Tradução J. Filardo
Nos últimos cinco anos, tive a honra de representar a União Europeia, como presidente da assembleia de chefes de seus estados e governos. Nesta qualidade, eu também venho às Nações Unidas.
Por favor, permitam-me – em meu discurso de hoje, meu último aqui – não elaborar detalhadamente nossos desafios e começar com uma reflexão mais geral inspirada nas palavras ditas aqui há dois dias, palavras que sugerem um conflito imanente entre patriotismo e globalismo. Eu não concordo com esta opinião. Ela é falsa e perigosa, mesmo que tenha muitos seguidores e propagadores poderosos. A própria ideia das Nações Unidas, assim como a da União Européia é, de fadto, uma tentativa heroica de superar tal pensamento. O patriotismo do século XXI também deve ter uma dimensão global, para não se tornar, como muitas vezes foi o caso, um egoísmo nacional comum. A história de nossas nações mostra como é fácil transformar o amor da pátria em ódio aos vizinhos. Quão fácil é transformar o orgulho pela própria cultura em desprezo pela cultura de estrangeiros. Quão fácil é usar os slogans da própria soberania contra a soberania dos outros.
Eu sei que a palavra globalismo não soa atraente. Pessoalmente, prefiro a palavra solidariedade, tão importante para mim e para minha nação. No meu vocabulário político, globalismo e solidariedade significam a mesma coisa. E não estou falando de alguma ideologia ingênua ou linguística abstrata, mas de desafios concretos e de uma chance de soluções pragmáticas.
Eu amo Gdańsk, a cidade de onde venho. Eu amo a Polônia, meu país. E eu amo a Europa. Mas mesmo que vivamos na cidade europeia mais bonita e moderna, nossa vida pode mudar para o inferno, se não encontrarmos aqui nas Nações Unidas soluções adequadas para ameaças globais, tais como conflitos armados e terrorismo, proliferação nuclear ou a destruição do nosso ambiente. Sem a prontidão para estabelecer regras em nível global e, posteriormente, respeitá-las consistentemente, as comunidades, nações e estados locais e até continentes permanecerão impotentes diante dessas ameaças.
Vamos nos concentrar por um tempo em uma das ameaças, a destruição do meio ambiente, que esteve no centro das atenções nos últimos dias, aqui em Nova York. Não tenho dúvidas de que estamos em uma emergência ambiental. Microplásticos estão se espalhando em nossos oceanos. Até duzentas espécies são extintas a cada dia. Eu próprio testemunhei o colapso das paredes de gelo na Groenlândia e as geleiras derretidas em Pamir, no Tajiquistão. E acabamos de discutir aqui a crise na Amazônia, como fizemos nas últimas décadas, infelizmente com resultados limitados. Estamos nos aproximando rapidamente de um ponto, além do qual só conseguiremos mitigar as mudanças climáticas em vez de revertê-las.
A União Europeia continuará a fazer todo o possível para enfrentar esta ameaça. A Europa está mostrando liderança na implementação do Acordo de Paris e esperamos vencer a corrida para nos tornarmos o primeiro continente neutro em carbono do mundo. Somente em 2017, a UE e seus Estados-Membros gastaram 20 bilhões de euros ajudando os países em desenvolvimento a combater e se adaptar às mudanças climáticas.
Mas o ambiente natural do homem, que exige proteção, não são apenas os oceanos, o ar e as florestas. É também a verdade na vida pública, liberdade, Estado de direito e solidariedade internacional.
Para proteger a verdade, não basta acusar outras pessoas de promover notícias falsas. Falando francamente, seria o suficiente simplesmente parar de mentir. Hoje, muitos políticos usam a mentira como um método permanente para manter o poder.
Para proteger a liberdade, não basta falar sobre isso em discursos. Você tem que defender os direitos de um indivíduo em todos os lugares e todos os dias. Você tem que defender a liberdade de expressão e uma imprensa livre. E você tem que parar de flertar com ditadores e regimes autoritários.
Para proteger o estado de direito, você realmente precisa aceitar que a lei deve estar acima do poder, não ao seu alvedrio. Se você quer seguir os princípios da solidariedade internacional, sempre precisa ajudar os mais fracos, se eles são atacados pelos mais fortes e pelos cruéis. Como no caso da Ucrânia, por exemplo.
Se os poderosos do nosso mundo não entenderem isso, eles entrarão na história, não como líderes, mas como falsos líderes. E com toda razão.
Muito obrigado.
Um comentário cheio de entrelinhas e difícil de entender…. mas que disse muita coisa para quem tem “olhos de olhar e ouvidos de ouvir”. A citação foi muito conveniente no esclarecimento central.
CurtirCurtir
QUEM ESTÁ FALHANDO É EXATAMENTE OS FUNDADORES E ORGANIZADORES DESSA UNIÃO EUROPEIA GLOBALISTA QUE PROPAGA A SOLIDARIEDADE COM BASE NA TORRE DE BABEL OU EIFFEL DE PARIS, QUE COMEÇOU ERRADA E ENQUANTO NÃO RECUAR NO TEMPO E CORRIGIR LÁ A FALHA NO PASSADO, ESSA UNIÃO EUROPEIA CONTINUARÁ IMPONDO SUA VISÃO ILUMINISTA EM PLENA ERA ESPACIAL E DIGITAL, E NÃO A VISÃO DA VERDADE QUE LIBERTA.
ELA COMEÇOU COM JESUÍTAS E FILHOS DA VIÚVA E NESSE CRISOL DE ÁGUA E FOGO, QUEM É A ÁGUA?COMO FORMAR UM BRONZE DE COBRE, COM COBRE?USAR O REINO UNIDO DE ÁGUA PARA DEPOIS IMPOR A LINHA DE COBRE DE PARIS…ONDE QUE ISSO SERÁ BRONZE OU GOVERNABILIDADE, ESTABILIDADE, VERDADE?
O FATO É QUE NÃO CABE MAIS À EUROPA CONTINENTAL ESSA REVOLUÇÃO E ENTREVISTO ESTÁ QUE OUTROS POVOS FARÃO A OBRA DA CIDADE LUZ EM OUTRA TERRA PROMETIDA.PELO VISTO TAL FATO NOVO NÃO ESTÁ SENDO ENGOLIDO E DIGERIDO DE FORMA CONFORTÁVEL PELA CÚPULA EUROPEIA.
O ILUMINISMO NESTA ÉPOCA DE 2019 ENFIM ELE DEU RAZÕES ÀS PESSOAS, E AGORA PERGUNTAMOS – PARIS, A SENHORA DAMA DE FERRO CONSEGUIU E FAZEMOS O QUE AGORA COM A RAZÃO?
QUAL É O NOVO PASSO DA REVOLUÇÃO NESTA ERA ESPACIAL, ELA PLENA DOS DIREITOS OS MAIS OUSADOS POSSÍVEIS??
ESSE ILUMINISMO OBSCURO DE 230 ANOS NO SÉCULO DA REDE DE ALCANCE MUNDIAL ILUMINA SÓ O PÉ DO CAMINHANTE E NÃO CLAREIA MAIS NEM PARIS, NEM A FRANÇA, NEM A EUROPA, E QUEREM GLOBALIZAR AINDA ISTO.
ORAS, POR TRÁS DA CORTINA DESSE DISCURSO SR. PRESIDENTE ESTÁ O QUE, UMA JUVENIL GRETA CHEIA DE SOFISMAS E PREGAÇÕES DA MORAL FALANDO?
POR QUE PARIS PODE SER NACIONALISTA E OUTROS PAÍSES NÃO O PODEM?
BEM, ALGUÉM OU ALGUM LOCAL TEM QUE SER O CENTRO, DESSE CRISOL, É ISTO?
POR QUE O ILUMINISMO DE PARIS TEM QUE SE SOBREPOR ÀS OUTRAS NAÇÕES, ELAS NÃO POSSUEM VISÕES ILUMINADAS TAMBÉM NA ATUALIDADE ?
EVIDENTE QUE UNIR FOGO COM ÁGUA EXIGE ESSA CRISE NO HOMEM E NO SÉCULO…DIREITA COM ESQUERDA..OU CONSERVADORES E PROGRESSISTAS, TODAVIA SE O BREXIT DESDE 2016 COM SUA ÁGUA, ELE ESTÁ SOLTANDO DA MÃO DA UNIÃO EUROPEIA, QUE SE ACHA FOGO, OS IRMÃOS LÁ DA ILHA DA NÉVOA CHEIRARAM ENTÃO O QUE SR. PRESIDENTE?
POR QUE A OPINIÃO DOS IRMÃOS LÁ NO REINO UNIDO, AÍ A SENHORA DAMA, A SENHORA DE PARIS (AVALIZADORA MAIOR DA U.E.) ACREDITA QUE É A ERRADA, NESSA ERA DO SATÉLITE?
ONDE QUE ESTÁ A VERDADE EM GLOBALIZAR CUSTE O QUE CUSTAR PELA TORRE EIFFEL?
POR QUE A GLOBALIZAÇÃO SR. PRESIDENTE DA U.E., ELA NÃO PODE TER O EIXO ZERO DE LONDRES? PORQUE DIZ O LIVRO ESCOLAR, QUE DALI PARTIU A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IPCC DA ONU, AMIGUINHA DE PARIS, DIZ QUE É NISTO QUE ESTÁ A CULPA DE LONDRES, DO REINO UNIDO EM SUMA FINAL, SENDO IMPEDIMENTO DA GLOBALIZAÇÃO-SOLIDÁRIA DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE PARIS?
NÃO EXISTE SOCIAL SEM CAPITAL, SE NÃO, POR TOTALITARISMO.
SENHOR, SE DO REINO UNIDO PARTIU SINAL DO BREXIT, É DEVIDO A QUE ELES LÁ SABEM, QUE MAIS UMA VEZ UM NAPOLEÃO E UM HITLER FOI PREPARADO NA EUROPA ILUMINADA CONTINENTAL, E QUANDO O PAPA JESUÍTA ELE ABRAÇA A CAUSA PARIS-BERLIM DE HOJE SE EXPRESSA UM ATO QUE SÓ REFORÇA A VISÃO DE QUE OS SENHORES ILUMINADOS DA UNIÃO, FALAM SOFISMAS,
EM NARRATIVAS MORALISTAS E CINISMOS CRASSOS, PORQUE A VERDADE É QUE NÃO ACEITA, A EUROPA CENTRO-SOCIALISTA, QUE ISRAEL E IRMÃOS DE LONDRES TENHA POR VIA DO REINO UNIDO, FUNDAMENTOS NO GOVERNO SOLIDÁRIO MUNDIAL NO SÉCULO 21, SÉCULO DE INÍCIO SIM DE ERA DESMASCARADORA DE TUDO E DE TODOS.
A UNIÃO EUROPEIA EM SEUS NOTÁVEIS SENHORES DESCONVERSAM CONVERSANDO EM VEZ DE VERIFICAREM SE HOUVE OU NÃO NA LINHA DO TEMPO CORRUPÇÃO NO IDEAL ILUMINISTA, PARA QUE RECUEM AO PONTO DE PARTIDA E VERIFIQUEM ONDE É QUE ESTÁ O ERRO, OU DESVIO.
A VERDADE ELA TEM QUE SER NÃO SÓ FLUIDA NESSA ERA QUE ENCERRA ELA PRECISA SER ACEITA;
NÃO HÁ COMO GLOBALIZAR COM DOGMAS NA ERA DO CELULAR MEU AMIGO, OU ABRE O JOGO TODO, OU MANTERÃO ESSA CORTINA ESCURA PINTADA DE SOLIDARIEDADE ILUMINADA PARIS-BERLIM-ROMA VERSUS A NOSSA, A MINHA, SEGURANÇA COMO INDIVIDUO QUE A REVOLUÇÃO ILUMINADA NOS DEU.
E VAMOS LEMBRAR A PASSAGEM DESSA ANTIGA TENTATIVA ILUMINADA, AGORA REENCARNADA NA EUROPA CONTEMPORÂNEA:
“Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Gênesis 11:5-8”.
A VERDADE ELA NÃO PODE SER CANTADA EM VERSOS E PROSAS;
ELA A VERDADE NÃO DEVE SER UM QUADRO BONITO PINTADO COLOCADO NA PAREDE;
A VERDADE ELA NÃO PODE TER FÃS E ADMIRADORES E IMITADORES.
OBSERVAMOS, PORTANTO, NA HISTÓRIA AINDA HOJE SE REPETINDO, QUE SE ESQUECEU A EUROPA CONTINENTAL, DE COMBINAR SENHORES, COM O ARQUITETO DAS ÁGUAS!!!
RESTANDO DESTA SORTE À UNIÃO EUROPEIA SEGUIR EM NARRATIVAS DE LAMENTOS.
ANUNCIATO-OSASCO-SP
28-09-2019
CurtirCurtir
Comentário cheio de entrelinhas e difícil de entender…, mas para quem tem “olhos de olhar e ouvidos de ouvir” muito esclarecedor. Principalmente com a conveniente citação.
CurtirCurtir
Um comentário cheio de entrelinhas e difícil de entender…. mas que disse muita coisa para quem tem “olhos de olhar e ouvidos de ouvir”. A citação foi muito conveniente no esclarecimento central.
CurtirCurtir
Republicou isso em LIBR3RIA.
CurtirCurtir