J.Filardo
Bibliotecário

Em post anterior, presenteamos nossos leitores com o excelente livro organizado pelos professores Fredric M. Litto e Marcos Formiga reunindo o estado da arte em Educação à Distância em termos globais e sistêmicos.

Sentimos, entretanto, a necessidade de particularizar essa questão, trazendo-a para o nosso universo e encontramos essa pérola publicada pelos Irmãos Rubens Caldeira Monteiro e Kennyo Ismail que reúne as informações mais “quentes” sobre EaD aplicado à Maçonaria.

Espero que todos apreciem mais esse presente de Natal!

O Bibliotecário


Ensino Maçônico à Distância: Evolução e Desafios

Rubens Caldeira Monteiro

Kennyo Ismail

Como parte da tradição maçônica, o maçom é chamado a provar seus conhecimentos em diversas ocasiões, como aumento de salário (passar para o grau seguinte), admissão em outras ordens maçônicas ou assumir cargos e funções em Lojas. Além do aprendizado presencial, em Loja ou fora dela, vem crescendo no mundo maçônico a oferta de cursos de Ensino à Distância (EaD), visando maior flexibilidade de datas e horários aos participantes, mitigação de impacto com deslocamentos e redução de custos diversos, permitindo maior alcance com menor esforço. Os cursos à distância podem ser por correspondência, alguns já bastante tradicionais, ou virtuais, oferecendo ou não avaliações e certificação. A maçonaria brasileira vai ao encontro da maçonaria estadunidense e inglesa ao adotar mais amplamente o EaD como método de educação maçônica complementar e suplementar a seus membros, porém diverge quanto à sua duração, formalismo e organização. Além disso, é preciso definir se o objetivo é a formação de pós-graduados e pesquisadores em Maçonaria ou uma educação maçônica mais ampla para o maçom.

Se queres ir mais longe, clica em Ensino Maçônico à Distância: Evolução e Desafios


Obras maçônicas à venda.
Clique aqui