J.Filardo
Nesse sábado, 15 de setembro de 2018, o Grande Oriente de São Paulo – GOSP, associação de lojas maçônicas do estado convocou uma assembleia de seus membros para votar sua desvinculação do Grande Oriente do Brasil – GOB.
Até aquela data, o GOSP era o braço paulista do GOB, com 803 lojas distribuídas pelos municípios do estado.
Devido a divergências graves relacionadas com problemas políticos da potência nacional, o GOSP decidiu se desvincular e prosseguir seu caminho como potência independente.
Para o GOSP, essa foi uma decisão extremamente importante, pois implica na perda automática do reconhecimento internacional da Grande Loja da Inglaterra, mas, por outro lado propiciou uma aliança extremamente positiva para a Maçonaria Paulista, que foi a união do GOSP através de reconhecimento e direito de intervisitação com o Grande Oriente Paulista, originário de uma cisão do GOB em 1973 e com a GLMESP – Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, originária de uma cisão do GOB na década de 1920. O GOSP passa a integrar a COMAB, um órgão que reúne diversas potências maçônicas brasileiras independentes.
As informações que temos, ainda muito incompletas são de que cerca de 367 lojas se fizeram representar na Assembleia, ou seja, 45% dos associados.
Dessas, 306 lojas votaram a favor da desvinculação, ou seja 83% dos associados presentes, ou seja, maioria absoluta.
O GOSP entra agora em uma fase de consolidação. Muitas das lojas que não enviaram representantes, o fizeram seja porque não houve condição de enviar, ou porque ainda não se decidiram se ficam com o GOSP ou se ficam com o GOB-SP, ou se transferem sua filiação para a GLMESP, por exemplo.
A expectativa é de que pelo menos 600 das 803 lojas fiquem no GOSP.
Os tratados com as organizações irmãs, os Supremos Conselhos de Ritos estão sendo renovados, e já estariam costurados com o SC Adonhiranmita e o SCRM-Supremo Conselho do Rito Moderno e em andamento com o Supremo Conselho do Rito Escocês.
É o que temos por hora.
Estamos vendo o caos futuros para irmãos que continham o reconhecimento maçonico. A GLESP, GOP e GOB SP não farão reconhecer os irmãos da GOSP, sabemos os motivos que levaram a todos nesta linha. O que me deixa chateado é a arrogância e a vaidade sobrepor os princípios da ordem. Seremos obrigados a deixar de reconhecer por COMPLETO vários irmãos, por motivos políticos! realmente extrapola todos os ensinamentos! rezemos por uma paz!!!!!
CurtirCurtir
Meus Irmãos, nada é coincidência e nada acontece sem ter um efeito por isso acredito que em tudo existe uma sincronicidade do Universo, regido pelo GADU. Acredito que essa é a hora para termos uma única Potência Maçônica, sob um único direcionamento. Essa é a hora de buscarmos a unidade e não mais uma unidade. Juntemos as Grandes Lojas Estaduais, As independentes e aquelas Lojas que estão em desacordo com o GOB e formemos uma só Potência e busquemos a união Maçônica.
CurtirCurtir
Não sou maçom, porém, admiro-os!
Admiro os verdadeiros guardiões da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
O GOB pertence àqueles que não enseja o progresso dentro da Ordem dos senhores ou, até mesmo, não enseja a ordem e o progresso à nossa nação brasileira. Por isso, faça-se mister a desvinculação.
Desejo ver general Mourão longe da Magna Ordem, e desejo ver a Maçonaria dizendo Fora de nossas Lojas! ao candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro.
Um grande passo dado em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
Att. J. Roberto
Obter o Outlook para iOS ________________________________
CurtirCurtir
Ou um grande passo para o desordem.
CurtirCurtir
Atitude acertada, pois infelizmente o GOB esta se transformando em uma ditadura, sendo que um dos grandes deveres de um maçom é justamente o combate ao despotismo e a tirania! Sucesso aos amados IIr.: do GOP/GOSP
CurtirCurtir
Recentemente ocorreu a mesma coisa aqui no meu estado, Pernambuco, a maioria das lojas se posisionou ao Gob, no meu parco entendimento, lamento grandemente estas cisões, poder, poder, mas que poder? Um poder abstrato e passageiro como todos nós.Como bem lembrou o Ir Djalma em seu comentário,vaidades..ô vaidade sem fim.Teremos que renunciar e se afastar de lojas e irmãos? Está correto isso? Lastimável toda essa balbúrdia por tão pouco.S F U.
CurtirCurtir
Quando recebemos a noticia ficamos com a dúvida do porque !
Acredito que existem homens livres e de bom costume.
A Tolerância não se fez presente. Cabe a nós respeitar e estar a Ordem.
A Maçonaria é perfeita, porem existe homens que fazem parte Dela.
Continuemos sempre unidos , elevando a virtude e combatendo os vícios.
CurtirCurtir
SERIA POR CAUSA DO ADORMECIDO NO PLANALTO..PROTEGIDO PIEDOSAMENTE?.
CurtirCurtir
É com pesar que vivemos essa situação. A maçonaria com isso, deixa claro o seu surgimento político em detrimento às práticas da arte real. De certa maneira, me causa asco ao ver uma disputa política, claramente podre, junto aos casos de academias maçônicas com a finalidade de arrecadar valores. SEJAMOS MAÇONS DO INÍCIO AO FIM,AFINAL O QUE A VIRTUDE UNIU A MORTE NÃO SEPARA.
CurtirCurtir
Vaidade das vaidades, tudo é vaidade; E esse principio de cisão está calcado na vaidade de muitos, ou não? Ao que parece muitos irmãos olvidam a meta principal da maçonaria, qual seja: UNIÃO
sou djalma romagnani – MI; GRAU 33 – CIM 140093 – LOJA PERPETUO SEGREDO 2180
CurtirCurtir
Permita-me assinar embaixo o seu comentário? Justo e Perfeito. “Vanitas vanitatum et omnia Vanitas” .
CurtirCurtir
Republicou isso em LIBR3RIA.
CurtirCurtir