Tradução J. Filardo
H.L. HAYWOOD

De todos os capítulos dessa longa e variada história de nossa Arte, nenhum é mais interessante ou mais importante do que aquele que conta como um competidor cresceu com a Primeira Grande Loja (descrita no capítulo anterior), como ambas se tornaram rivais, e como elas finalmente vieram a se reconciliar. Assim, os leitores podem aprender como certas mudanças ocorreram na Ordem, mudanças que ainda os confundem e também, em certa medida, a razão pela qual as cerimônias maçônicas na América diferem daquelas praticadas na Inglaterra e também entre diferentes estados americanos. Por conta do espaço, apenas um rápido resumo de muitos eventos pode ser tentado aqui; quem estiver à procura de mais detalhes deve consultar os livros listados na bibliografia e, em particular, Masonic Facts and Fictions de Henry Sadler, o clássico nessa área.
I. AS CAUSAS QUE CONDUZIRAM À DISPUTA
Não é possível, absolutamente, desenvolver uma história conectada e detalhada de todas as causas que levaram à formação de uma nova Grande Loja e, pelas mesmas razões, é impossível apontar para um determinado ano ou um determinado lugar e dizer: aqui é onde tudo começou. Tudo aconteceu gradualmente e a partir de muitas forças em operação.
Um dos principais resultados da fundação da primeira Grande Loja estabelecida em Londres em 1717 foi que a Maçonaria Especulativa suprimira completamente a Maçonaria Operativa. Essa mudança radical na natureza íntima da Arte não poderia deixar de despertar oposição. Supõe-se, por exemplo, que as dificuldades por que passou Anthony Sayer após ter sido o primeiro Grão-Mestre, podem ter sido devidas à sua aversão ao novo regime, vez que ele era um antigo Maçom Operativo. Agora é impossível determinar quantos problemas a grande mudança causou, ou quanto tempo durou, mas parece óbvio que o ressentimento contra a nova ordem das coisas perdurou por muito tempo em algumas áreas, e que lojas inteiras se recusaram por muitos anos a consentir em tal abandono dos usos antigos.
Continuar a ler em O Grande Cisma da Maçonaria – Os Antigos e Modernos
Por favor mudar o e-mail para: acnascimento704@gmail.com
Obrigado
CurtirCurtir
Sempre tendo em vista a maior influência mundial das diversas Maçonarias, o domínio do maior Império. Não esquecer os 22 (ou 23 ‘) distritos ligados à Inglaterra com a comonwealth. Universalidade da Maç.: só se fôr a minha!!!
CurtirCurtir
Republicou isso em PELOTAS OCCULTA.
CurtirCurtir