J.Filardo M M

Muito se fala sobre o segredo dos maçons, e a maioria das pessoas acredita que o maçom recebe o segredo ao pé do ouvido, no escurinho da loja e que esse segredo abre todas as portas para o maçom e lhe dá acesso a riquezas e poder.
Nada mais equivocado, entre os muitos equívocos e lendas que cercam a Maçonaria moderna. Muitos maçons passam toda a vida em lojas, sem chegar a conhecer o segredo, ou vivendo e conhecendo esse famoso segredo apenas parcialmente.
E por que isso acontece? Porque cada vez menos maçons dedicam-se ao estudo sistemático e constante dos fundamentos da maçonaria simbólica, contentando-se em estudar apenas o limitado material publicado em forma de rituais e catecismos de seu rito, sem jamais mergulhar mais profundamente nas origens e sua instituição.
Navegando pela rede, encontrei um excelente texto, muito didático sobre esse fundamento da Maçonaria conhecido como Árvore Sefirótica, ou Árvore da Vida que abrirá uma avenida de conhecimentos essenciais para aqueles interessados no segredo maçônico.
Dentro da Maçonaria existem interessados em que esse estudo somente seja conduzido nos chamados Altos Graus de cada rito, relegando os Mestres Maçons ─ grau que dá ao maçom a integralidade dos direitos e deveres dentro da ordem ─ que não prosseguirem, galgando os degraus dos Altos Graus, ao virtual desconhecimento do segredo maçônico.
Este é o meu caso, visto que não me senti habilitado a prosseguir, visto que após minha iniciação e no decorrer de minha trajetória, minha fé que já era pouca em um ser supremo esmaeceu pouco a pouco, terminando por desaparecer diante da realidade dura da vida. Permaneci e continuo buscando um sentido, mas constato que essa fé acaba sendo efetivamente essencial, conforme é exigido para o ingresso na Maçonaria.
Leiam o texto, com sua vivência maçônica em mente para descortinar traços e pistas do segredo sob o véu do tempo.
Se quiser ir mais longe, clique em KABBALAH RECREATA
Muito bom 👍
CurtirCurtir