Por Kennyo Ismail
- A promotora do Ensino Laico…
Muitos dos maçons brasileiros da atualidade, tão tolerantes, para não dizer concordantes, com discursos e argumentos considerados reacionários, quando não pró-ditadura, talvez não imaginem que o GOB – Grande Oriente do Brasil por anos defendeu oficialmente a bandeira socialista.
Isso ocorreu em decorrência das ações sociais maçônicas promovidas durante a última década do século XIX e as duas primeiras do século XX, quando, após a Proclamação da República, a Maçonaria resolveu colaborar para o desenvolvimento de um estado laico, focando principalmente no ensino laico, que foi levado tão a sério a ponto do Grande Oriente do Brasil, em 1915, decretar que:
O ensino primário da língua nacional é obrigatório para todos os filhos de maçons entre sete e doze anos. (…) Em todos os orientes onde não houver escolas gratuitas mantidas pelo governo no país, ou por associação leiga de qualquer natureza, as Lojas e os maçons aí residentes são obrigados a suprir essa falta e a essa missão. (…) As escolas assim criadas serão públicas (GOB. Decreto No. 513 de 23/12/1915).
Leia mais em QUANDO O GOB ERA SOCIALISTA
Boa noite.
Tenho visto ultimamente por conta dessa polarização política que estamos vivendo vários maçons alegando que quem tem um pensamento mais voltado para a esquerda política não conseguirá de aprofundar na maçonaria pois a instituição segue um lógica totalmente contrária a essa vertente e isso me deixou pensativo e até um pouco decepcionado pois acreditava que nas fileiras maçônicas o ideal seria ter membros das mais diversas linhas de pensamento pois isso tende a enriquecer os debates e visões de mundo, mas não é isso que tenho visto, tenho notado um forte crescimento do conservadorismo entre os membros o que vejo como algo prejudicial sendo maçonaria uma ordem de cunho libertário e que visa a evolução do ser humano como um todo.
Espero que meu raciocínio tenha ficado claro, e desde já agradeço a atenção.
CurtirCurtir
Paulo,
A Maçonaria deixou-se contaminar pelo ambiente de radicalização e ódio da sociedade civil brasileira. Um espaço que deveria ser de tolerância e união é desperdiçado com enfrentamentos ideológicos. Isso foi agravado nesse ano de 2018, pelo apoio dos maçons conservadores a um candidato cujos princípios, promessas e ideologia são diametralmente opostos aos princípios, promessas e ideologia da Ordem Maçônica. O resultado não poderá ser outro senão o rompimento e a cisão.
CurtirCurtir
O comunismo surgiu como uma utopia possível, de igualdade social e financeira, o que vinha ao encontro dos ideais maçônicos.
Quando saiu do papel para a realidade, o senso de oportunismo parasitário das classes emergentes se mostrou mais agressivo, boçal e cínico do que seus antecessores, provocando asco e repúdio de quem a ele aderiu.
Esse regime perseguiu de forma feroz aos que dele se distanciaram, fazendo aflorar nos seus seguidores o que há de mais odioso e deplorável na frágil personalidade humana.
CurtirCurtir
Republicou isso em Blogue do Zé Filardo.
CurtirCurtir