivemos o desprazer de receber os “homens de coturnos” na porta de nossa casa. Atualmente vivemos num país, cujo Presidente, constrói obras que foram inacabadas esquecidas pelos presidentes anteriores. Prova disso, foi o término da transposição do Rio São Francisco, Rodovia BR 163, e m tantas outras que acho desnecessário enumerar aqui. A Maçonaria sempre se “gaba” de ter participado da libertação do Brasil durante o imperialismo português. Por quê na atualidade não pode se envolver? Nosso Presidente atual possui sensibilidade, honestidade, e muita vontade de recolocar nosso País nos trilhos. Por quê ficarmos omissos, quando o nosso País e o povo brasileiro clama por Justiça e Liberdade. Afinal de contas a trilogia maçônica diz: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
CurtirCurtir
Really, Brother Vicente? “Constroi obras inacabadas esquecidas” ? 300.000 mortes das quais grande parte poderia ter sido evitada se o boçal que foi “eleito” com uma ajudazinha do “juiz” Moro?
Abre os olhos ou deixe a Maçonaria. Você não é um de nós.
CurtirCurtir
Quem viveu a realidade de 64 e o período que se seguiu não tem a menor dúvida de que foram anos de ouro. Só é contra os que querem a destruição do Brasil, que defendem os genocidas comunistas. Hoje vivemos uma ditadura terrível. Congresso e Judiciário cheio de privilégios inaceitáveis em qualquer país civilizado. O cidadão de bem é massacrado com mentiras e ilusões, não tendo direito a nada, além de sustentar os corruptos e sanguessugas da nação. Comparar o período da revolução com o atual permite ver com clareza quem são os brasileiros de verdade, aqueles que querem o bem da nação e aqueles que querem defender seus interesses particulares apenas. Falam em tortura e morte de comunistas (não se sabe ao certo até hoje o nº, mas falam no máximo em 1 mil. O comunismo matou mais de 100 milhões no mundo) que queriam impor a força uma ditadura no Brasil. Eles próprios hoje reconhecem isso. Já declararam o erro que cometeram. Não se trata bandidos com flores. Não se faz gemadas sem quebrar ovos. Os que criticam o período da revolução são os que defendem uma “democracia” onde só alguns tem direitos, casualmente eles próprios. Defendem a verdade única. Falam pelos cotovelos um monte de abobrinhas, mas no fundo são sanguinários. Enaltecem os países onde prevalece a ditadura.
Eu vivi intensamente o período da revolução, sou testemunha da sua realidade. Não falo pela boca dos outros. Não sou papagaio.
Quanto a Maçonaria, só quem não conhece história (verdadeira) alega que a maçonaria não se envolve na política. Leiam as atas do Grande Oriente à época da Independência.
Hoje a Maçonaria está morta. Morreu com a imposição do “patriarca da Independência” José Bonifácio (que não queria a Independência… O verdadeiro Patriarca é Gonçalves Ledo). José Bonifácio (home inteligente e de grandes virtudes, mas nem por isso deixa de ter seus defeitos), que desdenhou a maçonaria, sendo o Grão-Mestre, tornou a Ordem num carimbador burocrático. Olhem a participação da maçonaria na política nos países desenvolvidos. Compare com o pensamento da maçonaria brasileira.
CurtirCurtir
Sorry Mr. Nelson, mas “Eu vivi intensamente o período da revolução” só pode significar que eras um deles, dos maçons indignos de pertencer à ordem, dos cúmplices dos crimes da ditadura militar, dos papagaios de pirata que repetem a balela de que o país corria o perigo de entrar para a órbita comunista e um negacionista dos absurdos da ditadura militar.
E pasme-se, nega a existência até mesmo da Maçonaria, na medida em que marca como sua morte a intervenção de outro boçal chamado José Bonifácio. Assim, o que tem sido a Maçonaria desde então? Uma nave fantasma singrando os mares, vivendo de fábulas de um passado inventado? Tenha dó, Nelson, vá estudar um pouco.
E “Congresso e Judiciários cheio de privilégios inaceitáveis em qualquer país civilizado” nos revela que continuas a ser um dos fascistas que apoiaram o golpe. In fact, sua manifestação só foi aprovada, porque nós somos democratas e não é de nosso feitio censurar quem quer que seja como fizeram sobejamente os milicos depois do golpe de 1 de Abril de 64.
Não lhe estendo um fraternal abraço, pois não te reconheço como maçom.
CurtirCurtir
Precisas estudar história e não historietas.
Precisas ver a realidade dos fatos.
As manifestações recentes dos líderes comunistas do tempo da revolução, que reconhecem os erros que cometeram são minhas testemunhas. Com certeza devem te desagradar.
Se não me reconheces como maçom, não te preocupes. Tua argumentação me é suficiente.
Te desejo saúde, paz e realizações.
CurtirCurtir
ANOS DE OURO ?
parei neste ponto. Nem li o restante.
é como eu venho dizendo há muito tempo. Temos um mproblema muito grave na seleção de membros e nas sindicâncias.
GRAVE, MUITO GRAVE.
Nada há para ser defendido do GOLPE DE ’64 e dos 21 anos de DITADURA. NADA !!!
E cquem ainda não entendeu isto, não pode se considerar maçom.
Pode estar maçom, o que é outra coisa.
CurtirCurtir
Maçonaria ….. quem te viu que te vê
CurtirCurtir
A entidade que se assumiu publicamente como maçónica e enalteceu a ditadura está a ofender os mais elementares princípios e valores maçónicos, pelo que deve ser vista como uma entidade impostora. Um maçon não pode defender uma solução ditatorial, seja ela qual for! A nossa tríade de valores, nomeadamente a Liberdade, não comporta isso! Um maçon, se quer defender e praticar os valores maçónicos, não pode ir por esse caminho. Muito menos, uma instituição maçónica! Vasco Lourenço – MM, MSPGV do GCGP-RF, 5* Ordem.
CurtirCurtir
Então vcs apoi
CurtirCurtir
Infelizmente a maioria defende o comunismo
CurtirCurtir
É interessante que esquecem com uma facilidade espantosa os 100 milhões de pessoas que mataram de forma horrível. Esquecem que continuam matando. Coincidência ou não, defendem as ditaduras no mundo. Mas enchem o peito para se dizerem democratas.
CurtirCurtir
Meu caro,
A fila já andou há muitos anos. Todo mundo sabe que a experiência soviética não funcionou. Mas nos basta a herança de humanismo que o socialismo deixou para demonstrar a diferença entre um governo de esquerda (PT) e um governo neo-liberal de extrema direita, com franca vantagem para o modelo humanista da social democracia.
A pandemia veio provar isso e colocar uma prova cabal diante das pessoas inteligentes.
Só não vê quem não quer ou quem tem má-fé e ignorância suficientes.
CurtirCurtir
Que comunismo, Thulio.
Onde, quando, como, por parte de quem?
CurtirCurtir
Que o GADU nos ilumine. Tortura Nunca Mais!
CurtirCurtir