Considerando que uma das disciplinas incentivadas em loja é a Retórica e que se espera do Maçom um comportamento de cavalheiro em sociedade, nada mais oportuno que essas regras pregadas pelos ingleses aos jovens de 1875.

Bom proveito. Divulguem amplamente a todos os seus contatos e redes.

Feliz Ano Novo a todos…

 

1. Ainda que convencido de que seu oponente está errado, renda-se graciosamente, evite seguir com a discussão, ou deliberadamente mude de assunto, mas não defenda obstinadamente sua opinião até ficar irritado… Há muitos que, expressando opinião como se fossem leis, defendem posições com frases do tipo “Se eu fosse presidente, ou governador, iria…”, — e embora pelo calor do argumento só comprovem que são incapazes de governar o próprio temperamento, seguirão tentando persuadi-lo de que são perfeitamente competentes para liderar a nação.

2. Mantenha, se puder, uma opinião política fixa. Não a exponha em todas as ocasiões e, acima de tudo, não se proponha a forçar os outros a concordar com você. Ouça calmamente as ideias deles e, se não puder concordar, discorde polidamente e consiga que seu oponente, porquanto considere suas opiniões erradas, se veja obrigado a reconhecer que você é um cavalheiro.

O texto completo está em https://bibliot3ca.wordpress.com/37-regras-de-conversacao-para-cavalheiros-de-1875-e-hoje/