Publicado em FREEMASON.PT
Por: Marcos A. P. Noronha

- Preâmbulo
- Introdução
- Loja de mesa
- Conclusão
- Bibliografia
Preâmbulo
Loja de Mesa ou de Banquete, conforme o próprio ritual do Grande Oriente do Brasil, é a sessão ritualística em que os maçons se confraternizam em torno de uma mesa de refeições. É comumente chamada de banquete ritualístico, embora José Castellani [1] considere que este termo é impróprio.
Os Maçons têm por tradição se reunirem muitas vezes após os trabalhos para realização de um ágape – termo que designa o repasto dos primitivos cristãos. A palavra “banquete” surgiu desse hábito, “pois ela deriva do italiano “banqueto”, que era o banquinho em que os primeiros cristãos se sentavam durante as ceias comunitárias nas catacumbas, onde se escondiam” [2].
A dinâmica da vida actual, principalmente nos grandes centros, tem levado muitas Lojas a não realizar os ágapes ao final dos trabalhos maçónicos. Contudo, algumas Lojas têm mantido a tradição da realização anual da Loja de Mesa, tradição que vem da Maçonaria de ofício, ou operativa, e dos primeiros Maçons aceitos, da moderna Maçonaria, coloquialmente conhecida, no meio maçónico, como Maçonaria especulativa [3].
Queres ir mais longe? Clica em LOJA DE MESA