J. Filardo M.’. I.’.

O Zodíaco está presente na maior parte das Lojas maçônicas, aquele espaço físico em que os maçons se reúnem e que muitos chamam de Templo, apesar da natureza laica da Ordem Maçônica.

E grande parte, provavelmente a maior parte dos maçons contemporâneos ignora seu significado devido à falta de textos interpretativos da simbologia contida nesses signos.

Navegando pela imensa massa de informações da Internet, encontrei essa fina peça de arquitetura que mostra as obras de arte do pintor e rosacruz, que descreve sua própria obra como “surrealismo baseado em estudos de psicologia, religião, referências bíblicas, astrologia, antiguidade, magia, feitiçaria, mitologia e ocultismo”.

Ele não afirma, mas também inclui elementos intimamente ligados à cabala, ao hermeticismo e à alquimia, que por sua vez são elementos essenciais da prática maçônica.

Entre seus quadros, os dois que mais nos chamam a atenção são Gêmeos (incluído acima do texto) e Libra

em que o parentesco se mostra mais evidente.

Nos outros, os elementos de ligação com a loja maçônica são mais sutis e difíceis de interpretar.

Mas, esse é o grande desafio do Aprendiz, dos Companheiro e do Mestre, na busca incessante da verdade e no progresso subindo os sete degraus que o conduzirão ao Aun Soft.

Leia e desfrute essa lição maravilhosa do Frater Johfra Bosschart e tente afastar o véu…

Continua em O ZODÍACO SURREALISTA DE JOHFRA