Tradução José Filardo
Por Dominic Selwood
1 MAIO 2017 • 12:17
Ingolstadt, na Baviera foi o lar de Adam Weishaupt
Adam Weishaupt nasceu em Ingolstadt, Baviera . Ele ficou órfão muito jovem e foi educado por jesuítas, antes de assumir um cargo em 1772 como professor de Direito Natural e Canônico na Universidade de Ingolstadt. Ele foi o primeiro não-sacerdote a ocupar o cargo e suas simpatias racionalistas logo o colocaram em conflito com a universidade.
Para Weishaupt, a influência dominante da monarquia bávara e da Igreja era sufocante e incompatível com os ideais iluministas de livre pensamento e da razão então na moda. Para conhecer e compartilhar ideias com pensadores de mentalidade igual à dele, portanto, resolveu formar uma sociedade baseada na liberdade e virtude moral na busca da felicidade racional. Embora indesejável aos olhos de estadistas e religiosos do período, tais fraternidades e sociedades secretas eram comuns no século XVIII. Dessa forma, em 1º de maio de 1776, em uma floresta perto de Ingolstadt, Weishaupt se reuniu com quatro outros para fundar a Ordem dos Perfeitabilistas, agora mais comumente conhecida como os Illuminati.


Se as pessoas deixassem de lado os absurdos que são escritos na internet, fruto de pura desinformação ou ignorância, sobre Adam Weishaupt e os Iluminados da Baviera e soubessem os seus reais valores e intensões, acredito que o mundo seria bastante diferente. Weishaupt tinha uma mente muito evoluída para a sua época.
CurtirCurtir