Tradução J. Filardo
Por Charles Imbert

Charles Imbert é um “viajante incrível”. Ele não viaja pelo mundo, como aqueles que um festival recebe todos os anos em Saint-Malo; ele procura os traços das Tradições antigas em histórias míticas e lendas iniciáticas, ele analisa os sinais que os Antigos inscreveram em seus textos e se esforça para estabelecer sua correspondência com símbolos tradicionais.
Nesse estudo ele evoca a relação entre os Doze Trabalhos de Héracles, as viagens de Ulisses e os signos do Zodíaco.
Ele desenvolverá sua demonstração em um futuro livro.
Na Grande Loja da França, o pequeno livreto branco entregue aos novos iniciados comenta os símbolos do primeiro grau. Para os doze laços do amor, indica-se que correspondem ao cinturão zodiacal e seus doze signos. O zodíaco era chamado pelos antigos “o caminho do sol”, e o formato dos laços representam a figura descrita em um ano pelo sol nos quadrantes solares. Na página 44 do livreto, o texto acrescenta que esses laços dão suas proporções aos paineis de loja […] ou seja três sobre quatro. É um lembrete de outro aspecto do zodíaco, o conhecimento das relações entre o três e o quatro, que é expresso pelos quatro triângulos ou o esquadro e o compasso.
Quatro triângulos? Um Aprendiz me perguntou sobre o trígono que figura em loja: “Mas por que ele está apontando para cima? Porque é um triângulo Fogo. Existe também o triângulo Água, apontando para baixo, o triângulo Ar, apontando para a direita, e o triângulo Terra, apontando para a esquerda, na astrologia esotérica, e parece que os triângulos da Figura 1 (página 98) eram conhecidos antes até mesmo da divisão da fita das estrelas zodiacais em doze, e que essas seções recebem um símbolo totêmico em relação ao caráter do nativo do Signo.
Continuar a leitura: As 12 Viagens de Ulisses
Meu estimado Irmão. Saúde, Força e União.
Me desculpa a intromissão mas não seria “Os doze trabalhos de Hércules”?.. e Ulisses faz uma grande viagem retratada na “Odisséia”.
Leio frequentemente seus posts…
TFA
CurtirCurtir
Brother João,
O texto explica. E não posso alterar o título de outro autor. Ele faz um paralelo entre Hercules e Ulisses.
CurtirCurtir
Republicou isso em Loja Virtual da Maçonaria Liberal.
CurtirCurtir