Brothers,

Muitos irmãos não conhecem a riqueza de expressões da maçonaria, mesmo depois de muitos anos de Ordem. Somos iniciados sem conhecer a natureza de cada rito, e quando nos tornamos capazes de fazer uma escolha informada, estamos muito envolvidos emocionalmente com a loja para nos decidirmos a trocar para um rito que seja uma expressão mais fiel de nossas tendências.

Sim, porque o rito se ajusta à personalidade de cada um, ou vice-versa. Um irmão religioso poderá se sentir limitado em uma loja do Rito Moderno, ao passo que um irmão agnóstico fica muito incomodado em uma loja do REAA, devido ao caráter fundamentalmente diferente da prática maçônica nos dois ritos.

Pessoalmente, estranho muito quando encontro irmãos que se filiam a duas lojas com ritos diferentes. Parece-me um caso de dupla personalidade, mas conversando com alguns deles, noto um aspecto cultural, de busca de informações, ou busca da melhor expressão, ou busca do rito ideal. É válido, não resta dúvida.

Assim, pesquisando, encontrei este excelente trabalho sobre RITO, aparentemente obra de um iluminado aprendiz de uma loja de Santa Catarina, que deveria ser distribuído como um KIT de candidato, antes que o mesmo entrasse para a Ordem.

https://bibliot3ca.wordpress.com/quais-sao-os-ritos-maconicos/

Uma boa leitura, e se quiserem o PDF, ao final do texto há um link que permite baixá-lo.