Quem diria… há vida inteligente na maçonaria americana. Já é surpreendente haver vida inteligente (politicamente falando) nos Coitados Unidos, mas vida inteligente na maçonaria americana é realmente um acontecimento.

Um excelente (e longo) trabalho do Brother Francis Bell da Pennsylvania nos brinda com uma visao muito clara e esclarecedora de alguns aspectos cruciais da ordem maçônica.

Primeiro, ele contesta a visão dogmática da maçonaria regular inglesa, centrada na autoridade da Quatuor Coronati, segundo a qual a maçonaria se originou da evolução da Operativa com a agregação de lojas maçonicas existentes na inglaterra sob uma Grande Loja.

Lembrei-me da posição do farol de escuridão conhecido como santa madre igreja: a religião católica começa com cristo. Não interessa se ela é apenas o Mithraismo requentado. O dogma é estabelecido.

O mesmo acontece na Maçonaria.

Mas, ele mostra raízes muito mais profundas para uma evolução, esta sim, centrada em história e filosofia.

Segundo, ele mostra uma organização que nasce da revolução, introduz conceitos revolucionários em seu tempo, inspira seus membros a participar de revoluções e da mudança e que finalmente desemboca em uma organização conservadora e paralisada.

Se tiverem paciência, uma boa leitura….

https://bibliot3ca.wordpress.com/verdadeiros-crentes-maconaria-pensamento-revolucionario-e-a-ascensao-de-simon-bolivar/