J. Filardo – Bibliotecário
É curioso como temos a impressão de que certas coisas somente acontecem hoje. E descobrimos que mais de um século atrás, Mackey já abordava magistralmente a questão do maçom inculto, que não lê.
O Ir∴ António Jorge, competente editor do blogue FREEMASON.PT nos presenteia com esse texto de grande importância em nossas vidas maçônicas, que deverá, ou pelo menos deveria colocar cada leitor em uma situação de autocrítica diante dessa importante realidade.
Mais preocupante é, contudo, que a realidade dos novos tempos de Internet conduz a um agravamento da questão da leitura de livros e consequente “emburrecimento” da população em geral e dos maçons em particular. E a esses Mackey dedica seu brilhante texto.
Aproveitem a leitura.
Maçons que leem e maçons que não leem
Publicado em FREEMASON.PT
Por Albert G. Mackey

Suponho que há homens de qualquer classe a quem se pode imputar a ignorância da sua própria profissão. Não existe um relojoeiro que não saiba alguma coisa sobre os elementos da relojoaria, nem um ferreiro que não conheça as propriedades do ferro em brasa. Subindo para os níveis mais elevados da ciência, ficaríamos muito espantados se encontrássemos um advogado que ignorasse os elementos da jurisprudência, ou um médico que nunca tivesse lido um tratado de patologia, ou um clérigo que não soubesse nada de teologia. No entanto, nada é mais comum do que encontrar Maçons que estão em total escuridão quanto a tudo o que se relaciona com a Maçonaria. Ignoram a sua história – não sabem se é uma produção dos nossos dias, ou se a sua origem remonta a eras remotas. Não têm qualquer compreensão acerca do significado esotérico dos seus símbolos ou das suas cerimónias, e dificilmente se sentem à vontade com os seus modos de reconhecimento. E, no entanto, nada é mais comum do que encontrar tais diletantes na posse de altos graus e, às vezes, honrados com altos cargos na Ordem, presentes nas reuniões de lojas e capítulos, interferindo nos procedimentos, tomando parte activa em todas as discussões e mantendo…
Se queres ir mais longe, clica no título abaixo:
Maçons que leem e maçons que não leem
Obras maçônicas à venda.
Clique aqui