J.Filardo
Examinando as estatísticas de visita ao site, notamos uma particularidade: o post mais popular, ou seja, o mais visitado ou procurado é o post https://bibliot3ca.com/desilusao-com-a-maconaria/ .
Isso nos leva a uma reflexão importante, necessária e urgente sobre o papel da Ordem na sociedade e sobre as expectativas dos seus membros em relação à sua prática.
Também se constata nas redes sociais que os maçons em sua grande maioria, enquanto conservadores, apoiam o governo bolsonarista, apesar de todas as provas de sua nocividade, das consequências para a economia do país, de sua vocação para a injustiça, tudo isso em flagrante desrespeito aos ideais maçônicos.
Esse ano perdido de 2019 deixou um balanço amargo principalmente para os aposentados, os trabalhadores e o comércio em geral. Somente os usuais parasitas – os bancos – tiveram um bom desempenho.
Os dirigentes das maçonarias brasileiras, os GRANDES AVESTRUZES parecem estar anestesiados e escondidos em seus gabinetes (luxuosos) enquanto os maçons abandonam as lojas…
No médio prazo…. um tiro no pé!
Bom, escreveu em francês, tudo bem.
Mas as demais pessoas que não conhecem o idioma?
CurtirCurtir
Como diria Marie Antoinette, “não entendem francês, que aprendam…” Rsss
CurtirCurtir
Caro Filardo, a Maçonaria por definição, dentre outras, é uma Instituição Progressista. Isso significa que não é conservadora, nem retrógrada. Defender a moral, a família e a Pátria pode, e deve, ser feito desde uma atitude progressista, isto é com Ordem e Progresso, como está na divisa “maçônica” da Bandeira. Fica claro, pois, como me posiciono como maçom. Por outro lado, devemos – se possível – evitar incentivar o que na Argentina chamamos de “la grieta”, a brecha. Tem maçons que são “bolsomitos”, outros que não somos e que, nem por isso somos petistas, lógico! Chamar de “petralha” ou “fascista” a quem pensa diferente, não está certo na Ordem. A brecha é o pior inimigo do País e da Maçonaria. Admiro tua obra maçônica e fico grato com a tua postura progressista, mas devagar com o andar, pois o Santo é de barro,,,, e bota barro nisso. TFA, Eugenio
CurtirCurtir
Brother Eugenio,
Tenho total consciência disso. O problema na maçonaria brasileira é que “la grieta” transformou-se em um abismo.
Eu abomino o maniqueísmo, não acho que a política seja dividida em dois campos apenas.
O problema da divisa da bandeira é que o positivismo contribuiu e se esgotou. Hoje temos que repensar nossa prática maçônica à luz de conceitos muito mais fluidos e fugidios.
Veja o caso desse post em questão. Minha intenção não era discutir política. Chamei à atenção para o fato de que um antigo post sobre Desilusão com a Maçonaria era campeão de visitas. Essa era a discussão.
Mas, os rábidos antagonistas, qual “toro cegado por el rojo”, preferiram discutir minha adjetivação do governo brasileiro despreparado, ilegítimo (pela nódoa da condenação sem provas do adversário para evitar que concorresse à eleição).
Por isso, fiz questão de mostrar que não estou sozinho, que mesmo órgão de imprensa conservador está a analisar a realidade sob o mesmo prisma.
Um TAF
CurtirCurtir
Santa Maria! Dizer que o atual governo não é defensor da lei da ordem moral e economica é de lascar. Pra mim em particular quem é lula livre, dilma, haddad e toda sua camarilha deveria ser expulso da maçonaria, posto que a bandeira verde e amarelo é a que ela hasteia. Se entrar um bandeira vermelha em loja, este loja fecha.
CurtirCurtir
Brother Costa,
Esse desgoverno pode até defender a lei, a ordem e a economia. Essa não é a questão.
A questão é: em favor de quem eles defendem esses valores?
Nosso irmão Vice Presidente, por exemplo, chama Donald Trump de Meu Presidente! (Oh Lord!)
O Patrimônio Nacional está sendo dado de mão beijada ao capital estrangeiro (onde estão os militares nacionalistas de antigamente?)
Direitos estão sendo retirados da população!
Verbas de setores fundamentais para o futuro de nossos netos estão sendo cortadas.
Quanto à sua tolerância maçônica, quero dar os parabéns. Você entendeu tudo o que a Maçonaria ensina.
TAF
CurtirCurtir
Onde estava o atento irmão quando os prestimosos governos socialistas roubaram de quem trabalha e paga impostos? Quer defender o indefensável? Não ao fanatismo! Sim ao caminho reto dirigido pelo trabalho e pelo progresso!
CurtirCurtir
A pior coisa que o ser humano pode fazer é “fulanisar” uma Ordem, uma empresa, um Estado ou até mesmo um Governo.
Não existe surpresa, pois todos sabiam de antemão que o presidente eleito de forma legítima pela maioria dos que cumpriram com o dever cívico do voto (os que se omitiram não tem direito a se queixar do que quer que seja) estava longe de ter o perfil adequado para ocupar o mais alto cargo da nação em termos de educação, moderação, temperança, etc., assim como os anteriores eleitos também de forma legítima.
Todavia, quem eram os concorrentes?
Como teria sido o ano de 2019 se algum dos outros tivesse ganho?
O Ir.’. José Filardo que tenho quase a certeza de conhecer atira no que não vê e não acerta no que vê. Parece que visa fomentar um trabalho contra a escolha dos que votaram (essa é a leitura que faço).
Além disso, classificar IIr.’. de “conservadores” é no mínimo estranho pois toda instituição que hoje em dia defende a Família, por exemplo, tende a ser rotulada de “conservadora”.
Nós enquanto IIr.’. podemos até discordar de certos aspectos e fundamentos da Ma.’., mas não podemos fomentar a discórdia.
Ele deve ter elaborado trabalhos maravilhosos sobre o P.’. M.’., mas ficou com a alegoria e não entendeu o significado.
CurtirCurtir
Brother Alexandre,
“Eleito de forma legítima”????? (Oh meu Zeus! )
Desde quando impedir que um concorrente (que o derrotaria) por meio de atos ilegais de um juiz ignorante é forma legítima de eleição?
General pressionar um ministro do supremo (Rosa Weber) para mudar seu voto e assim impedir que o Presidente Lula fosse solto em tempo de registrar sua candidatura é forma legítima de processo eleitoral?
Não está em discussão aqui a abstenção ou anulação de votos. Está em jogo o exercício da democracia em sua plenitude, uma democracia que a Maçonaria proclama defender aos quatro ventos.
Quanto ao ano de 2019, se outro tivesse ganho estaríamos vivendo um novo golpe militar idêntico ao golpe de 1o. de Abril de 1964.
Conservador não é defeito em maçom. Bolsonarista é um aborto da natureza.
Mas, devo agradecer ao Ir.’. por creditar ao nosso blogue a capacidade de fomentar a discórdia entre os Maçons. Isso não é necessário. Nossa prática de cisão demonstra que a Maçonaria não precisa de ajuda nesse departamento.
Um TAF
CurtirCurtir
Estou pasmo.
Mais um defensor do ladrão presidiario. Os diferentes se separam enquanto os iguais se unem. Deixarei de ler os que defendem os que enriquecem (veja-se a fortuna adquirida por lula e seus filhos) tirando dos brasileiros o pouco que têm.
CurtirCurtir
Brother Nunes,
Sou advogado, mas não sou advogado do Presidente Lula. Eu defendo o líder carismático que tirou milhões da miséria e os alçou a uma vida um pouquinho melhor.
Fiquei satisfeito e orgulhoso quando dissestes “os iguais se unem”. Quisera eu ter a fortaleza e o carisma do Presidente Lula!
Quanto a tirar dos brasileiros o pouco que tem, sua visão é totalmente distorcida. Quem realmente tira o pouco que os brasileiros têm são os bancos, por exemplo, e um governo que vende o patrimônio público ao capital estrangeiro, que tira dos velhinhos as suas aposentadorias, que tira dinheiro da educação e saúde para constituir fundo partidário, que não pune assassinos de índios.
Precisa estudar história, brother.
Precisa melhorar suas fontes de informação.
Precisa rever seus juramentos maçônicos.
Um TAF
CurtirCurtir
Parabéns pelo comentário meu Ir.’.
CurtirCurtir
O senhor é petista agressivo.
Nossa. Não tenho procuração para representar o governo, mas seus comentários são de uma pessoa que não tem um conhecimento mais acurado da realidade do país, ou não quer tê-lo
Ah, já que lhe intetessa, lecionei por mais de 30 anos, dos quais mais de 20 na Universidade, e tenho pós-graduação pela Universidade Laval, em Québec-Canadá.
Também sou M:.M.: da Ordem Mista Internacional – Le Droit Humain!
Não pretendo mais discutir a questão, o que me incomodou foi o senhor me chamar de analfabeta!
Um T.:F.:A.:
CurtirCurtir
Soeur Lucila,
Je m’excuse d’avoir donné cette impression. Ce n’était pas du tout mon intention. Mea culpa, mea culpa, mea culpa …
Je ne suis pas un petiste agressif, je suis un anti-fasciste agressif et je me considère assez informé sur la réalité du pays. Mes sources sont déconnectées des médias engagés dans les fausses informations.
Maintenant, parlant de frère à sœur, les principes de notre Ordre sont incompatibles avec les principes du fascisme bolonariste et des principes néolibéraux, car au lieu de gouverner pour tout le peuple (l’humanité), il goverene en faveur de la minorité pilleur des 3% plus riches.
Dans ma réponse, j’ai précisé que je ne savais pas quel était ton niveau d’éducation. Je viens de dire, comme je le répète maintenant, que toute personne qui ne valorise pas l’éducation et la santé en dirigeant le gouvernement est en deçà de ce que je considère comme l’humanité.
Un TAF
CurtirCurtir
Por São Theobaldo de Provins!!!
Quanto descalabro. Os escarlates afloraram por isso aqui e avermelharam a maçonaria dos pedreiros “livres!”
CurtirCurtir
Perdão mas nada pior que um post tão pessoal …
“Eu discordo do que você escreveu, mas defenderei até a morte o seu direito de escrevo-lo”…
Mas tudo tem limite …
E realmente quanto ao “enquanto os maçons abandonam as lojas”… Sem duvidas os que nunca foram … Shalom …
“Vivat”nosso Vice … fazendo uma bela Maçonaria …
“Vivat”“Vivat”“Vivat” BolsonaroE quanto a ilusão de um Brasil Pior …
Basta trabalhar
O grande erro da ditadura foi não matar vagabundos e canalhas como Fernando HenriqueCurtirCurtir
Brother,
O blogue é pessoal. Tenho direito de colocar minha opinião, como todo meio de comunicação tem. Você lê o Estadão e lá você vê os Mesquita dando a opinião deles. A Globo a mesma coisa.
Só botaria reparo em tua manifestação quanto ao comentário da última frase que está em linha com a ideologia desse novo governo, mas não está em linha com a Maçonaria. Um verdadeiro maçom não deseja a morte de quem quer que seja e não concorda com a pena de morte.
CurtirCurtir
Zehfilardo, que lamentável!
Vc, um esquerda que deveria respeitar os teus leitores não criando uma discórdia rançosa contra Bolsonaro. Nunca ví Vc se manifestar assim no governo Lula, Dilma e Temer!
Se Vc não gosta do Bolsonaro por ser esquedista, não há de gostar do Mourão que é Ir e de direita.
Que decepção, Camarada!
Por sorte, nas Maçonarias (sim pq há várias)), existem incontáveis admiradores de Bolsonaro por ser um homem honesto e nesse primeiro ano de governo não se registrou actos de corrupção e desmandos.
Talvez tu tenhas alguma mágoa para confessar sobre o regime militar, quem sabe…
Deixo de vos saudá-lo nos costumes, pq não comungo com comunas.
Que o GACDU.´. nos livre de suas opiniões políticas. Continue postando sobre maçonaria que Vc tem feito de melhor.
Walmir Battu
CurtirCurtir
Brother Battu,
Tá vendo? Você manifesta intolerância com um irmão que exercita seu direito constitucional e humano de ser o que quiser. Nunca me manifestei nos governos Lula, Dilma e Temer, porque foram governos que mal ou bem privilegiaram os menos favorecidos. O Presidente Lula e a Presidente Dilma (em menor escala) atuaram positivamente no sentido de fazer o país avançar e se desenvolver, chegando a ser a quinta economia do mundo, constituindo e mantendo reservas confortáveis (que começam a ser queimadas pelo desgoverno atual), mas que começou a incomodar os países de primeiro mundo (com os BRICS) e pagou o preço disso, vitima de golpe de estado.
O Temer, apesar de ser um bosta, continuou um governo social democrata, respeitando as conquistas do povo.
Eu não gosto do Bolsonaro porque tenho uma posição à esquerda. Não gosto porque ele é um chefe de milícia de extrema direita, com posições ideológicas dignas dos melhores nazistas.
Não gosto do seu governo porque é neoliberal e pretende desmontar o estado e entregar o patrimônio nacional ao capital estrangeiro. E de quebra vai implantar o modelo chileno neoliberal que massacrou os aposentados.
Se o Bolsonaro é honesto, o Papa é protestante. Só não se registraram atos de corrupção porque ninguém está procurando e quem está procurando, se encontrar algum, esconde. E a corrupção existente mudou de nome. Tome o exemplo do leilão da Petrobrás. Jogo de cena, eles queriam tirar dinheiro do caixa da petrobrás, então encenaram o leilão onde a Petrobrás pagou ao fundo de privatização, um valor para contra de sua própria propriedade. No meu vocabulário, isso é manobra ilegal , é pedalada. Também atrasar 1.200.000 concessões de aposentadoria para fazer caixa (e gastar) além de injusto com os trabalhadores, também é pedalada.
E, agora, quem foi acusada e punida por pedaladas? A Presidente Dilma.
Por último, não sei sua idade, mas estás um pouco atrasado. Comuna? O que é isso? Ainda existe isso?
Por sua gramática e ortografia, deduzo que és português. Se isso for verdade, acho que teu protesto está meio fora de lugar.
Saúdo-te nos costumes, porque eu não tenho preconceito contra irmãos bolsonaristas. Só lamento que eles não percebam o absurdo em termos, considerando os princípios maçônicos que juraram respeitar.
Um TAF
CurtirCurtir
Corajoso e inoxidável Irmão zehfilardo
CurtirCurtir
Nobre e estimado irmão, sinto por vc, pois percebe-se o quanto estas politizado. O verdadeiro espírito maçom não olha para está ou aquela ideologia, mas sim ao que é justo e perfeito. O governo atual tem seus erros como o anterior que ficou 13 anos no poder tinha, a diferença que este está tentando reverter as mancadas e torções que foram realizadas na economia deste país. Veremos 2020 e depois discutiremos novamente ao final do ano os números. Detalhe, sem maquiagem.
CurtirCurtir
Brother Brugnera,
A Maçonaria Especulativa nasceu política e conservadora na Inglaterra, mas com o freio de mão da discussão de política puxado. Entre nós ela mantém essa tradição inglesa. A Maçonaria francesa, da qual somos filhos, soltou o freio de mão e atuou politicamente na França, Portugal, América Latina. Por isso considero que o maçom tem a obrigação de ser político e discutir política. Quanto ao governo atual, não tenho reservas quanto ao conservadorismo. Minhas reservas são quanto à ideologia de extrema direita do capitão e seus asseclas. Mas, veremos os números. 2019, como vimos, foi uma lástima. Esperemos o final do ano e voltemos a conversar. Se estivermos vivos até lá. TAF.
CurtirCurtir
Parabéns culto Irmão Filardo. Sua manifestação está perfeita, mas apenas poucos de nós entendemos e valorizamos o conteúdo real de sua escrita.
CurtirCurtir
MUITOS SÃO OS FATORES E MÚLTIPLOS SÃO OS MOTIVOS. No momento destaco: 1. Nenhum ou impróprios esclarecimentos ao noviço, a respeito do que realmente pretende a Maçonaria. 2.Expectativa enganosa do candidato sobre os “benefícios” a serem proporcionados pela Maçonaria. 3. Indolência mental dos “padrinhos” e dos “afilhados”. Outras causas e outros pretextos cabem em uma “Biblioteca”, pois sempre haverão justificativas. Fico por aqui. A Sublime Ordem, espero, sobreviverá com os esforços de “poucos escolhidos” , mas sobreviverá. Diante do Grande Arquiteto Ela tem bons propósitos e o que é “bom” sobrevive, mesmo que nas “Lembranças” TFA. Samuel
CurtirCurtir
Maçonaria e Política são assuntos distintos, mas como o momento é de extremismo e polarização, tudo acaba no mesmo balaio e vira uma questão de ótica: quem é conservador acha que tudo está bem, inclusive na Maçonaria. Quem é progressista, está espantado com tudo o que está acontecendo, sobretudo com o apoio incondicional de muitos conservadores ao governo. Eu fico espantado mesmo são com os reacionários, os luditas do pensamento. A alternância do poder, mais do que recomendada, é necessária para o fortalecimento da democracia. Um mesmo grupo não pode ficar eternamente no poder. Embora eu seja radicalmente contra a extrema-direita, se foi eleita pelo voto popular, foi dentro do processo democrático, isso deve ser respeitado. Buscar qualquer filigrana para apear do poder rompe as grades da democracia. Sim, eu sei que isso foi usado contra o governo que esteve no poder por 14 anos. Mas o impedimento é a exceção, não deve ser usado em qualquer circunstância.
Voltando a Maçonaria, por ser uma instituição composta de muitos idosos (IIr.’. com mais de 60 anos), é inevitável que haja o conservadorismo, embora na maioria dos momentos da História em que a ordem esteve umbilicalmente envolvida, foi progressista. Como tenho pouco tempo de iniciado, ainda não sei como se deu esse paradoxo. Mas tenho que embora regida por cânones imutáveis, nada impede o pensamento liberal. Não me refiro ao liberalismo econômico, mas da liberdade de pensamento e ação.
E, por fim, acho que a revolução em curso no mundo está atingindo todos os setores da sociedade, não ficaríamos de fora, não é mesmo? Se não estamos preparados econômica e politicamente, imagina conciliar isso com a Ordem.
CurtirCurtir
Brother Batalha,
Maçonaria e Política não são assuntos distintos. A Maçonaria foi inventada dentro de um quadro político em 1717, para uma ação política visando congregar apoio ao pretendente protestante ao trono da Inglaterra.
Mas, em sua ponderada e inteligente colocação, tenho algum reparo a fazer. Quando dizes: “se foi eleita pelo voto popular, foi dentro do processo democrático, isso deve ser respeitado.” Acreditas mesmo que o processo foi democrático? Um juiz tendencioso impede que um concorrente dispute a eleição, condenando-o sem provas?
Sorry, but Isso se chama golpe de estado indireto.
Quanto à sua análise do asilo oops! da Maçonaria, eu penso que esses maçons “experientes” deveriam ser pedras mais polidas (sob pena de comprometer o processo pedagógico maçônico), depois de tantos anos na Ordem, não? Eu mesmo já virei os 70 e há mais três irmãos em minha loja na mesma faixa etária e nem por isso concordam com a ideologia de extrema direita do atual governo.
E não considero conservadorismo um defeito em si. Considero o apoio a um governo com essa escala de valores que testemunhamos uma atitude antimaçônica.
CurtirCurtir
Senhores
Sinto-me envergonhado com os comentários, maldosos, tendenciosos e completamente errados, sobre o atual governo.
A verdade tem que ser dita, vista, e divulgada como ela é verdadeiramente .
Após se ajustarem, governo e ministros que assumiram um Pais quebrado E endividado a economia saiu de sua estagnação.
Após aprovar a reforma previdenciária, acelera agora o novo governo, a reforma tributária.
A inflação 2019 ficou 3,78%
A taxa de juros caiu de 11,5% para 4,5% ao ano
A taxa de desemprego caiu para 11,9% ( continua alta)
A construção civil teve o seu melhor desempenho desde 2014, crescendo 4,4% ante o resultado de 2018
Os novos empregos com carteira assinada beirou Um milhão ‘
O crescimento do PIB está projetado para +2,0%. Aproximadamente.
O aparelhamento da maquina ideológica governamental está sendo desmontado.
Em momento algum vi, ouvi ou li comentários desrespeitosos conta a nossa sublime ordem.
Mas o grande ganho para todos os brasileiros é que ACABOU A ROUBALHEIRA.
Atenciosamente
Osvaldo Chain M.`. I .`.
CurtirCurtir
Ano de 2019 perdido por causa do governo de Bolsonaro???? Como quer que um país se recupere de anos de corrupção e roubalheira do PT ??? Tem certeza que vc é maçom ???
CurtirCurtir
Quase quarenta anos de casa, brother. Maçom consciente, independente, que não assiste Rede Globo nem lê o Estadão.
Maçom que consegue ver além da cortina de fumaça da mídia. Vamos esperar os levantamentos de índices sérios. Não as fake news publicadas pelos milicianos.
O governo do PT deixou um país relativamente equilibrado, com reservas cambiais de 380 bilhões. A roubalheira localizada na Petrobrás data de sua fundação. Todos, quero dizer TODOS os governos se aproveitaram dela, inclusive o queridinho FHC. E nenhum presidente gastou 41.000,00 reais POR DIA no cartão de crédito corporativo do Planalto. A operação batizada Lava Jato do pseudo juiz de curitiba não conseguiu provar a corrupção. Inventou acusações. Deu um prejuizo ao país de 150 bilhões, Quebrou a indústria de engenharia pesada (para favorecer os americanos). Nem deu bola para a corrupção do PSDB, do PMDB e dos outros partidos. Tunnel vision.
CurtirCurtir
Graças ao GADU que, como deu para perceber pelos comentários em seu blog, a maioria dos Maçons não pensam igual a você.
“Perceba o que esta a sua volta que o oculto lhe será revelado”
TFA
CurtirCurtir
Brother Oliveira,
O que seria do azul se todos gostassem do vermelho?
Estou horrorizado com os comentários. Jamais pensei que homens submetidos à iniciação, que juraram defender um conjunto de valores humanistas, possam se ombrear a uma quadrilha que está destruindo a Pátria…
CurtirCurtir
Ué, apagou meu comentário? Então, eu, mesmo sendo maçom, não tenho direito de expressar minha opinião? É assim que você defende os ideais maçônicos?
CurtirCurtir
Viu, brother? Vai logo tirando conclusões apressadas e erradas. Os comentários não são publicados imediatamente. Passam por moderação, para evitar baixarias. Tens um longo caminho à frente com sua pedra.
CurtirCurtir
Isso cá, está muito divertido. Escrevam mais, pq gosto de polémicas… elas exercitam nosso intelecto, ao mesmo tempo em que aprendemos a conhecer-nos uns aos outros. Bem Haja todos!
CurtirCurtir
“governo bolsonarista, apesar de todas as provas de sua nocividade”… Bom mesmo era o Governo do PT, roubando tudo o que podiam do Br… Além disso, assim como não se deve discutir política em Loja, não deveria ser assunto desse blog.
CurtirCurtir
Brother. Primeiro, o blog é particular. Meu blog. E eu discordo completamente da orientação da maçonaria conservadora , quer dizer, inglesa de que não se discute religião e política em loja. Minha loja adotou o Rito Moderno, um rito que respeita a liberdade do maçom e que pretende ser progressista (apesar de existirem lojas do RM tão conservadoras ou mais que lojas do REAA). Assim, eu publico tudo o que leio de interessante, principalmente sobre Maçonaria.
Em relação ao bolsonarismo, o ir.’. há de convir que o capitão é um boçal de extrema direita, cuja pregação vai contra TODOS os princípios maçônicos. E os dados de 2019 estão a indicar um desgoverno.
Quanto à questão da corrupção, o pseudo-juiz de curitiba fuçou, fuçou, fuçou (como um porco fuça no chiqueiro), e saiu-se com um prova cabal da inocência do Presidente Lula e da Presidente Dilma. E para fazer isso, quebrou o país. Quebrou o setor de engenharia pesada. Deu um prejuízo de mais de 150 bilhões ao país.
E pouco a pouco vai se desvendando o véu que cerca o capitão e seus milicianos no cenário do crime no Rio de Janeiro.
A história mostrará a verdade.
CurtirCurtir
Fico estarrecida com esses comentários a cerca do governo BOLSONARO. Onde está a nocividade ? Outra, Dilma foi um desastre total. Uma pessoa despreparada para dirigir ao país. Por que não vêem isso?
CurtirCurtir
Separemos a pessoa do cargo, talkey? A Dima foi um desastre porque cedeu ao PMDB (quem realmente estava governando) para garantir uma governabilidade que estava sendo sabotada pelos americanos desde sua eleição. Mas, pessoalmente, nada pode ser provado em relação à pessoa Dilma. Mas, convenhamos, esse milico de segunda categoria, terrorista expulso do exército, fascista preconceituoso está acabando com a educação e a saúde do país, para privilegiar o lucro dos 10% que detêm a propriedade.
Não sei qual é seu grau de educação, mas quem não valoriza saúde e educação do povo fica abaixo da humanidade.
CurtirCurtir
Depois que a história, que já se desenrola, mostrar a verdade eu espero ver o irmão divulgar aqui, humildemente, o seu ledo e tendencioso engano. Por isso torço e espero, pelo bem do país e não de uma opinião baseada na passionalidade. A propósito, e apesar de muitos bons artigos, suspendi minha assinatura. Agradeço e desejo bons trabalhos.
CurtirCurtir
Brother,
Quem perde é você, com sua intolerância. Tenha a certeza de que eu publicaria, como publiquei sua manifestação de opinião expressa no comentário anterior.
Sua pedra ainda tem muito a ser polida.
TAF
CurtirCurtir
Republicou isso em Blogue do Zé Filardo.
CurtirCurtir
Não consigo entender de onde o autor tirou essas conclusões, uma vez que todos os indicadores apontam para uma melhora significativa dos indicadores econômicos em todas as áreas. Parece-me que a maçonaria está mais politizada que antes, isso sim!!!
CurtirCurtir
Não sei onde você se informa, mas está realmente mal-informado. TODOS os índices regrediram, TODOS.
CurtirCurtir