J.Filardo  M∴ I∴

Meu caro,

Sua manifestação é excelente, mas exigiria centenas de páginas para dirimir suas dúvidas.

Primeiro, vou presumir que você não é maçom. E o que é muito bom é que suas dúvidas espelham a grande confusão na visão da Maçonaria pela sociedade.

Segundo, é preciso dizer que a Maçonaria, apesar das aparências em contrário, não é um clube gastronômico. 😊

…….

Os pedreiros dessa época conceberam um sistema de sinais para comunicação sem palavras, palavras que indicavam que eles eram pedreiros autênticos e apertos de mão especiais. Dessa forma o mestre da obra tinha a garantia de que o pedreiro era bom, pois para conhecer aqueles sinais, apertos de mão e palavras, ele precisaria ter estado com um mesmo grupo por pelo menos 20 anos. O pedreiro que pertencia à confraria sabia que podia contar com a ajuda de seus “irmãos” quando precisasse e esta era uma obrigação assumida ao ingressar na confraria.

……..

Em 1290, o rei Edward I da Inglaterra expulsou os judeus, que já vinham sofrendo perseguições desde o século XI. Todos sabemos que por serem proibidos de praticar a usura, os católicos medievais delegaram aos judeus a função de financistas que emprestavam dinheiro a juros. Os judeus emprestavam muito ao rei e aos lordes ingleses. As dívidas se acumulavam e não havia melhor solução para cancelar os débitos do que cancelar os credores.

Quer ler o texto completo?

Clique no link abaixo

Dúvidas sobre Maçonaria