J. Filardo M⸫M⸫

O tempo urge, as mudanças sociais e políticas acontecem em velocidade vertiginosa em nossos dias, e a Maçonaria continua marcando passo, sem sair do século XVIII.
Se buscarmos suas origens, descobriremos que ela nada mais é que uma corporação semelhante às corporações medievais e, consistentemente, com as atuais corporações conhecidas como sociedades anônimas. E entre as empresas é muito comum citar o exemplo do tubarão que se movimenta sem cessar, pois se parar de se mover, ele morre.
A imobilidade pode custar muito à Ordem e considerando a existência e qualidade de inúmeras ferramentas corporativas voltadas para o desenvolvimento em condições adversas de mercado, mister se faz que ela chame à ordem os seus membros para, juntos, colocar a capacidade de cada um a serviço da busca de um caminho que assegure a permanência da corporação.
Isso posto, preparamos esse post que representa as primeiras contribuições, às quais espera-se que se somem muitas outras.
Se quiser ir mais longe, clique em PROPOSTAS PARA UMA AÇÃO MAIS EFETIVA DA ORDEM
Prezado Irmão J. Filardo, sinto-me agradecido e honrado por ter despertado vossa atenção para o texto “Competências Individuais e a Maçonaria Pós-Moderna” publicado no Freemason (https://www.freemason.pt/).
Na realidade este texto faz parte de um projeto entregue, com a ajuda do então VM da Loja que frequento, ao Grão-Mestre e seu Adjunto em 2018, antes de suas posses (2019-2023).
Foi uma resposta ao pedido de sugestões às Lojas.
Escrevi na introdução: “É lógico que o racional seria esperar apenas uma lista de sugestões, simples e objetiva. No entanto, surge um trabalho de 67 páginas, quase um livro, que, alguns poderiam catalogar com adjetivos elogiosos e outros não tanto; mas não importa, pois, as palavras pensadas e faladas são rapidamente olvidadas e, por isto, foi decidido registrar as ideias e este registro foi feito; ao longo do tempo há tempo para tudo; se apenas uma das ideias aqui registradas despertarem algum interesse, já cumprimos nossa missão”.
Neste trabalho foram abordadas sugestões práticas para três áreas específicas: a) gestão por competências individuais (adaptada e publicada conforme acima e que mereceu vossa atenção); b) Plano Maçônico de Gestão de Riscos e Desastres (quase uma proposta de fundar um “Núcleo de Defesa Civil Maçônico”); c) Qualidade de Vida e Saúde (com foco interno e externo).
Quando possível, tentarei adaptar estes dois outros projetos em textos passíveis de propor suas publicações.
Como vossa sugestão, o tempo não pode ser um eliminador de ideias; pode servir apenas para melhorá-las.
Sempre acreditei que ideias são como filhos: somos os únicos que não direito de deixar de acreditar, sejam qual sejam as circunstâncias.
Acredito, como o Irmão disse na última frase de sua proposta, que sempre devemos estar presentes para ajudar; e ajudar significa ouvir para melhorar e discutir caminhos que possibilitem a implantação do que for possível implantar; neste caminho sempre haverá muitas conquistas.
Sei que a Maçonaria é, talvez para conforto de muitos, predominantemente Especulativa, tentando melhorar o homem para sua atuação na sociedade. A Missão da Loja Palmeira da Paz acordada por reuniões do grupo durante minha Venerabilidade (2003-2005) é: “Lapidar homens para que possam influenciar de modo justo a evolução social!”.
Mas acredito também que o humano é um ser eclético e só buscando a harmonização dos vários aspectos é que poderemos continuar a saga desta incrível e centenária instituição.
Sempre em pé e à ordem!
________________________________
De: Bibliot3ca FERNANDO PESSOA
Enviado: sexta-feira, 4 de março de 2022 15:01
Para: wakalile@hotmail.com
Assunto: [New post] Propostas de ação para o futuro da Maçonaria
zehfilardo posted: ” J. Filardo M⸫M⸫ Open for business… O tempo urge, as mudanças sociais e políticas acontecem em velocidade vertiginosa em nossos dias, e a Maçonaria continua marcando passo, sem sair do século XVIII. Se buscarmos suas origens, descobriremos que e”
CurtirCurtir
Meu Irmão Walter,
É uma enorme satisfação saber que tenho entre os leitores, um visionário como eu.
E é triste perceber que de 1986 até hoje, assistimos apenas a tímidos esforços das grandes lojas ou grandes orientes para despertar o cidadão que reside, ou deveria residir, dentro de cada maçom.
Vamos continuar em nosso esforço, naturalmente e espero seus textos ─ mesmo outros com assuntos diversos ─ para enriquecer ainda mais esse espaço na rede.
Um TFA
Filardo
CurtirCurtir
Prezado Irmão Filardo, terminei de escrever um texto “Museu da Árvore” (ou “É possível ter uma ação Operativa na Maçonaria Especulativa?”).
Diante da abertura que me proporcionou, gostaria de questionar a possibilidade de enviar-lhe para apreciação e análise de viabilidade de publicação, obviamente sem qualquer compromisso.
TFA
Walter
CurtirCurtir
Claro que sim Brother,
mande para revista.biliot3ca@gmail.com
CurtirCurtir
Prezado Irmão Filardo, estou aqui novamente. Anexo mais um texto; isto faz parte, junto com o anterior e outros, de um material extenso com sugestões de trabalhos entregues ao Grão-Mestre Estadual em 2018, um pouco antes de sua posse no ano seguinte; a parte do entusiasmo inicial, fatores como o próprio COVID (creio) ou mesmo o fato de que as ideias podem ser viagens complicadas, fizeram com que o entusiasmo citado se transformasse em absoluto silêncio; por isto, tento acordá-la divulgando-a, na tentativa de que alguém, em algum lugar possa achar interessante e aperfeiçoá-la. Assim, peço vossa avaliação; se considerar “muita viagem”, por favor delete! Mesmo! É natural que em nossas análises não encontremos guarida para pretensos lampejos cognitivos de outrens. Então, fique tranquilo. TFA Walter ________________________________ De: Bibliot3ca FERNANDO PESSOA Enviado: domingo, 27 de março de 2022 11:42 Para: wakalile@hotmail.com Assunto: [New comment] Propostas de ação para o futuro da Maçonaria
zehfilardo commented: “Claro que sim Brother, mande para revista.biliot3ca@gmail.com “
CurtirCurtir